A data de hoje marca o centenário de nascimento da consagrada escritora Clarice Lispector, nascida na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920, naturalizou-se brasileira e foi reconhecida como uma das principais autoras do nosso país.

Clarice Lispector escreveu diversos romances, poesias e contos, entre as mais famosas podemos citar A hora da estrela, Felicidade Clandestina e A paixão segundo G.H. Além de escritora, ela também atuou como jornalista.

Nascida em Chechelnyk na Ucrânia e com nome de Chaya Pinkhasovna Lispector, a escritora chegou ao Brasil ainda criança em 1922. Sua família fugia da perseguição aos judeus depois da Revolução Russa de 1917. Primeiro se estabeleceram em Maceió, mas em 1924 mudaram para Recife e depois para o Rio de Janeiro, em 1935, onde ficaram definitivamente.

Clarice Lispector foi casada com um diplomata brasileiro e morou fora do país de 1944 a 1959 (Itália, Suíça, Inglaterra e Estados Unidos), quando se separou e retornou ao Brasil, onde viveu até sua morte, em 9 de dezembro de 1977, um dia antes do seu aniversário de 57 anos, por complicações de um câncer no ovário.

Os textos da autora costumam aparecer em questões de literatura, seja em vestibulares, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e até mesmo em concursos públicos.

Clarice Lispector e as citações na internet

Veja os comentários do Prof. Guilherme Shibata sobre “Felicidade Clandestina” e a relação dos escritos de Clarice Lispector com o termo HOAX. Ele explica que essa palavra é usada para nomear uma citação de autoria falsa. Na internet, diversas frases são atribuídas à autora de forma bastante equivocada. Assista:

“Restos de Carnaval” de Clarice Lispector

Neste outro vídeo o Prof. Guilherme Shibata comenta sobre o conto Restos de Carnaval, uma lembrança nostálgica e conflituosa de um determinado carnaval na infância da autora. Enquanto ela criança observava a efervescência dos dias de folia nas ruas da cidade de Pernambuco, em casa o estado de saúde de sua mãe se agravava cada vez mais. Assista:

Clarice Lispector no cinema

O livro A Hora da Estrela foi lançado em 1977 e adaptado em 1985 para o cinema. O texto narra a história da nordestina Macabéa, moça pobre e ignorante que vem morar no Rio de Janeiro com o intuito de “melhorar de vida”.

Questões de prova sobre Clarice Lispector

Conforme comentamos anteriormente, os textos da autora costumam aparecer em diferentes provas. Confira abaixo algumas questões que separamos das últimas edições do ENEM:

Questão do ENEM 2018

A obra de Clarice Lispector alcança forte expressividade em razão de determinadas soluções narrativas. No fragmento, o processo que leva a essa expressividade fundamenta-se no

a) desencontro estabelecido no diálogo do par amoroso.
b) exercício de análise filosófica conduzido pelo narrador.
c) registro do processo de autoconhecimento da personagem.
d) discurso fragmentado como reflexo de traumas psicológicos.
e) afastamento da voz narrativa em relação aos dramas existenciais.

Clique aqui para responder!

Questão do ENEM 2016

O hoax, como é chamado qualquer boato ou farsa na internet, pode espalhar vírus entre os seus contatos. Falsos sorteios de celulares ou frases que Clarice Lispector nunca disse são exemplos de hoax. Trata-se de boatos recebidos por e-mail ou compartilhados em redes sociais. Em geral, são mensagens dramáticas ou alarmantes que acompanham imagens chocantes, falam de crianças doentes ou avisam sobre falsos vírus. O objetivo de quem cria esse tipo de mensagem pode ser apenas se divertir com a brincadeira (de mau gosto), prejudicar a imagem de uma empresa ou espalhar uma ideologia política. Se o hoax for do tipo phishing (derivado de fishing pescaria, em inglês) o problema pode ser mais grave: o usuário que clicar pode ter seus dados pessoais ou bancários roubados por golpistas. Por isso é tão importante ficar atento.

VIMERCATE, N. Disponível em: www.techtudo.com.br. Acesso em: 1 maio 2013 (adaptado).

Ao discorrer sobre os hoaxes, o texto sugere ao leitor, como estratégia para evitar essa ameaça,

a) recusar convites de jogos e brincadeiras feitos pela internet.
b) analisar a linguagem utilizada nas mensagens recebidas.
c) classificar os contatos presentes em suas redes sociais.
d) utilizar programas que identifiquem falsos vírus
e) desprezar mensagens que causem comoção.

Clique aqui para responder!

ENEM 2020/2021

O ENEM é a sua chance de ingressar em uma universidade para iniciar a carreira dos seus sonhos. A sua caminhada começa hoje mesmo! E pela primeira vez o Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em duas versões diferentes: a prova regular e a versão digital.

A estrutura do exame não foi alterada e será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante poderia selecionar uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Anteriormente, a prova tradicional estava prevista para os dias 1º e 8 de novembro de 2020 e a versão digital seria nos dias 22 e 29 de novembro. Porém, as provas serão em janeiro e fevereiro de 2021, nas seguintes datas:

  • Aplicação do Enem impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021
  • Aplicação do Enem digital: 31 de janeiro e 7 fevereiro
  • Reaplicação do exame: 24 e 25 de fevereiro
  • Resultados: a partir de 29 de março

Músicas que podem ajudar no ENEM

Você sabia que as playlists musicais podem ser grandes aliadas na hora de se concentrar para estudar e também nos momentos em que você precisa movimentar o corpo no intervalo entre sessões de estudo?

Pensando nisso, montamos algumas “Playlists do Aprova” para ajudar seja no aumento da motivação, sensação de bem estar, bom humor, criatividade, autoestima e combate ao estresse.

Especialmente para o ENEM, montamos uma seleção especial de músicas que já apareceram em edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio. Ouça:

Estude com o Aprova para o ENEM

Como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado no ENEM dividido em videoaulas de apenas 30 minutos. Assim, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação. Cada preparatório é específico, clique aqui e confira nossos cursos!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *