Olá, concurseiros e concurseiras de plantão,
Meu post de hoje é para responder a uma dúvida do aluno Francisco, mas certamente será útil para todos vocês, para que não caiam em possível “pegadinha ortográfica”.
Como sabemos, as questões de ortografia verificam o conhecimento do candidato com relação à escrita correta de palavras e expressões da nossa língua portuguesa. Porém, algumas vezes, um vocábulo que parece estar grafado (escrito) de maneira incorreta, pode se aplicar perfeitamente em um contexto específico.
É o o ocorre, por exemplo, com a palavra “cervo”. Sim, essa grafia existe e é totalmente correta dentro dos padrões da norma culta, entretanto, de fato, não pode ser usada para se referir a uma pessoa que é ou foi serviçal, escravo, cativo.
Dessa forma, observem o sentido das palavras “servo” e “cervo”:
– servo: escravo, cativo, criado serviçal. Termo muito usado na sociedade feudal para se referir a alguém que prestava serviços a um senhor sem ser escravo. Atualmente, é usado também no contexto religioso.
Ex.: “Sou teu servo, Senhor.”
– cervo: mamífero ruminante da família dos cervídeos (cervos, veados, renas…), das regiões pantanosas do Brasil, Bolívia e Paraguai. Os machos dessa espécie têm chifres galhudos com até 0,50m de comprimento.
Diana, a deusa caçadora, foi, muitas vezes, representada ao lado da imagem de um cervo.
Quaisquer outras sugestões para o nosso “Não Confunda” serão bem-vindas. Participem!!!!
Abraços,
Professora Ludmila Crusoé
Comente
Para pronunciar corretamente a palavra Cervo (animal). O som é fechado?
É muito bom, poder contar com vocês da Aprova concursos…
Vocês tiraram uma dúvida ortográfica…
Aprender é muito importante.
Nos fazem sermos pessoas sábias.
Bom é isso.
Meu forte abraço para todos.
Sou o Christian Alves de Recife- Pé.
Olá, Christian!
Como vai?
Poxa, que legal receber essa sua mensagem! Ficamos extremamente felizes em saber que conseguimos ajudar de alguma forma. Nosso principal objetivo é esse, levar conhecimento a todos.
Conte sempre conosco!
Grande abraço!