Certificação Scrum e Scrum Master é a mesma coisa?

Atualizado em 19/02/2021 às 13:25

Se você busca por uma certificação profissional e quer saber mais sobre a Certificação Scrum, veio ao lugar certo!

Aqui você vai encontrar todas as informações necessárias sobre ela e qual a diferença entre Scrum e Scrum Master. Então, já adiantamos que não é a mesma coisa.

Mas, vamos explicar do que se trata cada uma. Confira:

O que é a Certificação Scrum?

Para começar, podemos dizer que a certificação Scrum é o atestado de que os gestores de projetos têm conhecimento a respeito de determinada metodologia.

Essa certificação foi criada por Jeff Sutherland e Ken Schwaber, com o objetivo de fazer da gestão algo mais ágil, uma vez que nela estão inseridos uma série de princípios, conceitos e práticas que visam a agilidade nos processos da Tecnologia da Informação.

Esse certificado, que é emitido por uma instituição internacionalmente reconhecida e que requer a aprovação em um exame específico para ser obtido, tem muita importância para aqueles que atuam na área de TI, já que as chances de alcançar melhores oportunidades no mercado de trabalho aumentam consideravelmente, uma vez que a grande maioria das empresas o colocam como pré-requisito ao oferecerem essas vagas.

Vale lembrar que as habilidades adquiridas ao obter um ou mais certificado Scrum não ficam restritas apenas ao Brasil. Ele, ou eles, têm padronização internacional, ou seja, caso você queira concorrer a uma vaga na área de TI no exterior, também poderá ter boa vantagem ao possuí-lo.

Funções da Certificação Scrum

Por fim, precisamos falar sobre quais são as funções da Certificação Scrum. Então, confira:

  1. Product Owner: responsável por representar o interesse do cliente para o produto que está sendo desenvolvido;
  2. Equipe: estes são os responsáveis por realizar o desenvolvimento do produto;
  3. Scrum Master: nesta função, o profissional faz o direcionamento e facilita a realização de tarefas tanto pelo Product Owner quanto pela equipe. Portanto, podemos dizer que este é um papel mais difícil de exercer e que exige certas competências para se ter sucesso dentro da área de tecnologia da informação (TI).

E portanto, já respondemos a questão chave desse texto e podemos concluir que a Certificação Scrum e Scrum Master não são a mesma coisa. Mas calma! Vamos falar mais sobre Scrum Master a seguir, para acabar com todas as dúvidas.

 Scrum Master

Então podemos definir o Scrum Master como o líder do Scrum Team, porém, não tendo a responsabilidade de gerenciar o projeto. O trabalho dessa importante peça na metodologia ágil é mais atuar como um incentivador, podemos também utilizar uma palavra que está em alta no mercado, coach.

Por ser um mestre no Scrum, assim como o nome da função deixa claro, ele tem todo o conhecimento de técnicas, sabendo exatamente como empregá-las e, consequentemente, garantindo que a equipe conseguirá trabalhar da melhor forma e obter os melhores resultados.

Então, como todo bom líder, a preocupação maior do Scrum Master é manter a equipe motivada, disposta e focada, certificando-se que tenham, de fato, tudo o que é necessário para desenvolver o produto com sucesso. Para isso ele regula o trabalho, evita que os membros da equipe atuem além do seu limite, impede que problemas cheguem até seu time de modo a prejudicar o desempenho, entre outras funções.

Cabe ainda ao Scrum Master a organização e mediação das chamadas daily scrums, ou seja, reuniões diárias com a equipe, onde podem discutir o andamento do projeto, verificar se há algo que precisa ser melhorado, se há alguma eventualidade que precisa ser resolvida, podendo assim solucionar e garantir o bom andamento da produção.

Então, podemos concluir que o Scrum Master é um papel de extrema importância dentro das empresas, mas se trata de um cargo, e não uma certificação.

Como escolher uma Certificação Scrum?

Então, agora que entendemos a diferença entre a Certificação Scrum e Scrum Master, vamos falar sobre os tipos de certificação que você pode conquistar, dessa forma, ficará mais fácil escolher a que mais adequada às suas necessidades.

PSM I PELA SCRUM.ORG

A sigla significa Professional Scrum Master I, e é o primeiro nível de certificações concedidas pela Scrum.org – instituição que é apoiada pelos idealizadores Ken Schwaber e Jeff Sutherland.

Esse exame verifica se o candidato consegue interpretar o Guia Scrum para aplicação no dia a dia, bem como se ele tem as competências esperadas para obter o certificado Scrum. É preciso acertar pelo menos 68 questões de um total de 80. A taxa custa U$150.

PSM II PELA SCRUM.ORG

Esse é o segundo nível da certificação PSM, voltado para quem já conhece o Scrum Guide e já tem muita experiência no uso do Scrum no dia a dia para resolver problemas.

É recomendado que o candidato participe de um treinamento antes de responder a prova. Por exemplo, em um curso de dois dias, você aprenderá a agir como professor, facilitador e agente de mudança, e também como tomar as melhores decisões.

Há um curso com carga horária de 16 horas que custa em torno de R$2.000, mas ele já inclui uma oportunidade de fazer a prova. O percentual de acertos necessários é o mesmo da categoria anterior, de 85%.

PSM III PELA SCRUM.ORG

Aqui vamos falar do terceiro e último nível do programa da Scrum.org, neste caso também é recomendado que o candidato participe de um treinamento especializado antes do teste. Apenas os profissionais certificados como PSM I ou PSM II podem obter essa certificação de nível III.

Na prova é preciso obter 85% de aproveitamento ao responder um total de 34 questões de múltipla escolha e uma redação. A taxa é de U$500.

O interessante é que nenhuma das certificações da Scrum.org precisa ser renovada depois de um período. Isso quer dizer que elas valerão para sempre.

PMI-ACP

A sigla significa Project Management Institute – Agile Certified Practitioner. Dos 11 certificados desta lista, talvez seja o mais criterioso e complexo de ser obtido, mas em compensação, ele é o mais reconhecido. O PMI-ACP exige uma grande quantidade de horas trabalhadas em gestão de projetos e precisa ser renovado após três anos, sendo que essa renovação tem um curso de U$150.

Entre os requisitos, estão:

  • Participar de um curso de no mínimo 21 horas sobre metodologias ágeis;
  • Comprovar 2.000 horas de experiência geral em projetos
  • 500 horas de experiência em projetos utilizando metodologias ágeis obtidas nos últimos 3 anos;
  • Obter aprovação no exame específico.

Para fazer a prova é necessário pagar uma taxa de U$495 e, uma vez aprovado, com essa certificação será possível oferecer comprovação em várias metodologias como Kanban, eXtreme Programming, TDD, FDD, entre outras.

ASF PELO EXIN

A Agile Scrum Foundation é fornecida pela EXIN, uma empresa holandesa que certifica profissionais de TI em todo o mundo. Essa certificação é indicada para quem quer testar seus conhecimentos sobre os princípios ágeis e a metodologia Scrum e que já participa de projetos de desenvolvimento de software ou gerenciamento de serviços de TI.

Para obter esse certificado Scrum é preciso realizar um teste online monitorado via webcam. Também é preciso acertar 26 de um total de 40 questões para ser aprovado. A taxa começa a partir de U$232 (na opção que oferece apenas o teste) e varia de acordo com a instituição de ensino escolhida para o curso. E, se você não desejar participar de um curso, pode optar apenas pelo teste.

ASM PELO EXIN

A Agile Scrum Master também é oferecida pela EXIN, que é indicada para quem já tem uma certificação Scrum básica e deseja obter uma mais específica, voltada para profissionais em posições de gestão (principalmente em projetos de TI e desenvolvimento de softwares).

Esse certificado Scrum envolve conceitos sobre estimativa, planejamento, monitoramento e controle voltados para projetos complexos e ainda ensina como adotar o modelo mental ágil na prática.

Para obter a ASM é preciso realizar um curso credenciado antes de realizar a prova, que pode ser feita online com monitoramento por webcam. A taxa custa U$268.

CSM PELA SCRUM ALLIANCE

A Certified ScrumMaster existe desde 2002 e tem objetivo de entender o framework Scrum profundamente: os papéis, eventos e artefatos que o compõem e comprovar esse conhecimento.

Para conquistar o certificado é necessário realizar um curso presencial de 16 horas credenciado pela Scrum Alliance e acertar o mínimo de 37 das 50 questões em um tempo máximo de 60 minutos. O valor é de aproximadamente R$ 2.000 e já inclui uma participação no teste.

O objetivo principal dessa certificação é expandir as oportunidades de carreira e interagir com outros profissionais da área.

A-CSM PELA SCRUM ALLIANCE

O certificado Advanced ScrumMaster também exige participação em um curso credenciado pela Scrum Alliance para realizar o teste. Sendo necessário ainda possuir certificação CSM e ter pelo menos 12 meses de experiência como Scrum Master nos últimos cinco anos.

Com essa certificação o profissional aumenta suas habilidades em lidar com problemas como falta de motivação e resistência a mudanças das equipes. Há também melhora no diálogo, o que acaba por aumentar o engajamento e o comprometimento com as atividades na equipe.

 CSP-SM PELA SCRUM ALLIANCE

Após obter a certificação mencionada anteriormente, o próximo passo é o Certified Scrum Professional. Com essa certificação é possível aprimorar a maneira de aplicação do Scrum no ambiente de trabalho, e ainda conseguir acesso a eventos exclusivos e uma assinatura premium para acesso a comunidade Comparative Agility.

Para participar é necessário realizar um treinamento credenciado pela instituição e validar um mínimo de 24 meses de experiência como Scrum Master nos últimos cinco anos. Não é necessário fazer exames ou pagar taxas, só o valor desse treinamento credenciado.

Todas as certificações conferidas pela Scrum Alliance precisam ser renovadas a cada dois anos, é necessário pagar uma taxa de U$100 e comprovar envolvimento com a comunidade ágil por meio de créditos chamados de SEU (Scrum Education Units). Esses créditos podem ser obtidos com a leitura de livros, blogs e artigos sobre o framework, assistindo webinars, comparecendo a eventos Scrum, entre outros. Vale lembrar que não há um número mínimo de créditos para renovação da certificação.

 SFC PELA SCRUMSTUDY

A certificação Scrum Fundamentals Certified é gratuita e tem o objetivo de incentivar o estudo do framework. Nessa certificação de base, há aulas online de preparação para o exame, que também são gratuitas.

A prova é online e possui 40 perguntas de múltipla escolha (é preciso acertar pelo menos 30 em 60 minutos). Não há pré-requisitos, e para manter a certificação SFC é necessário apresentar pelo menos 10 créditos de re-certificação (RCUs, ou Recertification Units) a cada 3 anos.

SMC PELA SCRUMSTUDY

A Scrum Master Certified é um nível mais avançado, porém não há pré-requisitos, embora a organização informe que é preferível que o profissional seja certificado como SDC (Scrum Developer Certified). Os candidatos podem participar de um treinamento credenciado online e quem participa já recebe um voucher para fazer o exame sem pagar mais taxas.

O valor para realizar a prova é de U$450 – para quem não participa do treinamento credenciado, e ela é formada por 100 questões a serem respondidas em 120 minutos. A renovação deve ser feita a cada 3 anos, mediante apresentação de um mínimo de 40 RCUs.

Saiba mais sobre Certificação Profissional

Além de todos os detalhes que você precisa saber sobre certificação Scrum, publicamos também diversos textos sobre os diferentes tipos de certificação para gerente de projeto e para uma série de outras áreas, que certamente serão muito úteis seja para sua entrada ou para o seu crescimento no mercado de trabalho, seja na carreira bancária ou na de tecnologia da informação.

Quer exemplos? Então confira abaixo quais são as outras postagens que você pode encontrar aqui no blog:

O que é ITIL?

Onde fazer a prova da certificação ITIL?

Quais empresas usam ITIL?

Qual é o salário de quem tem certificado ITIL?

Tudo sobre a certificações pmi

Qual certificação para gestores de projetos

Tudo sobre certificação para gerente de projetos

Qual é o salário de um bancário?

Como ingressar na carreira bancária?

Qual é a função de um correspondente bancário?

O que é preciso para ser correspondente bancário?

Qual é o curso para trabalhar em banco?

Quais são as certificações da carreira bancária?

O que é a certificação cpa10?

O que é a certificação cpa20?

Qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20?

Certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área?

Certificação CEA: o que faz um profissional da área?

Onde trabalhar com certificação CEA?

Como tirar o Certificado CEA?

E muito mais!

Clique aqui e confira todas as informações sobre os demais certificados!

 

ESTUDE COM O APROVA CONCURSOS

Caso você ainda não possua uma graduação, saiba que esse é o primeiro passo antes de ir em busca da uma certificação para gestores de projetos, portanto, aproveite e inicie hoje mesmo um curso superior EAD. São várias opções, como Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, entre tantos outros, que te deixarão muito bem preparado para ter sucesso no mercado de trabalho.

Agora, caso você já tenha um curso superior, vai em busca do seu curso para certificação Scrum, mas também quer realizar o sonho de conquistar uma vaga como servidor público, saiba que a cada dia os órgãos estão buscando mais profissionais na área de TI, ou seja, as oportunidades são incontáveis. Mas para ter realmente chances de ver seu nome na lista de aprovados é necessário contar com o auxílio do melhor curso para concurso, e o Aprova tem o que é necessário para te ajudar.

QUESTÕES SOBRE CERTIFICAÇÃO SCRUM

E já que falamos sobre certificação Scrum e sobre concursos públicos, saiba que a grande maioria das provas para candidatos à vagas na área de Tecnologia da Informação costuma sim cobrar questões específicas a respeito do assunto. Nesse caso, além de assistir às videoaulas focadas no certame do seu interesse, também é fundamental praticar resolvendo questões que caíram em provas anteriores.

É mais do que comprovado que quem inclui em sua preparação o treinamento com questões, além de adquirir mais conhecimento, amplia a capacidade de foco e de administração do tempo, algo que faz toda a diferença na hora da avaliação propriamente dita.

O Aprova tem em seu acervo uma grande quantidade de questões sobre certificados para você praticar, tanto para concursos públicos como também para a prova do curso para certificação Scrum Master. Acredite, a simples ação de resolvê-las irá tornar sua caminhada muito mais fácil.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS