Certificação Scrum: como alavancar sua carreira?

Atualizado em 19/02/2021 às 14:22

Manter-se atualizado de acordo com as tendências do mercado é fundamental para quem deseja se destacar profissionalmente. 

Por este motivo, profissionais de diversos segmentos da tecnologia da informação e gestão de projetos estão investindo cada vez mais em certificações que podem fazer a diferença em seus currículos como, por exemplo, a certificação Scrum.

O certificado internacional é exigido por diversas empresas e indústrias mundo afora e aumenta as vantagens competitivas dos profissionais 

Assim, o principal motivo pela procura de uma certificação profissional é que as empresas intensificam dia após dia a busca por profissionais atualizados, que colaboram com a otimização e agilidade na gestão de projetos, contribuindo para um melhor desenvolvimento do trabalho em equipe. 

Além disso, os profissionais certificados conseguem aumentar as chances de sucesso do projeto como um todo, garantindo a excelência.

Prova disso é de que, atualmente, a certificação Scrum tem sido um requisito primordial para selecionar líderes de gestão de projetos nas melhores empresas e indústrias do mercado.

Mas, se você ainda está em dúvida quanto a decisão de investir ou não em uma certificação profissional, nós vamos te ajudar! 

Então, a partir de agora, você vai conferir uma lista com as vantagens de contar com uma certificação. 

Vantagens competitivas para profissionais com certificação Scrum   

Aumento salarial 

Quem investe em uma certificação cria novas oportunidades de crescer na empresa. O profissional passa a ser requisitado para participar de projetos especiais, que oferecem maior visibilidade e melhor retorno financeiro.

Isso porque em muitos casos, a certificação Scrum é fator determinante para a escolha dos líderes desses projetos. É muito comum ser até uma solicitação das empresas clientes. Ao se tornar um profissional de destaque dentro da companhia em que você atua, é muito mais fácil negociar um aumento de salário com seu chefe.

Maior empregabilidade

Para quem quer alçar novos horizontes na carreira como empreendedor ou está procurando um novo emprego, a certificação também é indispensável. Pessoas certificadas conseguem aumentar consideravelmente seu nível de empregabilidade.

Por meio da certificação, o profissional comprova que está totalmente atualizado quanto às práticas mais modernas e ágeis referentes aos mais variados segmentos da indústria. Por necessitarem de pessoas atualizadas e com know-how, muitas empresas só contratam quem possui certificado. Dessa forma, é um grande diferencial competitivo.

Boa reputação no mercado

Quem conquista uma certificação demonstra aos empregadores e gestores que é uma pessoa que busca sempre saber mais. Ou seja, está comprometida em se desenvolver como profissional, sem deixar novos conhecimentos de lado. O que constrói uma boa reputação no mercado de trabalho.

Comprovação de eficácia profissional

Além disso, o profissional certificado também demonstra que é focado, determinado, disciplinado e orientado para resultados, uma vez que é preciso muito preparo para passar nos exames e conseguir a certificação. Neste sentido, esta é uma prova de que a pessoa não teme grandes desafios pessoais ou profissionais. 

Certificações que mais agregam ao currículo 

PMI-ACP

A certificação Agile Certified Practitioner, conferida pelo Project Management Institute – PMI, é uma das mais criteriosas e difíceis de conseguir e, por isso, é consequentemente, uma das mais reconhecidas entre as certificações Scrum. Ela exige muitas horas de experiência em gestão de projetos e  pode ser renovada depois de um período de tempo.

ASF PELO EXIN

Esta certificação, Agile Scrum Foundation do EXIN, é voltada para os profissionais que já participam de projetos na área e desejam testar seus conhecimentos sobre os princípios ágeis. 

Se você trabalha com projetos de desenvolvimento de software ou gerenciamento de serviços de TI, a credibilidade da certificação será especialmente útil, afinal, o EXIN é uma instituição certificadora da área mundialmente reconhecida.

ASM PELO EXIN

Além da certificação ASF, o EXIN também oferece a Agile Scrum Master – ASM. Sendo uma certificação para gerente de projeto, é ideal para quem está buscando uma certificação específica para evoluir. 

PSM I PELA SCRUM.ORG

Uma das mais famosas certificações Scrum, a Professional Scrum Master I é o primeiro nível de certificações concedidas pela Scrum.org, a instituição apoiada pelos criadores do framework, Ken Schwaber e Jeff Sutherland.

PSM II PELA SCRUM.ORG

O segundo nível da certificação PSM exige que os candidatos possuam um grau mais elevado de conhecimento. É uma opção interessante se você já trabalha como Scrum Master há pelo menos um ano, e deseja construir uma carreira na área.

PSM III PELA SCRUM.ORG

O PSM III é o terceiro e último nível do programa de certificações PSM da Scrum.org.  Apenas os profissionais que foram certificados como PSM I ou PSM II podem obter essa certificação.

CSM PELA SCRUM ALLIANCE

A certificação Certified ScrumMaster – CSM da Scrum Alliance é uma das primeiras certificações Scrum. Nessa certificação, o foco está em entender o framework Scrum profundamente, os papéis, eventos e artefatos que o compõem. O objetivo da certificação CSM é expandir as oportunidades de carreira e possibilitar a interação com outros profissionais da área, motivo pelo qual o curso presencial é obrigatório. 

A-CSM PELA SCRUM ALLIANCE

O segundo passo na trilha de certificação da Scrum Alliance é a A-CSM, ou Advanced ScrumMaster. Como benefícios, a certificação possibilita ao profissional lidar com problemas na equipe, melhorar o diálogo entre o Time Scrum, o Product Owner e os stakeholders e aumentar o engajamento, como forma de encorajar a prestação de contas e o comprometimento com as atividades na equipe.

CSP-SM PELA SCRUM ALLIANCE

Depois de concluir a certificação A-CSM, você pode seguir para o nível mais avançado oferecido pela Scrum Alliance, que é o Certified Scrum Professional – ScrumMaster – CSP-SM. 

Com essa certificação, o candidato aprimora a maneira que aplica o Scrum no seu ambiente de trabalho, tem acesso a eventos exclusivos para CSPs e recebe uma assinatura premium para acessar a comunidade Comparative Agility. 

SFC PELA SCRUMSTUDY

A SCRUMStudy é uma organização que tem como objetivo difundir o conhecimento sobre o Scrum de maneira global, tanto é que distribui o Guia SBOK, um corpo de conhecimento em Scrum, gratuitamente através da internet, e em vários idiomas.

Além disso, a instituição oferece uma certificação gratuita para incentivar o estudo do framework, a SFC (Scrum Fundamentals Certified). 

SMC PELA SCRUMSTUDY
O Scrum Master Certified, que possui como público-alvo os interessados em se tornar Scrum Masters, é o nível mais avançado de certificados emitidos pela SCRUMStudy.

Agora que você já conhece a importância das certificações para o seu currículo e também já teve a oportunidade de conhecer quais são os certificados mais relevantes, vamos enfatizar de maneira bem objetiva quais são os benefícios de se contar com uma certificação Scrum. 

Benefícios de ter uma Certificação Scrum

  • Garantir conhecimento profundo na metodologia ágil Scrum, composto por funções, artefatos e eventos;
  • Mudança na mentalidade do profissional, que vai aprender a pensar com os valores da metodologia ágil;
  • Valorização do trabalho do profissional, que se tornará mais relevante;
  • Acesso a participação em comunidades de experts em Scrum;
  • Possuir know-how para explicar quando a empresa deve optar pela metodologia ágil;
  • Experimentar e colocar o conhecimento ágil na prática;
  • Entregar o projeto em iterações;
  • Obter mais colaboração entre o seu time de desenvolvimento;
  • Aumentar os resultados da empresa, uma vez que os profissionais vão aprender a trabalhar com novas ferramentas, recursos e tecnologias. 

 

Mercado de trabalho para profissionais com certificação Scrum 

Encontrar profissionais que detém os conhecimentos do gerenciamento ágil de projetos é o que as empresas buscam no mercado a todo momento. Portanto, ao realizar um curso de Scrum, obtendo uma certificação para gestores de projetos, você estará apto e capacitado a entender esses requisitos do mercado de trabalho, agregando valor na sua carreira profissional.

Cada vez mais, a agilidade na elaboração de um projeto torna-se indispensável, pois o cliente busca por eficiência e menor custo, mas não dispensa qualidade e comprometimento. Desse modo, um curso Scrum possibilita ao profissional o conhecimento de como planejar uma lista com os requisitos do produto, de acordo com a necessidade do cliente, de modo a reduzir ao máximo os custos operacionais, fazendo entregas de altíssima qualidade.

Neste sentido, os profissionais que sabem priorizar as entregas de requisitos, proporcionam uma boa comunicação entre a equipe e entendem a definição prontamente, acabam encontrando facilmente um espaço de importância em lugares que buscam eficiência em seus projetos. 

Como se organizar para as provas de certificação 

Defina uma meta

O primeiro passo que você deve dar para garantir a certificação Scrum  é determinar uma meta. É muito importante pensar porque você deseja possuir essa certificação e qual o prazo estabelecido para obtê-la. Dessa maneira, será possível desenvolver um plano de estudos e de preparação distribuindo todo o conteúdo que é necessário saber até a data de realização da prova. Fique sabendo que, quanto antes a sua certificação acontecer, mais qualificado como profissional você estará para desenvolver suas funções com a metodologia de certificação Scrum.

Tenha uma rotina de estudos

O segundo passo é organizar uma rotina para ser aplicada durante o período de estudos. Neste ponto, é muito importante que você pense no tempo que se tem até a data da prova, para que o período de estudos por dia possa ser calculado. E ainda, fique sabendo que o essencial é que essa sua preparação aconteça todos os dias, no mesmo horário, para que você construa o hábito de estudar no dia a dia – o que facilitará muito esse período de preparação.

Se você está mesmo interessado em conquistar uma certificação Scrum seria importante ainda avaliar a aquisição de um curso para certificação Scrum

Isso porque, ao contar com um preparatório para certificação Scrum você poderá ter o auxílio profissional de professores especialistas em aprovação, além de receber os conteúdos específicos e focados de acordo com a certificação pretendida. 

Estude o Scrum Guide

Então, como o terceiro passo, depois de terminar a organização de seu cronograma, você deve partir, de fato, para a leitura do conteúdo que será cobrado no dia da realização da prova. Existe uma infinidade de materiais disponíveis para isso. No entanto, é preciso ressaltar que o principal material a ser estudado exaustivamente é o Scrum Guide, que é o verdadeiro guia para quem quer obter a certificação Scrum. Neste material são descritas todas as funções e processos da metodologia, portanto é muito importante que você possua familiaridade com todos os termos apresentados no documento.

Conheça outras certificações 

Para você que tem interesse em outras certificações, não somente na área de TI ou Gestão de Projetos, nós do Aprova Concursos separamos abaixo uma lista com conteúdos específicos e direcionados que incluem também como assunto as certificações bancárias. Não deixe de conferir!  

CARREIRAS BANCÁRIAS 

Qual é o curso para trabalhar em banco

Qual é o salário de um bancario 

Como ingressar na carreira bancária 

Qual é a função de um correspondente bancário? 

O que precisa para ser correspondente bancário 

O que é a certificação cpa10 

O que é a certificação cpa20 

Qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20 

Quais são as certificações da carreira bancária 

Certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área 

Certificação CEA: o que faz um profissional da área 

Onde trabalhar com certificação CEA 

Como tirar o Certificado CEA 

 ÁREA DE TI E GESTÃO DE PROJETOS 

O que é ITIL? 

Onde fazer a prova da certificação itil?

Quais empresas usam ITIL? 

Quanto é o salário de quem tem certificado itil? 

Qual é o papel do ITIL dentro da TI? 

Para que serve a certificação Scrum? 

Qual é o melhor certificado Scrum? 

Diferenças entre as certificadoras Scrum

Como estudar para a certificação Scrum?
Quanto custa uma certificação Scrum?

Scrum: passo a passo do estudo à prova

Certificadoras Scrum: por que existe diferença entre elas?

Comparativo entre as certificações Scrum: saiba tudo!

Certificado Scrum: qual é o melhor?

Certificação Scrum: para que serve?

Tipos de certificação PMI 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS