No post de hoje vamos falar sobre certificação ITIL Foundation. E, já vamos nos adiantar para responder a pergunta do título: Vale a pena? Sem dúvidas, afinal, essa certificação proporciona um enriquecimento do seu currículo e abre portas para novas oportunidades de atuação estratégia em projetos mais desafiadores e em empresas maiores.

Sendo assim, vamos falar mais sobre o assunto no decorrer do texto. Mas, antes disso, precisamos te explicar o que é ITIL Foundation e como funciona a certificação ITIL. Então, confira logo abaixo e tire suas dúvidas.

O que é ITIL Foundation?

Sendo assim, a sigla ITIL significa Information Technology Infrastructure Library. Mas podemos definir o ITIL como um conjunto de boas práticas operacionais, que podem ser aplicadas na gestão de TI de uma empresa. (Confira o post sobre quem precisa desta certificação)

Portanto, podemos dizer que o principal objetivo do ITIL é realizar a melhoria da qualidade dos serviços de TI das empresas. Essa melhoria pode ser alcançada por meio de uma gestão que tenha foco no cliente.

Em resumo, o ITIL surgiu na Inglaterra na forma de um compilado de boas práticas do setor de Tecnologia da Informação do Governo Inglês. E por serem consideradas muito eficientes, essas práticas logo foram adotadas por empresas de grande porte no mundo todo.

Então, podemos concluir que atualmente, a certificação ITIL é um exame básico que serve para comprovar o conhecimento do candidato na estrutura ITIL. Começando no nível básico, é possível passar para os níveis de certificação itil v4 Managing Professional, ITIL 4 Strategic Leader e Master. Para ficar mais claro, vamos falar mais sobre os tipos de certificação existentes.

Tipos de certificação ITIL Foundation

Agora que você já sabe o que é ITIL Foundation, podemos dizer que essa certificação é dividida em cinco níveis, confira abaixo um pouco mais sobre cada um deles:

  • Certificação ITIL Foundation: essa certificação é pré-requisito para as outras certificações, aborda conceitos de gestão dos serviços de TI e sua terminologia.
  • ITIL Practitioner: aqui o foco é na aplicação do que foi aprendido em Foundation e, em especial, na melhoria de processos.
  • Certificação ITIL Intermediate: deve ser feita por profissionais de TI que já possuem um conhecimento intermediário sobre gestão de serviços de TI. Nesse exame será atestada a capacidade mais prática do profissional, que já passa a receber conhecimento para aplicar o que sabe no negócio. É preciso saber sobre Service Desk e gestão de incidentes.
  • Certificação ITIL Expert: neste nível os profissionais têm contato com o Life Cycle do serviço. E também são avaliados processos e cargos na gestão de TI.
  • ITIL Master: indicada para gestores e CEOs, ou seja, cargos mais executivos. Nesse caso, a abordagem é mais sênior e exige uma experiência maior do que 5 anos. Para ser aprovado no último nível, a indicação é de que um curso complementar seja considerado, por conta da maior complexidade que será exigida.

Como tirar a certificação ITIL Foundation?

Então, para tirar a certificação ITIL, é necessário passar por uma prova. Esse teste conta com 40 perguntas e para ser considerado apto, o candidato precisa acertar 65% da prova, ou seja, 26 perguntas. É importante lembrar que atualmente há a opção de realizar a prova em português, há um tempo atrás, apenas a língua inglesa era aceita.

Onde fazer prova ITIL Foundation?

E uma das perguntas mais frequentes é: “onde fazer prova ITIL Foundation?“. Então, saiba que você pode optar pela versão online ou presencial. Porém, é preciso lembrar que o teste presencial só pode ser realizado em centros credenciados pela Pearson e, infelizmente, existem poucos no Brasil. E a versão da prova em português está disponível apenas no modo online, presencialmente só é possível optar entre os idiomas inglês e japonês. Então, leve essa informação em conta na hora de fazer a sua escolha. (Confira como estudar para a prova)

Quanto custa certificação ITIL Foundation?

E se você está se questionando quanto custa certificação ITIL Foundation, pode ficar tranquilo, vamos falar sobre isso agora mesmo. Sendo assim, quem optar por fazer a prova presencialmente, irá pagar cerca de US$ 205,00. Porém, quem quiser fazer online, o valor passa para US$ 226,00. Não vamos colocar o valor em real, pois ele muda de acordo com a cotação do dia.

Vale a pena ter a certificação ITIL Foundation?

Agora que você já sabe como funciona a certificação ITIL, podemos nos aprofundar ainda mais no assunto e te contar se vale a pena investir e conquistar esse certificado. E como já adiantamos no início desde post, vale muito a pena ter essa certificação. Afinal, além de enriquecer o seu currículo, há diversas empresas que solicitam essa certificação dos seus funcionário.

A ITIL é adotada por milhares de organizações no mundo todo, dentre elas podemos destacar empresas como: IBM (International Business Machines Corporation), Microsoft, HP (Hewlett-Packard Company), HSBC (Hong Kong and Shanghai Banking Corporation). No Brasil, empresas como Carrefour e Makro já adotaram, assim como vários Tribunais de Justiça de diversos estados. Confira mais sobre quais são as empresas que adotam essa certificação no Brasil.

Por exemplo, na rede de supermercados de atacado Makro a implantação do ITIL serviu para gerenciar seus processos de TI e resolveu a questão de prioridade de atendimento de seus usuários. Graças ao ITIL e à documentação de processos foi eliminada, os problemas passaram a ser impessoais, ou seja, não era preciso uma pessoa específica para resolver. O ITIL permitiu que a taxa de erros em mudanças sempre permanecesse em níveis muito baixos. (Confira também quanto ganha um profissional certificado)

A importância da certificação ITIL Foundation

É importante lembrar que a certificação ITIL é uma das mais importantes deste mercado. Isso acontece, porque ela valida o trabalho de gestão de TI dos profissionais envolvidos através de um manual de boas práticas. E esse manual é específico para o setor. Dessa maneira, leva em consideração as suas demandas. Então, esta certificação é voltada para profissionais que desejam crescer no mercado de Tecnologia da Informação. Assim como, as empresas que prezam pela qualidade, e também, produtividade e processos, devem investir na certificação ITIL. Inclusive, os ensinamentos podem ser utilizados em outros departamentos. Afinal, o conteúdo orienta a entrega de bons resultados, com base em uma gestão integrada de dados e informações que fazem parte de qualquer setor de uma empresa.

Ou seja, se você quer crescer e construir uma carreira sólida na TI, precisa garantir a certificação ITIL Foundation. Então, confira o post com algumas dicas para tirar a sua certificação.

O  que cai na prova ITIL?

Sendo assim, se você quer conquistar a aprovação e a certificação, o primeiro passo é saber o que será cobrado na prova para alinhar os seus estudos. Lembrando que a nossa dica é que você conte com um preparatório online nesse momento de preparação. Afinal, assim, você tem ao seu lado a explicação de professores que sabem como os assuntos serão cobrados e podem facilitar a sua caminhada até o sucesso. Mas, voltando ao conteúdo, a prova é organizada em objetivos chave, confira quais são eles logo abaixo:

  • Gestão de Entregas: conceitos de planejamento, agilidade e qualidade são abordados. O foco na escala da qualidade também é um ponto.
  • Plano de Gestão de Serviços de TI: avaliação de skills de planejamento, implementação e melhoria do workflow de gestão dos serviços.
  • Gerenciamento de features: exame da gestão de features que suprem as dores de um negócio.
  • Gestão de Infraestrutura: avaliação de identificação das dores do negócio, muitos testes e otimização da operação em TI são abordados.
  • Suporte de produto/serviço: avaliação da criação de um workflow de suporte e prestação de serviço.
  • Gestão de segurança da informação: exame para entender uma organização detalhada de garantia da segurança de informação.

Saiba mais sobre cada certificação ITIL Foundation

Como já vimos anteriormente, há diferentes níveis da certificação ITIL Foundation, por isso, trouxemos dicas específica para cada um desses níveis. Assim, você pode colocar em prática na sua realidade de estudos, conforme o seu objetivo atual.

Nível Fundamentos

Sendo assim, começamos com essa prova que certifica o profissional para conhecimentos básico dos conceitos de Gestão de Serviços de TI segundo a biblioteca ITIL. Sendo assim, como já  mencionamos, a prova é teórica e contém questões com múltipla escolha. E para ser aprovado, o candidato deve acertar 65% das 40 questões, ou seja, 26 perguntas. É importante lembrar que o candidato tem o prazo de uma hora para fazer a prova. Além disso, ela pode ser realizada online, em casa, no idioma português.

Nível Intermediário

Já as provas de nível intermediário focam em conteúdos específicos que combinam uma ou mais etapas do ciclo de vida do serviço de TI. Dessa forma, as questões são baseadas em estudos de caso. Como já mencionamos, existem dois pré-requisitos para o candidato realizar estas provas: ser certificado ITIL Foundation e ter participado de um treinamento oficial de ITIL Intermediate. Ou seja: treinamento acreditado pelo Exin ou Peoplecert . Essa prova também pode ser realizada online, em idioma português, de qualquer lugar, inclusive em casa.

Nível Expert

O terceiro nível é o expert. Sedo assim, o profissional torna-se um ITIL Expert ao acumular 21 créditos nas certificações intermediárias. Existem certificações que fornecem ao aprovado 3, 4 ou 5 créditos. Porém, os profissionais que já tinham o nível Manager da ITIL v2, entretanto, não precisam se submeter a todas estas certificações intermediárias para obter o título de Expert. Há a necessidade apenas de fazer um curso oficial chamado Manager Bridge e também, uma prova para atualizar sua certificação.

ITIL Master

E por último, temos a certificação ITIL Master que é o nível mais elevado. Para garantir a aprovação no Master, o candidato precisa realizar apresentação de casos reais para uma banca que avaliará o seu conhecimento prático. Vale frisar que a avaliação está disponível apenas em inglês.

Outras certificações para profissionais de TI

Mas, é importante lembrar que a certificação ITIL Foundation não é a única da área da TI. Afinal, como a área de Tecnologia da Informação é muito dinâmica, sempre aparecem novidades e por essa razão as certificações são muito importantes para garantir que os profissionais fiquem sempre atualizados e em desenvolvimento constante de suas habilidades práticas. Por isso, separamos abaixo os principais certificados. Confira mais!

Demais certificações

  • CCNA – Cisco Certified Network Associate: certificações técnicas oferecidas pela Cisco que tem como objetivo atender pessoas que estão começando a carreira no setor de TI.
  • CCNP Data Center: comprova a abrangente habilidade que o profissional de TI tem de focar em soluções, tecnologias e melhores práticas para projetar, implementar e gerenciar infraestruturas de data center modernas e seguras.
  • CISSP – Certified Information Systems Security Professional: certificação de segurança da informação desenvolvida pelo Consórcio Internacional de Certificação de Segurança de Sistemas de Informação conhecido também pela sigla (ISC).
  • CompTIA Mobility+: tem como finalidade testar e comprovar os conhecimentos, as habilidades e a experiência dos profissionais de TI no campo das tecnologias móveis.
  • EMC – EMC Cloud Architect (EMCCA): oferta de treinamento do EMC de armazenamento e arquitetura de nuvem com alto nível em conceitos de design. A certificação possui duas etapas: EMC Cloud Architect Virtualized Infrastructure e EMC Cloud Architect IT as a Service.
  • MCSD – Microsoft Certified Solutions Developer: preparada para que os desenvolvedores de softwares demonstrem suas capacidades de construir soluções usando tecnologias, tanto locais quanto em nuvem.
  • Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL: desenvolvida para elevar os níveis de conhecimento e de competências dos profissionais que pretendem seguir carreira como especialistas em construção de aplicativos de internet centrados em bancos de dados.
  • RHCE – Red Hat Certified Engineer: oferecida pela empresa Red Hat, possui um programa de capacitação em diferentes níveis e esta é intitulada como a principal do programa, pois é uma certificação de nível médio a avançado e que foca nos tópicos abordados na certificação RHCSA (Red Hat Certified System Administrator).
  • VMware VCP-Cloud: valida e comprova as habilidades e experiências necessárias para instalar, configurar e administrar um ambiente de nuvem usando o VMware vCloud Automation Center e seus componentes relacionados.

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *