CBM ES: tudo sobre o concurso do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo

Atualizado em 29/08/2022 às 13:21

O edital do concurso CBM ES teve o prazo de inscrição prorrogado. Então, se você quer ficar por dentro de todos os detalhes, basta acompanhar esta notícia. Vamos lá?

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para o concurso CBM ES. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais têm chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas no CBM ES, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Estude para o concurso CBM ES

Para mais informações ligue 0800 727 6282

Tudo sobre o concurso CBM ES

De acordo com o edital publicado, são oferecidas 120 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Soldado Combatente, com exigência de formação no nível Médio.

CBM-ES-vagas

O prazo de inscrições iniciou às 14h do dia 05 de abril de 2022, e foi prorrogado até o dia 7 de junho de 2022, no site da organizadora IDECAN. A taxa de participação custa R$ 79.

Requisitos do Soldado CBM ES

Além de ser aprovado no concurso Bombeiro ES, o candidato precisa:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter, no mínimo, 18 anos de idade, na data da matrícula no Curso de Formação de Soldado Bombeiro Militar (CFSd-BM), e, no máximo, 28 anos de idade, no primeiro dia de inscrição do respectivo concurso, conforme previsão do artigo 10º da Lei nº 3.196/1978;
  • Ter altura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, conforme artigo 9º da Lei nº 3.196/1978;
  • Estar em dia com as obrigações junto à Justiça Eleitoral e no pleno Exercício dos direitos políticos, mediante apresentação de certidão expedida pela Justiça Eleitoral;
  • Estar em dia com as obrigações militares, se for do sexo masculino, devendo ser portador do Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação e não ter sido afastado do Serviço Militar, seja por reforma, demissão, licenciamento ou exclusão a bem da disciplina, seja por incapacidade física ou mental definitiva, em qualquer das Forças Armadas ou Auxiliares;
  • Estar em dia com toda a documentação exigida para apresentação;
  • Ser aprovado no Exame de Aptidão Física, realizado por meio de Teste de Aptidão Física (TAF), segundo normas internas da corporação;
  • Ser aprovado nos Exames de Saúde que se fizerem necessários e que comprovem a capacidade física para o exercício do cargo;
  • Ser aprovado na Avaliação Psicológica, tendo como parâmetro o perfil profissiográfico estabelecido para o cargo, segundo normas internas da corporação.
  • Ser aprovado em exame toxicológico, do tipo “janela de larga detecção” ou outro de aferição superior, realizado em caráter confidencial, comprovado pela Junta Militar de Saúde (JMS) e realizado a qualquer tempo durante o processo seletivo;
  • Ser aprovado em Investigação Social, apresentando idoneidade moral, comportamento irrepreensível e ilibada conduta pública e privada, comprovada documentalmente por certidão de antecedentes criminais, certidões negativas emitidas pela Justiça federal, Estadual, Eleitoral e Militar, além de outros levantamentos necessários procedidos pela instituição, que atestarão a compatibilidade de conduta para o desempenho do cargo.
  • Serão considerados inaptos no Exame de Saúde os candidatos que possuírem tatuagens (em qualquer lugar do corpo) que afetem a honra pessoal, o pundonor militar, o decoro exigido aos Militares Estaduais, a exemplo das que apresentam símbolos, frases e/ou inscrições alusivas a: ideologias terroristas ou extremistas, ideias contrárias às instituições democráticas ou que pregam a violência e a criminalidade, discriminação ou preconceitos de raça, credo, gênero ou origem, ideias ou atos libidinosos e obscenos, ideias ou atos ofensivos às forças armadas e auxiliares, frases ou figuras que traduzam intolerância, manifestações de ódio, preconceitos e
    outras formas de discriminação a grupos e pessoas, cujas ideias violem os valores constitucionais;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir automóvel, no mínimo na categoria “B”;
  • Comprometer-se a servir em qualquer localidade do estado do Espírito Santo, conforme legislação pertinente;
  • Ter escolaridade mínima de ensino médio completo ou equivalente reconhecido pelo órgão
    competente.

Atribuições do Soldado CBM ES

O Soldado do CBM ES efetua trabalhos gerais no Corpo de Bombeiros Militar, tanto nos locais de sinistro onde exerce as funções de operador de equipamentos de resgate, salvamento, combate a incêndios ou emergências ambientais, quanto no dia a dia do aquartelamento realizando a manutenção básica das instalações e auxiliando nas rotinas administrativas.

Especificando um pouco mais, nas atribuições típicas o último edital menciona ainda:

  • Combater incêndios urbanos;
  • Realizar atividades de salvamento terrestre (ex.: desencarceramento, resgate em espaço confinado, resgate em estruturas colapsadas);
  • Realizar busca de pessoas em locais de difícil acesso;
  • Realizar resgate em alturas (ex.: fachadas de edifícios, montanhas e pontes);
  • Realizar salvamentos aquáticos;
  • Atuar como mergulhador em busca de vítimas ou bens submersos;
  • Atender a diversos tipos de emergências ambientais (ex.: incêndios florestais, corte de árvores e derramamento/vazamento de produtos perigosos);
  • Prestar atendimento de primeiros socorros, conforme a necessidade do caso;
  • Efetuar vistorias técnicas de regularização, conforme norma específica;
  • Efetuar a manutenção básica de equipamentos operacionais;
  • Executar a guarda das instalações físicas;
  • Efetuar o atendimento na recepção das Seções de Atividades Técnicas;
  • Auxiliar nas atividades administrativas realizadas nas diversas seções do CBMES;
  • Dirigir, operar e manutenir viaturas;
  • Ações de defesa civil;
  • Submeter-se ao regime e Leis dos Militares Estaduais.

 

É preciso destacar ainda que a atividade bombeiro militar submete o profissional à forte pressão externa e emocional, ao porte de arma de fogo, ao risco de morte, de invalidez, de contágio por doenças, de degeneração do estado de saúde mental e de lesão corporal, além das responsabilidades civis, penais e administrativas a que der causa, dentre outros fatores.

Evolução funcional no CBM ES

Vale lembrar que o cargo de soldado é o primeiro da carreira das praças, na qual os integrantes podem alcançar ainda os cargos de Cabo, 3º Sargento, 2º Sargento, 1º Sargento, Subtenente, 2º Tenente, 1º Tenente e Capitão, dependendo das condições de promoção e da disponibilidade de vagas.

Etapas de avaliação no concurso CBM ES

Conforme consta no edital, a avaliação dos candidatos será feita em 8 etapas, sendo realizadas preferencialmente na cidade de Vitória/ES:

provas-CBM-ES

 

Prova objetiva

A prova objetiva para o cargo será aplicada na data de 03 de julho de 2022, das 14h às 18h30, e será composta por 120 questões conforme mostra o quadro abaixo:

objetiva-CBMES

 

Avaliação de títulos

Ainda na 1ª Etapa do Concurso haverá a apresentação da pontuação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), sendo a mesma de caráter classificatório.

A pontuação para categorias da Carteira Nacional de Habilitação – CNH será atribuída de acordo com a tabela abaixo, e considera a necessidade do CBMES em condutores operadores de viatura, inclusive sendo essa uma das funções cabíveis na carreira iniciada pelo cargo de soldado.

cnh-cbmes

 

Exame de Aptidão Física

A 2ª Etapa consistirá na aplicação do Exame de Aptidão Física e terá a finalidade de avaliar a condição física do candidato para as atividades inerentes ao Aluno do Curso de Formação de Soldado Bombeiro Militar.

Para isso, são aplicados os seguintes exercícios:

  • Barra estática (Para o gênero feminino);
  • Flexão de barra fixa (Para o gênero masculino);
  • Abdominal remador em 60 segundos;
  • Apoio de frente sobre o solo;
  • Corrida de 2400m;
  • 200m de natação aplicada no mar.

Playlist: Dicas para a Prova de Capacidade Física

Após o que foi dito acima, fica fácil compreender que o Exame de Aptidão Física será uma das etapas mais importantes do concurso CBM ES 2022, muito disso pelo fato de ter caráter eliminatório. Chegar a esse estágio do processo seletivo estando bem preparado é fundamental, por isso criamos uma playlist repleta de videoaulas grátis com dicas que te ajudarão a ter o melhor desempenho.

Curso de Formação CBM ES

O Curso de Formação de Soldado Bombeiro Militar será ministrado em período de tempo integral, podendo ser ministradas instruções em qualquer município do Estado do Espírito Santo.

Como se preparar para o concurso CBM ES

Para conquistar uma das vagas, você precisa de um bom curso para concurso.  Deixe as apostilas de lado e aprenda com videoaulas! Aqui no Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

CBM-ES_banner-horizontal

Dessa maneira você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar cada vez mais perto da aprovação.

Temas mais cobrados

Confira abaixo, um vídeo completo com os temas mais cobrados para o cargo de Soldado Combatente do concurso CBM ES. Aproveite as dicas da professora Daniela Tatarin e aplique no seu dia a dia de preparação.

Playlist: Língua Portuguesa para Concursos

Nas provas do último CBM ES edital a disciplina de Língua Portuguesa, apareceu nos Conhecimentos Básicos, então é provável que no próximo concurso essa situação irá se repetir. Portanto, para te ajudar a antecipar sua preparação, criamos uma playlist com videoaulas grátis apresentando os assuntos que mais costumam ser cobrados. Confira!

Matemática e Raciocínio Lógico

Separamos também uma playlist especial de Raciocínio Lógico Matemático com o professor Braian Azael. Assim, você pode conferir quais são os temas mais cobrados e como eles podem aparecer na sua prova.

Materiais gratuitos para o concurso CBM ES

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com o que cai na prova do concurso. Você verá quais são os temas mais cobrados e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Em especial, para este concurso, além dos temas mais cobrados, separamos abaixo os conteúdos de edital verticalizado e simulados, confira:

Temas mais cobrados CBM ES

Nos temas mais cobrados, após uma minuciosa análise da banca e também com base no edital e nas estatísticas de incidência de questões, você ficará por dentro dos principais assuntos a serem cobrados em cada disciplina.

Temas mais cobrados concurso CBM ES (em breve)

Edital verticalizado CBM ES

Já o edital verticalizado traz a relação das disciplinas cobradas no conteúdo programático e seus referidos assuntos, de forma ordenada.

Edital Verticalizado CBM ES – Soldado Combatente

Checklist de estudos CBM ES

Neste material você vai encontrar um checklist para que você faça um acompanhamento dos estudos, marcando o que já foi estudado e revisado.

Checklist concurso CBM ES 

Simulados CBM ES

E por fim, o simulado traz questões sobre os conteúdos mais relevantes que estarão presentes na sua prova.

Simulados concurso CBM ES (em breve)

Questões para o concurso CBM ES

Treinar com provas realizadas em concursos anteriores é fundamental para se sair bem na prova do Concurso CBM ES 2022. Então, para deixar a sua preparação ainda mais direcionada, separamos mais de 2 mil questões de concursos anteriores realizados pela banca IDECAN, que é a organizadora do novo certame.

Portanto, aproveite essa oportunidade para testar seus conhecimentos e simular o dia da sua prova, assim, você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos.

Questões da banca IDECAN

Sobre o CBM ES

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBM ES) foi um órgão de execução da Polícia Militar até o dia 25 de agosto de 1997, data em que foi publicada a Emenda Constitucional no 12 que permitiu a sua desvinculação da Polícia Militar.

Inicialmente, o CBM ES passou a contar com o efetivo de 600 homens e com a seguinte organização básica:

  • Órgãos de Direção:
    • Comandante Geral;
    • Estado Maior;
    • Diretorias;
    • Ajudância Geral;
    • Comissões;
    • Assessorias.
  • Órgãos de Apoio:
    • Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros;
    • Centro de Suprimento e Manutenção;
    • Centro de Serviço Social.
  • Órgãos de Execução:
    • Centro de Atividades Técnicas;
    • Batalhões de Bombeiros Militares;
    • Secretaria Executiva de Defesa Civil;
    • Companhias de Bombeiros Militares;
    • Pelotões de Bombeiros Militares;
    • Destacamentos de Bombeiros Militares.

 

A Missão Constitucional do Corpo de Bombeiros Militar do ES é descrita nas Constituições Federal e Estadual.

  • Na Constituição Federal:

Art. 144, § 5º. – “…aos Corpos de Bombeiros Militares, além das atribuições definidas em lei, incube a execução de atividades de Defesa Civil.”

  • Na Constituição do Estado do Espírito Santo (Já com a nova redação da Emenda Constitucional nº 12, de 20 de agosto de 1997):

DA DEFESA DO CIDADÃO E DA SOCIEDADE

Capítulo III

Da Segurança Pública

Art. 130 – À Polícia Militar compete, com exclusividade, a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, e ao Corpo de Bombeiros Militar compete a coordenação e a execução de ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio e explosões em locais de sinistros, busca e salvamento, controle de tráfego de embarcações próximo às praias, rios e lagoas, elaboração de normas relativas à segurança das pessoas e dos seus bens contra incêndios e pânico e outras previstas em lei, no Estado do Espírito Santo.

Resumo do concurso CBM ES 2022

  • Banca: IDECAM
  • Cargo: Soldado Combatente
  • Vagas: 120
  • Remuneração: R$ 4 mil
  • Nível: Médio 
  • Inscrições: 05/04/22 a 07/06/22
  • Provas: 03/07/22

 

Último concurso CBM ES

Em resumo, o concurso cbm es 2018 foi o último realizado pelo órgão. A banca organizadora foi o Instituto AOCP. O certame ofertou 204 vagas para os cargos de Soldado Combatente e Oficial Combatente.

Para o cargo de Soldado, o edital cbmes 2018 oferecia 190 vagas com remuneração inicial de R$1.220,30, podendo chegar a até R$2,778,43. Já no cargo de Oficial eram 14 vagas com salário inicial de R$2.584,16, podendo chegar até R$ 3.445,55, durante curso de formação.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

 

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS