Benefícios da leitura para o corpo e a mente

Publicado em 22/01/2020

Você sabia que existem diversos benefícios da leitura além da ampliação do seu vocabulário e consequente melhora na redação? Acima de tudo, além de conhecer lugares, épocas e despertar emoções os livros podem aumentar nosso foco, concentração e muito mais!

Antes de mais nada, os livros nos proporcionam uma sensação de prazer e bem-estar, e existem até estudos que comprovam outros benefícios da leitura para o corpo e a mente. O ato de ler pode ajudar na melhora da sua saúde e até mesmo na prevenção de doenças.

Mas os benefícios da leitura vão muito além disso, listamos abaixo alguns exemplos, confira:

Os 7 benefícios da leitura

Melhora da empatia

Primeiramente, alguns pesquisadores canadenses da York University afirmam que um dos primeiros benefícios da leitura é a empatia. Ao ler nos envolvemos com a história de um personagem e as dificuldades que ele enfrenta. Nesse meio tempo, surge um sentimento de identificação e empatia aos esforços alheios. Esse envolvimento com um personagem fictício aumenta nossa capacidade de compreensão dos sentimentos dos outros.

Ajuda na construção de vínculos

Já os psicólogos da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos ressaltam que quando nos identificamos com uma experiência vivida por um personagem, cresce nossa sensação de pertencimento. Por exemplo, ao ler “Marley e eu” você se tornará mais solidário aos donos de cachorros, mesmo que você nuca tenha tido um. Da mesma forma, quando você ler ” O ódio que você semeia” irá enxergar com mais clareza o racismo presente na sociedade. Você estará mais apto a entender as dificuldades vividas pelos personagens no seu dia a dia.

Despertar de lembranças

Além disso, quando você se depara com um final feliz ao ler um livro, esse sentimento pode elevar seu espírito, já os eventos menores na narrativa podem trazer à tona lembranças agradáveis e tornar sua rotina mais alegre. Mesmo histórias tristes podem deixá-lo feliz, elas fazem com que você pense nas pessoas queridas e agradeça pela sua vida.

Estímulo para os sonhos

Outro estudo científico norte-americano, mas dessa vez da Ohio State University afirma que ao lermos sobre um personagem ficcional ou real que superou obstáculos nos sentimos motivados a perseguir nossos objetivos pessoais. Acompanhar a trajetória de um personagem em busca de seu sonho pode ser o estímulo que falta para encorajá-lo a fazer o mesmo. Quanto mais você se identifica com um personagem, mais inspirado  estará para tomar uma atitude.

Redução do estresse

Fator de risco para uma série de doenças, o estresse também contribui para uma expectativa menor. Ao ler nos distanciamos um pouco dos problemas do mundo real, e isso pode ajudar na diminuição dos níveis de estresse. Até mesmo poucos minutos de leitura diária são capazes de diminuir a frequência cardíaca e aliviar a tensão dos músculos, ou seja, diminuir o nível de estresse. E ainda, de acordo com um estudo da Universidade de Sussex, no Reino Unido, apenas seis minutos lendo um bom livro pode ​reduzir o estresse em até 68%​.

Aumento da expectativa de vida

Alguns pesquisadores da Universidade de Yale afirmam que apenas 30 minutos de leitura diária podem aumentar em dois anos a expectativa de vida. No estudo, realizado nos Estados Unidos, eles observaram mais de 3.000 pessoas e descobriram que quem lia meia hora por dia tinha, em média, dois anos de vida a mais do quem não lia. E aqueles que chegavam a três horas de leitura diária eram 23% menos propensos a morrer ​do que aqueles que liam apenas jornais ou revistas.

Prevenção do Alzheimer

​Por fim, um estudo da Academia Americana de Ciências diz que uma pessoa que mantém o cérebro ativo com leitura tem 2,5 menos probabilidade de desenvolver Alzheimer em relação às pessoas que se dedicam a atividades pouco estimulantes.

Programas literários no YouTube

O “Aprova Lendo” é um programa literário do Prof. Guilherme Shibata e que conta com 46 edições sobre diversas obras e autores. Assista e anote as dicas para as suas próximas leituras:

Outra sugestão, também desenvolvido pelo Prof. Guilherme Shibata é o “Palavrão Literatura” que pode ser assistido abaixo:

Com informações da Revista Seleções

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS