Bancas de concursos: conheça o perfil das principais organizadoras

Atualizado em 26/09/2022 às 08:59

Quais são as principais bancas de concursos públicos?

Banca examinadora ou organizadora é a empresa responsável pelo certame. Por isso, no post de hoje vamos te mostrar as características das principais bancas de concursos. Todo concurso precisa escolher uma empresa para isso, mesmo que seja o próprio órgão. Essa é a terceira etapa do certame, antes disso ele precisa ser autorizado e definir a comissão.

Saber mais sobre a banca é bem importante para a sua aprovação. Pois assim, você saberá qual é o estilo de cobrança e como as perguntas estarão estruturadas na sua prova. Por exemplo, há bancas em que uma certa anula uma errada e outras que priorizam as pegadinhas. Para você saber mais separamos as 6 principais organizadoras de concursos, confira abaixo!

 

Banca Cebraspe/ CESPE

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o antigo CESPE e é também a banca mais conhecida e temida. Isso porque ela tem um modo de avaliação diferente onde uma errada anula uma certa. Até pouco tempo atrás, em todas as provas, você precisava responder as questões com “F” para falso e “V” para verdadeiro, mas agora a banca tem apostado mais em questões de múltipla escolha.

Esse estilo de cobrança dificulta o famoso “chute”. Afinal, se uma errada anula uma certa não vale a pena chutar e arriscar perder um acerto que já era garantido. É melhor não pontuar, mas também não perder. A CESPE foi a organizadora de grandes concursos como Banco Central e Banco do Brasil. Uma dica para se dar bem em provas dessa banca é praticar a leitura rápida e se concentrar para não perder ainda mais tempo com os longos enunciados.

 

Questões de concursos da CESPE

 

Para você começar a se preparar agora mesmo, separamos alguns vídeos gratuitos com dicas de professores. No vídeo abaixo, o professor Renato Baggio dá dicas sobre como é a cobrança de inglês nas provas da CESPE. Tem um exemplo de questão com pegadinha, então dá o play e venha aprender!

 

 

 

E para você não deixar nada de fora, a professora Daniela Tatarin preparou um vídeo sobre como a CESPE elabora as provas discursivas. Fique por dentro do estilo de prova, direcionamentos e método de correção.

 

 

 

Banca FGV

A Fundação Carlos Chagas além de ser a banca de concursos de polícias e secretarias, é também a responsável pelo Exame de Ordem. A fama da FGV é de ser imprevisível, sem padrão, sendo uma prova muito diferente da outra, principalmente em níveis de dificuldade.

Essa banca traz textos longos seguidos de questões de interpretação e gramática. E na parte de Direito tem cobrado casos práticos e questões multidisciplinares.

 

Questões de concursos da FGV

 

Agora vamos conhecer o estilo de cobrança da disciplina de inglês, é só dar o play nos vídeos abaixo e aprender com o professor Renato Baggio.

 

Banca Vunesp

Responsável por concursos de tribunais, polícias e prefeituras, a VUNESP tem fama de não ser tão rígida. Porém, na parte de Língua Portuguesa é cobrada muita gramática e no Direito é preciso ter um grande conhecimento do texto da lei.

 

Questões de concursos da Vunesp

 

O professor Ricardo Beck veio te ensinar na prática! No vídeo abaixo, você aprende com a resolução de questões de Informática aplicadas pela Vunesp.

 

 

 

Banca FCC

A Fundação Carlos Chagas tem em sua carteira concursos municipais, estaduais e federais. Essa banca costuma ser mais objetiva, principalmente no Direito, cobrando a letra da lei, ou seja, o conhecimento literal. Mas atenção porque você pode encontrar pegadinhas nas provas, então leia o enunciado com muita atenção.

 

Questões de concursos da FCC

 

Quer conhecer um pouco mais sobre a prova discursiva da FCC? Então assista ao vídeo abaixo que a professor Daniela Tatarin te explica!

Banca Cesgranrio

Nomes como IBGE e Petrobras são alguns dos órgãos que apostam na Cesgranrio como banca. Podemos contar com um nível médio de dificuldade nas provas. A organizadora usa e abusa de gráficos e imagens nas questões, então você precisa treinar essa interpretação de informações.

 

Questões de concursos da Cesgranrio

 

O professor Leonardo Torres traz uma análise da banca. Ele fala sobre o perfil, mostra as características e comenta sobre algumas questões cobradas anteriormente. Vale muito a pena assistir!

 

 

Banca ESAF

A ESAF aterroriza os concurseiros tanto quando a CESPE. E também é responsável por concursos grandes e concorridos como o Tesouro Nacional. É uma banca um tanto quanto polêmica com alto índice de recursos posteriores, realizados por alunos que não concordam com a cobrança ou correção. Então espere um alto nível de dificuldade. Porém, a ESAF não costuma cobrar todos os itens do edital, por esse motivo, contar com professores experientes para apontar o conteúdo que realmente cairá na prova é um diferencial.

 

Questões de concursos da ESAF

 

Então vamos para mais dois vídeos do professor Baggio, assim você conhecerá o estilo de cobrança da banca!

 

No Aprova Concursos otimizamos seu tempo com o conteúdo que realmente cai na prova, assim você estuda certo e garante a aprovação! Confira nossos cursos!

 

ESTUDE PARA CONCURSOS COM O APROVA

Para mais informações ligue 0800 606 8889

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS