Primeiramente, muitos concurseiros têm dúvidas sobre como estudar atualidades para concurso, disciplina presente em muitos editais para diferentes cargos públicos. Será que é necessário somente ler jornais e assistir noticiários para ficar dentro dos principais assuntos?

mulher pensando

Saiba como estudar atualidades para concurso!

Seja como for, ler jornais ou revistas, portais de notícias online, assistir ou ouvir noticiários é parte principal do estudo para atualidades. Mas, é necessário ter critério para não acabar focando em assuntos que não fazem parte das provas e perdendo um precioso tempo de preparação.

Saiba como você deve estudar atualidades para concurso

Por isso a primeira coisa a ser feita quando você estuda atualidades para concurso é a leitura do edital, para entender exatamente o que será cobrado na prova. Veja como exemplo o que foi cobrado dentro da disciplina de atualidades, em um concurso público para o cargo de escriturário do Banco do Brasil:

fachada do banco do brasil

Banco do Brasil

“Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental, segurança e ecologia, e suas vinculações históricas.”

Por outro lado, o conteúdo de atualidades cobrado no edital do concurso público da Polícia Federal, para o cargo de Agente de Polícia, exigia conhecimento das seguintes áreas de conhecimento:

servidores da polícia federal

Polícia Federal

“Segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.”

Nesse sentido, não adianta ler qualquer jornal, revista ou site de notícias da internet e nem ouvir ou assistir determinados programas de televisão ou rádio. É preciso selecionar os tipos de mídia e as seções que serão aproveitadas. Dessa maneira, assim como no concurso do Banco do Brasil, os conteúdos que mais costumam aparecer nas provas de atualidades estão nas seções:

– Mundo
– País
– Política
– Economia
– Meio ambiente
– Tecnologia
– Ciência

Dependendo do veículo, é provável que as seções possuam nomes diferentes, mas ofereçam conteúdos equivalentes aos assuntos mencionados na lista acima.

Sem dúvida, o mais importante é que você crie o hábito de acompanhar as notícias, não só através da leitura de conteúdo em diferentes sites, como também assistindo ou ouvindo opiniões diversas sobre todos os assuntos. Você deve ser capaz de fazer associações sobre o impacto dos fatos noticiados, conhecendo sua raiz histórica.

Em conclusão, mais importante do que simplesmente ler as notícias, é preciso entender como aquilo aconteceu e aonde o fato poderá chegar. Para isso, é válido buscar referências anteriores aos acontecimentos que estão sendo noticiados agora, e a internet é o modo mais rápido.

Questões de concursos público sobre atualidades

Só para ilustrar, veja como o tema de atualidades foi cobrado no concurso público realizado em 2018, pelo Banco do Brasil para o cargo de Escriturário:

Questão de atualidades do Banco do Brasil

Com o objetivo de evitar crises financeiras, o Banco Central do Brasil tem adotado, nas últimas décadas, diversos mecanismos visando a compatibilizar as normas do Sistema Financeiro Nacional com os requisitos emanados dos chamados Acordos de Capital da Basileia, que estabelecem regras do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) para assegurar a estabilidade financeira internacional. Desde o final da década de 1980, foram emitidos os Acordos da Basileia I (1988), Basileia II (2004) e Basileia III (2010).

No caso do Acordo da Basileia III, concebido após a crise financeira global de 2008, as normas introduzidas e já implementadas pelo Banco Central do Brasil foram ainda mais rígidas, porque

a) impuseram proibições aos bancos de transacionarem nos mercados de derivativos, altamente vulneráveis a especulações financeiras.

b) estabeleceram mecanismos de supervisão bancária prudencial e disciplina do mercado bancário.

c) fixaram exigências de capital para riscos de crédito e de mercado, bem como para risco operacional.

d) adotaram maiores exigências adicionais de capital principal, incluindo procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados pelo risco referente às exposições ao risco de crédito.

e) estabeleceram mecanismos de supervisão do processo de avaliação da adequação de capital dos bancos.

Clique aqui para responder!

Questão de atualidades da Polícia Federal

Veja como o tema de atualidades foi cobrado, em uma das questões de concursos público da Polícia Federal, do certame realizado em 2014 para a função de Agente Administrativo:

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez, no final do ano de 2013, um apelo recorde para operações de ajuda humanitária em dezessete países em 2014. Metade do dinheiro, cerca de 6,5 bilhões de dólares, será destinada a socorrer 16 milhões de sírios afetados pela guerra civil que já dura quase três anos. O Globo, 17⁄12⁄2013, p. 27 (com adaptações). Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens subsequentes.

Diversas organizações não governamentais dedicam-se ao trabalho humanitário em âmbito mundial, a exemplo da Cruz Vermelha Internacional.

(  ) Certo
(  ) Errado

Clique aqui para responder!

Dicas para estudar atualidades para concursos

Primordialmente, recomendamos que você aproveite seu tempo no carro ou no ônibus e sintonize o rádio em uma estação de notícias, de preferência com abrangência nacional.

Por outro lado, se você passa muito tempo se deslocando com auxílio do transporte público, seja através de metrô, trem ou ônibus, também pode aproveitar este período para fazer uma leitura.

mulher lendo no ônibus

Aproveite seu tempo no transporte público!

Além disso, final de semana também é dia de estudar: os grandes jornais costumam publicar matérias completas e importantes para os concursos nos domingos. Então, este também é um dia para realização de leitura de jornais.

Ao mesmo tempo, a internet é uma excelente ferramenta para estudar atualidades para concurso. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com notícias reduzidas, que não trazem todas as informações, e também com as fontes consultadas (existem muitos sites que não são confiáveis).

Com o intuito de não esquecer do que você pesquisou, faça anotações sobre os temas mais importantes. E tome muito cuidado para não confundir os países. Saber onde os mesmos se localizam e quais são suas principais características políticas e socioeconômicas é fundamental ao prestar concursos públicos.

Podcast sobre atualidades para concursos

Uma excelente maneira de aproveitar seu tempo e ainda se preparar para concursos é ouvindo podcasts. É como se fosse um programa de rádio, mas não é: ao invés de ter um horário certo para ir ao ar, o podcast pode ser ouvido na hora e da maneira que for mais conveniente, ou seja como encaixar melhor na sua rotina. É possível ouvir na internet e o melhor ainda, de graça!

homem ouvindo podcast no ônibus

Ouça podcasts no transporte público!

Seja em um site ou aplicativo específico, você pode escutar quando preferir: no trânsito à caminho do trabalho ou da aula, fazendo uma tarefa da rotina diária da casa (por exemplo: lavando a louça), relaxando em uma rede na praia, praticando exercícios na academia… As possibilidades são infinitas!

Uma boa opção é podcast “O Assunto” ele é disponibilizado diariamente e conta com a apresentação da jornalista Renata Lo Prete que discute com profundidade um grande assunto do momento.

Ela recebe jornalistas e analistas da TV Globo, do G1, da GloboNews e dos demais veículos do Grupo Globo para contextualizar, explicar e trazer um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo, além de contar histórias e entrevistar especialistas e personagens diretamente envolvidos na notícia. Ouça abaixo:

Exemplos de atualidades para concurso

A fim de te ajudar na preparação para os próximos certames, separamos um vídeo com a Professora Cleuza Cecato em que ela comentar quais são as atualidades para concurso mais importantes dos últimos meses.

Com toda a certeza, além de concursos públicos, esses temas podem aparecer também no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e também nas próximas avaliações de diversos vestibulares em universidades públicas e particulares pelo Brasil.

E fique ligado, pois a atualidade pode aparecer não só como questão objetiva mas também como tema das redações. Assista:

Além disso, para complementar as explicações do vídeo acima, separamos também alguns links de apoio sobre cada uma das atualidades para concurso mencionadas pela Professora Cleuza Cecato, confira:

– União Europeia e o apoio ao Mercosul
Acordo de livre comércio entre Mercosul e União Européia
500 anos da morte de Leonardo da Vinci
– Como o brilho de Leonardo da Vinci persiste
50 anos da chegada do homem à Lua
– Como foi a chegada do homem à Lua
– Sancionada lei que permite internação involuntária de dependentes químicos
– Aumento de DST na era dos aplicativos de paquera

Temas que podem cair na prova de atualidades

Contudo, se você não tem o hábito de ler livros, jornais e não está por dentro dos assuntos diários do Brasil e do mundo, não se preocupe! Selecionamos alguns temas, ilustrados através de videos para você ficar bem preparado para a prova do seu próximo concurso público:

Tragédia de Brumadinho

Primeiramente, será que aprendemos com as tragédias? Os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato fazem uma análise do acontecimento de janeiro do ano passado, mas que ainda repercute em todo o Brasil. Assista:

Idosos e suas relações

Em resumo, neste vídeo os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato falam sobre os idosos em algumas de suas circunstâncias: previdência, saúde, relações sociais e preparação para esse período da vida. Assista:

Onda conservadora de direita

Em terceiro lugar, os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato fazem um apanhado com vários assuntos interessantes que têm chamado a atenção do mundo. Entre eles o crescimento da extrema-direita, a relação de Donald Trump com o esporte, e também as questões ligadas ao tema da imigração. Assista:

Feminismo

No momento em que vivemos um tema muito recorrente e que deve ser discutido é o feminismo. Neste primeiro vídeo os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato destacam uma expressão revisitada: o Feminismo Especulativo e sua ligação com o movimento MeToo. Assista:

Ao passo que, neste segundo vídeo sobre feminismo, os professores discutem sobre o fato de as mudanças do corpo feminino ainda serem considerados um tabu em pleno no século XXI em muitas culturas. Como exemplo, eles citam o documentário “Absorvendo o Tabu”, vencedor do Oscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem. Assista:

Fake News

Inegavelmente, outro tema recorrente que está presente em nosso cotidiano são as fake news. Neste vídeo a professora Cleuza Cecato fala sobre como a divulgação de notícias falsas pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, seja na política, saúde, segurança ou educação. Assista:

Por outro lado, no segundo vídeo sobre o mesmo tema, o Professor Guilherme Shibata discorre sobre as agências especializadas produzir notícias falsas e reforça que não podemos confiar em tudo encontramos nas pesquisas do Google. Assista:

Racismo

Por fim, nos vídeos a seguir os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato discutem sobre racismo. Em primeiro lugar, eles ressaltam a importância da obra de James Baldwin e sua relação com os problemas atuais do Brasil. Assista:

Em segundo lugar, os professores relacionam dois temas muito importantes para o repertório de quem está estudando e de todos os que desejam entender melhor algumas relações sociais contemporâneas: os 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil e o lançamento de um clipe nos Estados Unidos (This is America). Assista:

E, em terceiro lugar, os professores comentam sobre o aniversário do assassinato do pastor, ativista e defensor dos direitos civis dos negros Martin Luther King em 4 de abril de 1968. Assista:

Como estudar atualidades para concurso

No Aprova Concursos nós sempre otimizamos seu tempo. Não só com a duração das videoaulas que possuem apenas 30 minutos como também com as explicações que vão direto ao ponto – apresentando o conteúdo que realmente cairá na sua prova.

Ao comprar qualquer preparatório do Aprova, você garantirá acesso ao Aprova Questões. Só para ilustrar, dentro dessa plataforma você pode responder perguntas de inúmeros concursos e bancas e ainda filtrar por ano, órgão, examinadora, disciplina, assunto, cargo e tantas outras particularidades. É possível praticar pelo site no computador ou baixar o aplicativo e resolver as perguntas em seu celular. Dessa maneira sua preparação será completa e específica ao mesmo tempo.

É importante ressaltar também que nossa equipe estuda não só o edital atual, mas também as provas aplicadas anteriormente. Como resultado, conseguimos compreender quais assuntos são mais cobrados e quais deles nunca aparecem nas perguntas. Desse modo, é possível organizar todo o conteúdo do edital, trazendo apenas os temas que realmente estarão na sua prova.

Com o intuito de exemplificar o jeito Aprova de te preparar, separamos uma playlist especial com diferentes tipos de videoaula aula para concurso onde os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato te explicam como estudar atualidades para concurso. Esta é uma das disciplinas que com toda a certeza poderá aparecer nos próximos concursos públicos. Assista a seguir:

Então, além de conferir como é a nossa didática, fique ciente que comprando um dos nossos preparatórios você receberá acesso também há questões de concursos público, que te ajudarão alcançar a aprovação e conquistar a tão sonhada vaga no serviço público.

Redação e interpretação de textos também são importantes

E ainda, se você quiser se dar bem na próxima prova é importante saber também como fazer redação para concurso público. A redação é classificatória, tem caráter eliminatório e pode ser o diferencial na sua nota que determinará sua aprovação ao prestar um concurso público. Para ver dicas de como escrever uma redação nota 10 é só clicar aqui.

pessoa escrevendo

Interpretação e redação são fundamentais em concursos públicos.

Por fim, além de ficar bem informado sobre as atualidades do momento, você deve saber interpretar o texto ao realizar uma prova de concurso público. A interpretação de texto é uma das disciplinas presentes em todas as provas de certames. É muito importante que você saiba ler o enunciado e usar os seus conhecimentos de interpretação para entender o que aquela questão quer de você, e assim, poder resolvê-la de maneira correta. É só clicar aqui para ler o texto na íntegra.

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Publicado em 18/03/2020

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *