Na década de 80, o psicólogo Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, ou seja, ele entendeu que não existe apenas uma forma de inteligência e sim várias.
Gardner identificou de 9 diferentes tipos capacidades e essas inteligências explicam por que uns são melhores que outros em determinadas áreas.
E você concurseiro já identificou suas principais capacidades? Para ajudar você, nós vamos mostrar a lista completa das 9 inteligências descobertas por Gardner:
Número 1 – Inteligência Linguística
As pessoas que possuem essa inteligência, conseguem organizar suas frases de forma clara e objetiva. Normalmente são pessoas que gostam de ler, escrever, tem boa memória, ótima verbalização e sabem debater. Algumas personalidades dotadas dessa inteligência são Clarisse Lispector, Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana.
Número 2 – Inteligência lógico-matemática
Está presente em pessoas que enxergam com facilidade as projeções geométricas, solucionam com rapidez problemas matemáticos, também, equações da área de informática, química ou física. O cientista Albert Einstein é sem dúvida, um “ícone” quando o assunto é Inteligência Lógico – Matemática.
Número 3 – Inteligência Espacial
Essa é a capacidade de perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir destas ideias iniciais, criar forma equilíbrio e composição. Essa é a inteligência dos arquitetos, artistas plásticos, engenheiros e estrategistas. No Brasil, temos um grande exemplo desta capacidade: o arquiteto, Oscar Niemeyer.
Número 4 – Inteligência Naturalista
É a capacidade de reconhecer e classificar as espécies e organismos, animais, plantas e interagir com eles. Capacidade de entender o funcionamento dos ecossistemas e criar soluções pensando em toda biodiversidade envolvida. É a inteligência envolvida em causas ecológicas, típica dos zoólogos, biólogos e ambientalistas. Um exemplo de personalidade com essa inteligência é o naturalista é Jaques Costeau.
Número 5 – Inteligência Intrapessoal
É caracterizada pela inteligência da auto-estima, do auto-respeito e da auto-aceitação, ou seja, é a maneira como a pessoa se vê e como convive com suas limitações e potencialidades. Aparece em pessoas otimistas, que respeitam seus valores morais e princípios, como filósofos, romancistas e místicos. O líder indiano Mahatma Gandhi demonstrava essa capacidade.
Número 6 – Inteligência Interpessoal
Capacidade de entender as emoções, sentimentos, motivações e desejos das outras pessoas. Associada à empatia, podemos caracterizar em pessoas com sociabilidade, cooperação, capacidade de fazer amigos, comunicabilidade. Essa inteligência é encontrada em psicólogos, professores e políticos. Um exemplo de Inteligência Interpessoal é o pai da psicanálise Sigismund Freud.
Número 7 – Inteligência Musical
Capacidade para discernir sons, de apreciar, compor ou reproduzir música. Sensibilidade para componentes musicais, como o timbre e as texturas. Aparece em compositores, músicos, maestros e cantores. A competência de Mozart demonstra essa inteligência.
Número 8 – Inteligência Corporal-cinestésica
A inteligência Corporal-cinestésica é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo inteiro ou parte do mesmo. Muito aguçada em bailarinos, jogadores de futebol e outros atletas, cirurgiões e artistas de circo. Um dos atletas brasileiros que demonstrava essa inteligência era o jogador Pelé.
Número 9 – Inteligência Existencialista
A mais recente das inteligências propostas implica na consciência de si no universo. É a capacidade de ver o todo, mais que a soma das partes, capacidade de sermos nós próprios e estarmos bem conosco e com o mundo. Inteligência típica de filósofos e religiosos. Um exemplo dessa capacidade é o líder budista Dalai Lama.
Essas são as 9 inteligências descobertas por Gardner, e, agora que você já sabe quais são elas, talvez identifique mais de uma no seu dia-dia de estudos!
É importante que você tenha consciência de suas capacidades, isso melhora o aprendizado e trás mais confiança na hora da prova.
Comente