Atendendo a pedidos, o Aprova Informa desta semana será sobre o concurso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – a Anvisa, que teve suas inscrições encerradas no último dia 14.
Confira!
Os salários oferecidos – que vão de R$4.760,18 a R$10.019,20 – tornam esse concurso um dos mais cobiçados. Por isso, é bom estar preparado para enfrentar a concorrência.Para guiar seus estudos, é recomendável visitar o site da Cespe/UnB, que organizou os últimos concursos, e resolver as questões das provas anteriores. Este ano, no entanto, a banca organizadora contratada pela Anvisa é a Cetro Concursos.
Com isso, há uma mudança na estrutura da prova: enquanto a Cespe utiliza o modelo de certo e errado, as provas da Cetro são de múltipla escolha, trazendo cinco opções de respostas para cada questão.
As perguntas não costumam ser difíceis, mas exigem uma leitura calma e cuidadosa. O candidato que ficar nervoso ou não tiver o hábito de leitura pode ter dificuldade.
As provas, tanto para os cargos de nível superior quanto para os de ensino médio, serão formadas por questões objetivas – divididas em conhecimentos básicos e específicos – e uma questão discursiva.
Para os cargos de nível superior, os conhecimentos básicos cobrados são: português, inglês, direito constitucional, direito administrativo, políticas públicas, gestão pública, regulação e vigilância sanitária.
Juntas, essas matérias representam 40% do peso total da prova objetiva.
Os outros 60% podem ser conquistados com a prova de conhecimentos específicos. O conteúdo varia de acordo com cada cargo e área de atuação e traz assuntos mais complexos e que possuem muitos detalhes.
É recomendável que o candidato divida seu tempo de estudo de acordo com o peso de cada prova.
Outra dica: se o candidato já possui preparo em algumas disciplinas básicas, o tempo de estudo pode ser direcionado para a resolução de questões dessas matérias.
Já para os cargos de nível médio, as disciplinas básicas são: português, raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo, ética, administração pública, vigilância sanitária e administração pública. Essas disciplinas somam metade da prova objetiva.
A prova de conhecimentos específicos também vale 50% do total. Mas, nesse caso, o conteúdo cobrado é bem menor, o que torna mais fácil a distribuição do tempo de estudo.
E atenção! É comum que candidatos de áreas técnicas se aprofundem nos conhecimentos específicos, mas acabem perdendo pontos importantes por errarem questões de Português. É importante dar uma atenção especial a essa matéria, independente do nível e da área em que você se inscreveu.
Além da prova objetiva, os candidatos deverão realizar uma questão discursiva. Ela será relacionada aos temas de Regulação e Administração Pública e Vigilância Sanitária e Saúde Pública para os cargos de nível médio; e Regulação e Vigilância Sanitária para os de nível superior.
Por conta de casos recentes de contaminação, como o do suco Ades e do achocolatado Toddynho, a tendência é que a Anvisa busque candidatos realmente aptos a exercerem as atividades do seu cargo. Por isso, é fundamental estar atualizado e antenado com o que está ocorrendo.
Especula-se, também, que questões ligadas à vigilância sanitária em grandes eventos, como a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, possam ser cobradas.
O que é o Aprova Informa?
O Aprova Informa é um programa online produzido pelo Aprova Concursos. Você é sempre bem-vindo a participar enviando suas perguntas sobre concursos públicos através da nossa página do Facebook: www.facebook.com/aprovaconcursos
Esperamos a sua pergunta!
Comente