Aprova Atualidades 73 – “70 anos de Israel” confira!

No Aprova Atualidades 73 os professores Cleuza Cecato e Guilherme Shibata falam sobre a comemoração de 70 anos do Estado de Israel.

Ao celebrar 70 anos do reconhecimento do Estado de Israel pela ONU, muitas informações sobre política, economia e cultura podem surgir e ser propagadas. Relações diplomáticas importantes e outras bastante difíceis com os países vizinhos fazem de Israel uma espécie de potência isolada na região.

O deslocamento recorrente dos judeus em busca de uma terra é milenar, mas se desejarmos não ir tão longe na história e recorrer aos conflitos mais recentes, podemos começar pelo Sionismo do século XIX até o início do XX.

Para estudar o tema, podemos ouvir “Milonga del moro judío“, do Uruguaio Jorge Drexler, neto de judeus que encontraram refúgio na Bolívia em 1939, período de eclosão dos conflitos e da perseguição que culminaram na Segunda Guerra Mundial (1941-1945).

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o assunto falado pelos professores no Aprova Atualidades 73. Confira!

Israel, 70 anos de avanços rápidos e velhos conflitos

Embora a proclamação da independência tenha ocorrido num 14 de maio, o Estado judaico comemora o seu septuagésimo aniversário nesta quinta-feira – o quinto dia do mês de Iyar de 5778, pelo calendário hebraico. O recolhimento e o luto costumam preceder as festividades em Israel. Nas últimas 24 horas, o país celebrou o Dia dos Caídos, quando todos os locais de diversões públicas ficam fechados.

Israel mata 16 palestinos em Gaza no início dos protestos que durarão seis semanas

A tensão entre Israel e Palestina aumenta novamente. Nesta sexta-feira, a população da Faixa de Gaza começou a levantar barracas de campanha brancas que permanecerão alinhadas na fronteira com Israel como protesto durante seis semanas. É o que as autoridades da Faixa de Gaza, controlada pelo grupo islâmico Hamas, chamaram de Marcha do Retorno, que, no entanto, começou com várias mortes. O Exército israelense, controlado pelo Governo conservador do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, tinha ordens de atirar em qualquer movimento suspeito na linha que separa esses dois “mundos”. Nos incidentes, 16 palestinos foram mortos por tiros das forças israelenses, enquanto outros 1272 ficaram feridos. Um dos mortos tinha 16 anos.

A fantástica história da milonga uruguaia, de Jorge Drexler

“Eu cresci em uma casa onde as tradições viviam harmoniosamente. A família de meu pai é judia e minha mãe é uma cristã não praticante. Não era incomum ver meu avô judeu vestido de Papai Noel, por exemplo, ou meu avô não-judeu em uma sinagoga. Para aqueles que crescem em tal ambiente, é doloroso ver a dificuldade que duas partes de um conflito têm de se colocar momentaneamente no lugar do outro”.

Assim, o cantor e compositor uruguaio conseguiu contextualizar sua audiência, explicando como, tendo saído de sua terra natal, procurou de maneira irremediável drenar a nostalgia do imigrante em sua música.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades no Spotify!

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *