Aprova Atualidades 67 – “Stephen Hawking” confira!

Aprova Atualidades no ar com a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata! O cientista que popularizou, de alguma maneira, a curiosidade pelo fazer científico mesmo para aqueles que não entendem as fórmulas desenvolvidas e utilizadas por ele morreu aos 76 anos de idade. Stephen Hawking poderia, caso se confirmassem os prognósticos, ter falecido aos 23 anos de idade, mas só de atuação efetiva em produção científica somou bem mais que isso. Quem é essa figura que, apesar de fazer reflexões tão abstratas, é capaz de aparecer no desenho “Os Simpsons”? Por que nunca foi premiado com um Nobel?

Vale muito a pena assistir o Aprova Atualidades 67 e ficar cada vez mais por dentro das atualidades!

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o assunto falado pelos professores no Aprova Atualidades 67. Confira!

 

Stephen Hawking, físico britânico, morre aos 76 anos

Stephen William Hawking, físico e pesquisador britânico, morreu aos 76 anos nesta quarta-feira (14) em sua casa na Inglaterra. Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. Também foi um exemplo de determinação por resistir muitos anos à esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa.

O grande problema da física deixado por Stephen Hawking

Em sua autobiografia Minha Breve História, Stephen Hawking recorda que, passados seus anos de estudante, teve que escolher um campo de estudo em que ganharia a vida como cientista. Na universidade tinha sido um aluno preguiçoso, péssimo em matemática, mas também convencido de que as pessoas mais inteligentes da sua geração se dedicavam à física. Finalmente, escolheu a física teórica porque nela podia fazer um nome com uma ideia gerada “numa tarde, ou antes de ir dormir”, como escreveu com uma boa dose de ironia.

O universo numa casca de noz

No livro, o autor de Uma breve história do tempo   obra que o projetou como o maior cientista superstar depois de Einstein — se vale de ilustrações, fotos e esquemas detalhados para mostrar ao leitor comum grandes descobertas no campo da física teórica.

Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo

Série americana de documentário científico. É uma continuação da série de 1980, Cosmos, que foi apresentada por Carl Sagan. O apresentador da nova série é o físico Neil deGrasse Tyson. Os produtores executivos são Seth MacFarlane e Ann Druyan, viúva de Sagan.

O que fez de Stephen Hawking um dos cientistas mais influentes da história

Saiba mais sobre os Teoremas da Singularidade; radiação de Hawking; paradoxo da informação; Inflação cósmica e divulgação científica.

Uma breve história do tempo

Uma das mentes mais geniais do mundo moderno, Stephen Hawking guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar? Com ilustrações criativas e texto bem-humorado, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica das centenas de milhões de galáxias do universo. Para o iniciado, é uma bela representação de conceitos complexos; para o leigo, é um vislumbre dos segredos mais profundos da criação.

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *