No vídeo de hoje do programa “Aprova Atualidades”, os professores Cleuza Cecato e Guilherme Shibata falam sobre o anacronismo. Mas o que vem a ser isso?

“Agir com anacronismo é querer olhar com os olhos de hoje uma obra do passado”, assim define a professora Cleuza.

Em suma, o anacronismo é uma incoerência cronológica acerca de alguns juízos, especialmente uma justaposição de pessoas, objetos, eventos ou mesmo costumes a partir de diferentes períodos de tempo.

Referente ao assunto, os professores relembram a importância de se estudar história para compreender melhor sobre o item a ser ajuizado; dão exemplo do Museu Guggenheim e da Torre Eiffel que tiveram diferentes pensamentos desde a época de sua implantação até o contexto atual.

Citam ainda os Rolling Stones – ao qual eram algo que assustava à época e hoje seus shows são frequentados por todo tipo de gente com normalidade.

Cleuza e Shibata recordam que o modernismo trouxe esse choque, que é preciso ter um olhar cronológico e ter cautela com essa desconstrução temporal, afinal a arte também é um jeito de documentar a história.

Para encerrar, a professora reforça que, fundamental para escrever bons textos, é ter que tirar as “lentes do presente” e não tecer juízos que são do momento, da atual sociedade e seu modo de pensar no tempo.

 

Confira o programa completo sobre anacronismo

 

 

Veja abaixo o link de um importante texto sobre o pensamento anacrônico:

A visão sobre diversas artes em seu tempo e em nossos dias

Anacronismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Assista também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

 

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

 

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições.

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Esperamos por você! Até a semana que vem!

 

Veja mais notícias e dicas de como estudar no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

 Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *