Prestar atenção ao que se come é essencial para o bom rendimento dos estudos. Confira abaixo alguns dos alimentos recomendados.

Grupo Alimentos indicados Benefícios
Carboidratos Pães, maçã

Fonte de energia. Principal combustível para o cérebro, mantendo a força física e mental do organismo.
Complexo B e fibras Produtos integrais e cereais como barrinhas, granola, aveia. Também é um ótimo carregador de baterias para o cérebro.
Minerais e ácidos graxos essenciais Nozes, castanhas, atum e salmão Recomendáveis para manter a memória e a concentração saudáveis
Cafeína Mate, café e guaraná natural São recomendadas doses de 30 a 50 ml, por dia, no máximo. Os mais ansiosos devem evitar o consumo excessivo.
Líquidos Sucos de frutas, água e água de coco Fundamentais para hidratação e ajudam a evitar sintomas como dores de cabeça, fraqueza, náuseas, cãibras e dificuldades
Zinco Fígado, frutos do mar, carnes e gema de ovo. Ajudam na memória
triptofano Queijo branco, arroz, castanhas, soja, leite e iogurte desnatados. Ajudam a controlar a ansiedade.

 

Evite: salgadinhos, bolachas recheadas, sorvetes e chocolates. Esses alimentos contêm altas concentrações de açúcar e boa quantidade de gorduras que retardam o esvaziamento gástrico e atrapalham a digestão.

Lembre-se também de regular os horários das refeições, comendo pequenas quantidades de alimentos, fracionadas em várias refeições durante o dia.

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