A Advocacia Geral da União (AGU) deve divulgar até junho os editais de dois concursos, que devem oferece um total de 38 vagas. Um dos certames abrirá 22 oportunidades para o cargo de Advogado da União, e o outro deve oferecer 16 vagas para a função de Procurador da Fazenda Nacional.
Para participar, os candidatos devem possuir graduação em Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e prática jurídica de, no mínimo, dois anos. A remuneração inicial é de R$ 17.330,33, para ambos os cargos, com regime de contratação estatutário. A lotação será definida após a seleção, por meio de estudos e tratativas com os órgãos de direção superior.
De acordo com extrato de dispensa de licitação, o Cespe/UnB será responsável pela organização do concurso para o cargo de Advogado. Ainda não há confirmação quanto aos locais de prova, mas a previsão é de que elas sejam realizadas em todas as capitais.
A Advocacia-Geral da União é uma instituição pública que tem como objetivo a representação da União no campo judicial e extrajudicial, sendo-lhe, ainda, reservadas as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do poder executivo.
Últimos concursos
Para o cargo de Procurador Federal, o último certame foi organizado pelo Cespe/UnB em 2013, ofereceu 78 vagas e oportunidades em cadastro de reserva, com remuneração de R$ 15.719,13. Para a função de Advogado, a última seleção ocorreu em 2012 e também foi organizada pelo Cespe/UnB, com oferta de 68 vagas.
Os candidatos ao cargo de Procurador passaram por prova objetiva, inscrição definitiva, provas discursivas, prova oral, sindicância de vida pregressa, avaliação de títulos e ainda programa de formação em Brasília/DF.
Com informações da Folha Dirigida.
Comente