Administração Pública e seus conceitos

Publicado em 10/09/2019

Quem pensa em conquistar uma vaga no funcionalismo público deve entender, ao menos, os conceitos de Administração Pública.

E para quem deseja fazer parte da máquina do estado atuando como servidor federal, estadual ou municipal, o professor Cosme Sérgio preparou uma aula supercompleta e esclarecedora sobre o tema.

Confira!

 

 

Conceito de Administração Pública

Ela é a responsável pela máquina do Estado, custeada com recursos do contribuinte.

Desta forma, é possível pensar na Administração Pública, que pode ser federal, estadual ou municipal, como nada mais do que os órgãos e entidades que têm a finalidade de prestar serviço em nome do estado.

Definição clássica de Administração Pública = conjunto de atividades concretas, não abstratas, voltadas necessariamente para o interesse da população. A atividade será subordinada a uma direção política, assim, o governo é que decide o que será executado.

 

Papel da Administração Pública Eficiente:

– Zelar pela imagem do governo e do estado;

– Oferecer bons serviços à população;

– Cumprir as políticas públicas estabelecidas, executando o que deve ser feito.

 

Quem a compõe?

Os servidores públicos que, seja em nível nacional, estadual ou municipal, trabalham diretamente envolvidos na prestação de serviços governamentais básicos. Cabe-lhes executar as leis e realizar os objetivos do estado.

 

Tipos de Administração Pública

Patrimonialista

Burocrática

Gerencial

 

Conceito de Estado

Conjunto de poderes políticos que constituem uma nação; um organismo político administrativo que tem ação soberana, ocupa um território, é dirigido por um governo próprio e se constitui pessoa jurídica de direito público internacionalmente reconhecida.

O Estado representa o próprio povo, a nacionalidade, a coletividade, os valores fundamentais da sociedade. Ele é a nossa bandeira, o nosso hino nacional, o nosso território, a nossa cultura, a garantia de que somos e seremos Brasil. O Estado é a nossa pátria.

 

Questões em concursos

Para que você possa testar seus conhecimentos sobre o assunto, separamos no link abaixo, mais de 5 mil questões que já foram cobradas em concursos públicos.

 

Questões de Administração Pública

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Deixe seu Comentário
3 Comentários

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS