Que tal estudar história vendo um bom filme? Se você gostou da ideia, acompanhe esse post com a nossa Dica Cultural, o filme “A Outra História Americana”. O longa de 1998, traz a temática do Nazismo e preconceito em dias mais atuais. A população, principalmente os mais jovens, revive algumas ideias radicais adormecidas e as coloca em prática novamente.

O filme inicia com uma cena violenta em preto e branco, para indicar o flashback e talvez o racismo. Nela o protagonista, o jovem neonazista, Derek Vinyard (Edward Norton) assassina brutalmente um negro que tentava roubar seu carro.

Enquanto Derek está na cadeia e começa a repensar suas escolhas, Já o irmão mais novo , Daniel Vinyard, se envolve com uma gangue que prega a supremacia branca. Quando Daniel apresenta na escola uma redação sobre o livro Mein Kampf escrito por Hitler, o professor Sweeney pede ao aluno um outro trabalho.  A ideia é que ele reflita sobre as ações do irmão mais velho e apresente o projeto “História Americana X” (título original do longa).

Assistindo, você consegue ter uma breve noção de qual era o clima do nazismo na Segunda Guerra Mundial. Percebe ainda como esse tipo de ódio ainda está presente nas sociedades atuais e o quanto ele influencia na vida de todos. É possível entender também como as ideias são propagadas de geração em geração. Ou seja, você tem acesso a conteúdo para as provas e para a vida.

 

Trailer A Outra História Americana

 

A Outra História Americana e assuntos relacionados

E já que estamos falando sobre as ideias radicais nazistas, separamos um vídeo do programa Aprova Atualidades para você aprofundar seu conhecimento no assunto. Os professor Guilherme Shibata e Cleuza Cecato falam sobre a extrema-direita na Alemanha e assuntos que de alguma forma estão conectados. Então dá um play no vídeo abaixo e vem assistir com a gente!

 

E como acreditamos que uma boa leitura também agrega conhecimento, dá uma olhada no programa Aprova Lendo, em que o professor Guilherme Shibata fala sobre o livro Número Zero de Umberto Eco. O enredo se passa na Europa do fim da Segunda Guerra até chegar nos dias de hoje.

 

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA CONCURSOS E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta a página do Aprova no Facebook! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *