formas_de_estudar

Somos diferentes, então é normal que cada um tenha seu estilo de aprender. Há quem consiga fixar mais o conteúdo lendo, outro que prefira ouvir e um terceiro que goste de escrever para guardar a matéria. Então, hoje trouxemos 4 formas de aprender, para você encontrar seu estilo e descobrir quais são as melhores alternativas para o seu caso.

1. Ver
São aqueles que aprendem olhando gráficos e diagramas, normalmente esse tipo de estudante prefere o silêncio. Se você tem esse tipo de aprendizagem o ideal é fazer resumos da matéria com desenhos e esquemas, ao invés de escrita. Assim a chance de fixar o conteúdo é maior.

Outra boa opção é grifar algumas informações no texto, mas são algumas mesmo, não adianta sair grifando o texto inteiro. Quando possível é legal tomar nota em forma de lista, com frases resumidas, além de usar mapas mentais e associações.

 2. Fazer
Há aqueles que preferem aprender na prática. Nada de ficar lendo e lendo por horas, eles querem resolver questões e exercícios. Ou seja, aprender errando, acertado e batendo a cabeça.

Normalmente essas pessoas só conseguem prestar atenção em algo por um curto período de tempo. Uma boa dica é estudar em pequenos blocos de tempo, aprender em grupo e utilizar jogos lúdicos.

 3. Escutar
É aquele tipo de aluno que costuma repetir as informações em voz alta, eles tendem a ler mais devagar para digerir a informação, ao mesmo tempo em que memorizam.

Pode ajudar, se você repetir conteúdos oralmente, com os olhos fechados ou mesmo na frente do espelho. Palestras e vídeos também podem ser interessantes, além de discussões em grupo.

 4. Escrever
Desde a escola, há sempre aquele aluno que copia toda a matéria do quadro e ainda faz algumas notas ao lado do conteúdo, estudar para um concurso não é diferente para essas pessoas.

Para elas é importante fazer um resumo escrito dos principais temas, listar alguns assuntos também pode ajudar. Pode ser interessante copiar mais de uma vez a mesma informação, para memorizar.

 

Por hoje é isso pessoal, bons estudos e até a próxima semana!

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *