Se você quer garantir a certificação ITIL veio ao lugar certo. No post de hoje vamos dar 5 dicas de como tirar a certificação ITIL Foundation. Então, acompanhe o texto até o final, anote as nossas dicas e fique mais perto da aprovação no teste e de conquistar a certificação para profissionais de TI. Lembrando que ela é de suma importância para melhorar o seu conhecimento e conquistar melhores oportunidades na área.

Confira logo abaixo quais assuntos vamos abordar neste texto. E se preferir, pode clicar no tema que você tem maior interesse.

Dica 1: conheça tudo sobre a certificação ITIL

Conhecer mais sobre a certificação na área de TI é essencial para garantir um bom desempenho na prova. Afinal, você precisa conhecer todos os detalhes possíveis antes de iniciar a sua preparação. Então, vamos explicar tudo para você neste tópico do texto. E a primeira pergunta a ser respondida é: “o que é certificação ITIL?“.

O que é certificação ITIL?

Sendo assim, a sigla ITIL significa Information Technology Infrastructure Library. Mas, podemos definir como um conjunto de boas práticas operacionais, que podem ser aplicadas na gestão de TI de uma empresa. Portanto, podemos dizer que o principal objetivo do ITIL é realizar a melhoria da qualidade dos serviços de TI das empresas. E essa melhoria pode ser alcançada por meio de uma gestão que tenha foco no cliente. Em resumo, o ITIL surgiu na Inglaterra na forma de um compilado de boas práticas do setor de Tecnologia da Informação do Governo Inglês. E por serem consideradas muito eficientes, essas práticas logo foram adotadas por empresas de grande porte no mundo todo.

Podemos dizer que a certificação ITIL é uma das mais importantes quando falamos no mercado de tecnologia. Isso acontece, porque o ITIL valida o trabalho de gestão de TI dos profissionais envolvidos através de um manual de boas práticas. Então, podemos dizer que esta certificação é voltada para os profissionais que desejam crescer no mercado de Tecnologia da Informação. Bem como as empresas que prezam pela qualidade, e também, produtividade e processos, devem investir na certificação ITIL.

Quais são os tipos de certificação ITIL?

Agora você já tem uma boa ideia do que é certificação ITIL, então, precisa saber que não existe apenas uma delas. Na verdade, elas são divididas em cinco níveis. Por isso, para esclarecer, separamos um resumo sobre os requisitos para participar de cada nível e um pouco sobre as provas também. Então, confira logo abaixo e entenda melhor:

  • Certificação ITIL Foundation: pré-requisito para as outras certificações, aborda conceitos de gestão dos serviços de TI e sua terminologia. A prova possui 40 questões de múltipla escolha, para resolução em 60 minutos e a necessidade é de 65% de acerto para aprovação.
  • Certificação ITIL Practitioner: o foco é na aplicação do que foi aprendido em Foundation e, em especial, na melhoria de processos.
  • Certificação ITIL Intermediate: deve ser feita por profissionais de TI que já tem um conhecimento intermediário sobre gestão de serviços de TI. Atesta a capacidade mais prática do profissional, que já passa a receber conhecimento para aplicar o que sabe no negócio. É preciso saber sobre Service Desk e gestão de incidentes.
  • Certificação ITIL Expert: neste nível os profissionais tem contato com o Life Cycle do serviço. E também são avaliados processos e cargos na gestão de TI.
  • Certificação ITIL Master: indicada para gestores e CEOs, ou seja, cargos mais executivos. A abordagem é muito mais sênior e exige uma experiência maior do que 5 anos. Para ser aprovado no último nível, a indicação é de que um curso complementar seja considerado, por conta da maior complexidade que será exigida.

Quanto custa a prova de certificação ITIL?

Essa é uma das dúvidas mais pesquisadas na internet sobre o assunto: “quanto custa a prova de certificação ITIL?“. Então, vamos te contar tudo sobre o tema. Na verdade, há dois valores para fazer a prova e eles dependem da sua escolha. É que você tem a opção de realizar a prova presencialmente, ou então, no modo online. A primeira opção tem o custo de US$ 205, para saber o preço em real, basta multiplicar pelo o valor da cotação do dólar do dia. E nesse preço não estão incluídos os gastos com hospedagem e transporte, por exemplo. Mas, se você optar pela aplicação online, o valor é de US$ 226. (Confira o post completo sobre onde fazer a prova)

 

Dica 2: Saiba o que cai na prova de certificação ITIL

Agora que você já sabe mais sobre o processo que os candidatos precisam passar para conquistar a certificação pra profissionais de TI, precisa saber também o que será cobrado na sua prova. Afinal, é com base nesse conteúdo que você vai planejar a sua rotina de estudos. Então, confira abaixo como a prova é organizada e conheça os objetivos chave que aparecerão no seu teste.

  • Gestão de Entregas: conceitos de planejamento, agilidade e qualidade são abordados. O foco na escala da qualidade também é um ponto.
  • Plano de Gestão de Serviços de TI: avaliação de skills de planejamento, implementação e melhoria do workflow de gestão dos serviços.
  • Gerenciamento de features: exame da gestão de features que suprem as dores de um negócio.
  • Gestão de Infraestrutura: avaliação de identificação das dores do negócio, muitos testes e otimização da operação em TI são abordados.
  • Suporte de produto/serviço: avaliação da criação de um workflow de suporte e prestação de serviço.
  • Gestão de segurança da informação: exame para entender uma organização detalhada de garantia da segurança de informação.

 

Dica 3: defina uma rotina de estudos para a certificação ITIL

O processo de  estudos e preparação pode ser cansativo. Mas esse é mais um motivo para você se organizar, fazer uma rotina de preparação funcional e garantir a aprovação já na primeira tentativa pela conquista da certificação ITIL. Então, a nossa dica é que você faça uma planilha com todos os horários do dia em que você tem um compromisso fixo, como trabalhar e ir a faculdade. Assim, você conseguirá ver de uma forma mais clara, quais são os seus períodos livres, aqueles em que você poderá encaixar a sua preparação para o teste de certificação ITIL.

Afinal, não há um planejamento padrão que sirva para todas as pessoas. Por isso, você precisa montar o seu, respeitando a sua rotina e as suas preferências também. Por exemplo, há pessoas que possuem um rendimento melhor no período da manhã, assim como, há outras que se concentram melhor a tarde ou a noite. Então, todos esses detalhes são importante e devem ser levados em conta na hora de montar o seu planejamento de estudos.

Se você puder contar com um curso preparatório online para a certificação ITIL pode poupar muito do seu tempo. Afinal, assim, não será preciso fazer um planejamento de estudos. Afinal, os professores já fizeram isso por você e trouxeram as matérias que mais possuem chances de cair na sua prova. Então, é só seguir a sequência e se concentrar em aprender. (Confira mais dicas de preparação!)

Dica 4: Teste seus conhecimentos com perguntas anteriores da certificação ITIL

A nossa penúltima dica é que você teste os seus conhecimentos respondendo perguntas aplicadas em edições anteriores do exame. Assim, você vai conhecer um pouco mais sobre o teste e terá resultados melhores no dia oficial, quando for valendo a sua aprovação. Outra boa dica é fazer alguns simulados, assim, além de prever como os assuntos serão cobrados na sua prova, você também pode conferir qual é o seu tempo de resolução de prova. Afinal, no dia oficial, você terá apenas uma hora para responder todas as perguntas e garantir a sua aprovação.

Para te ajudar com essa etapa, separamos algumas questões sobre ITIL que foram aplicadas em concursos públicos anteriores. Não são as perguntas aplicadas no exame da certificação em si, mas com toda a certeza te ajudarão nesse momento de preparação. Assim, você pode testar seus conhecimentos sobre o assunto e ainda tem uma prévia do que é cobrado em concurso público. Afinal, se tornar um funcionário público pode ser uma boa alternativa para o seu futuro, com salários mais altos do que a média do mercado, bons benefícios e  oportunidades para construir uma carreira sólida e de sucesso com estabilidade financeira.

E para otimizar seu tempo, abaixo você pode responder duas questões sobre o tema. Não esqueça de deixar um comentário contando como foi o seu desempenho.

Questão 1

A execução do processo de gerenciamento de incidentes preconizado na ITIL v.3 deve cumprir alguns passos principais a fim de não comprometer ou, pelo menos, a fim de minimizar o impacto no SLA estabelecido entre a prestadora de serviço e seus clientes. Após a recepção do comunicado de incidente (identificação do incidente), os quatro próximos passos devem ser, pela ordem,

a) Classification, Recording, Diagnosis e Matching.
b) Recording, Matching, Classification e Diagnosis.
c) Diagnosis, Classification, Matching e Recording.
d) Classification, Diagnosis, Recording e Matching.
e) Recording, Classification, Matching e Diagnosis.

Já sabe qual é a resposta correta? Então, clique aqui e confira se você acertou.

Questão 2

Ao rever a aplicação da ITIL em determinado órgão, um auditor verificou que os processos gerenciamento da mudança e gerenciamento da configuração e de ativos de serviço atuavam em outros estágios além daquele em que se encontram organizados na ITIL v3.

 

À luz da ITIL v3, infere-se desse achado da auditoria

a) irregularidade, pois todos os processos da ITIL atuam somente nos estágios aos quais eles pertençam.
b) irregularidade, pois somente o processo gerenciamento da mudança pode atuar fora do seu estágio.
c) irregularidade, pois somente o processo gerenciamento da configuração e de ativos de serviço pode atuar fora do seu estágio.
d) ausência de irregularidade, pois todos os processos do estágio transição podem operar tanto nos respectivos estágios quanto no estágio operação.
e) ausência de irregularidade, pois ambos os processos atuam em todo o ciclo de vida, apesar de descritos no estágio transição de serviços.

Clique aqui e confira qual das cinco alternativas é a correta.

 

Questão 3

Segundo a ITIL v3 (2011), uma estratégia consiste em um plano que mostra o modo como uma organização poderá atingir um conjunto de objetivos. Uma estratégia de serviço deve definir como um provedor irá utilizar seus serviços, a fim de potencializar os resultados de negócio de seus clientes, ao mesmo tempo em que viabiliza a obtenção de seus próprios objetivos. Além do desenvolvimento dessa estratégia, existem processos que fazem parte do escopo da estratégia de serviço.

Considere os seguintes processos.

I – Gerenciamento da Demanda
II – Gerenciamento do Portfólio de Serviços
III – Gerenciamento Financeiro de TI

Quais efetivamente correspondem a processos do estágio Estratégia de Serviço do ITIL v3 (2011)?

a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Confira aqui qual é a alternativa correta.

 

Dica 5: Mantenha-se focado no seu objetivo

Essa dica vale para qualquer prova importante que você vá passar durante a sua vida profissional, independente da área escolhida. Então, o primeiro passo que você precisa dar é conferir qual é o seu objetivo, por exemplo, “por que você quer tirar a certificação ITIL?” “Quais são os benefícios que ela trará para a sua carreira?”. Quando você tem essas respostas claras na sua mente, pode avançar com mais confiança rumo ao seu objetivo final.

A ideia é que sempre que você se sinta desmotivado possa olhar para essas respostas e seguir firme no propósito. Então, uma boa estratégia é colocar seus objetivos em um post-it e deixar sempre visível no seu espaço de estudo. Para te ajudar, venha conferir quais são as empresas que utilizam a certificação ITIL no Brasil.

E se quiser conferir mais sobre o assunto, você pode acessar outros posts aqui do blog. Como, por exemplo: tudo que você precisa saber sobre a certificação ITIL, quem precisa ter certificação ITIL, o que é preciso para tirar a certificação ITIL e qual é o papel da ITIL dentro da TI.

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *