5 Dicas para ser aprovado na certificação CPA 10

Atualizado em 15/03/2022 às 14:18

Se você trabalha ou pretende trabalhar na área financeira, mais especificamente em instituições bancárias, precisa saber o que é cpa 10 e cpa 10 para que serve, pois ela vai ser fundamental para garantir seu sucesso profissional. A certificação CPA 10 é determinante para quem atua nessa área. 

Então, se você ainda não sabe ou tem dúvidas sobre  o que é certificação cpa 10 e o que cai na prova cpa 10, veio ao lugar certo! Pois aqui no Aprova você encontra todas as informações necessárias sobre essa certificação profissional. 

Com certeza, ao final deste texto, você estará mais seguro para fazer o Exame.

O que é a certificação CPA 10

Primeiramente, você precisa saber o que significa cpa 10. Dessa forma, podemos dizer que é uma certificação profissional oferecida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). 

Esta certificação é a responsável por regularizar os profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente ao público investidor em agências bancárias, e também com o atendimento ao público investidor em centrais de atendimento.

Em resumo, para se tornar um bancário, o profissional precisa ser aprovado no Exame de certificação. 

Essa certificação, de fato, é considerada um diferencial e as instituições financeiras a levam em consideração no processo seletivo a que passam os candidatos no momento da contratação.  Essa seriedade se deve tanto à obrigatoriedade da certificação para a comercialização de produtos de investimentos, quanto à credibilidade que a CPA-10 tem ao atestar que os profissionais aprovados possuem conhecimentos necessários para atuar nesse mercado de forma satisfatória. 

Como é o Exame da certificação CPA 10?

Então, se você está pensando em obter a certificação CPA 10, precisa saber que para realizar o exame não é necessário possuir uma formação de nível superior específica. Podem participar os profissionais que tenham ou não vínculo com  uma instituição financeira ou até mesmo estudantes que estejam interessados em seguir carreira bancária.

Assim sendo, no caso do profissional que possuir vínculo com uma instituição financeira será classificado como profissional Certificado – CPA-10 e o profissional ou estudante que não possuir vínculo com instituição participante será classificado como profissional Aprovado – CPA-10.

Em resumo, ela é destinada a:  

  • Profissionais que trabalham em instituições que seguem nosso Código de Certificação. 
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código.
  • Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.

O exame CPA10 é realizado totalmente online. Ele é composto de 50 questões de múltipla escolha e tem a duração máxima de 2 horas. A data e hora podem ser escolhidas pelo candidato e não há pré-requisito para participar. Dessa forma, para obter a certificação é necessário apenas ter nota igual ou superior a 70% no exame.

O estudar para o Exame da certificação CPA 10?

Você já percebeu que o objetivo do Exame é testar se o profissional tem a qualificação e conhecimentos necessários para atuar nessa área. Portanto, é importante que você domine os conteúdos que vai cair na prova, mas além disso, você precisa saber isso para uma boa execução das suas tarefas na instituição financeira. 

Pensando nisso, separamos os principais conteúdos que podem cair no Exame. 

Confira: 

  • Fundos de Investimento 
  • Princípios de Investimento: Conceitos
  • Noções de Economia e Finanças
  • Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado 
  • Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor
  • Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa 
  • Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL

Como fazer a inscrição para a certificação CPA 10?

Por fim, se  você trabalha em um banco ou instituição associada da ANBIMA, o setor de Recursos Humanos da empresa poderá fazer a sua inscrição e agendar a prova para você. Se esse não for o seu caso, é só acessar o site da ANBIMA e realizar a inscrição. 

Se a sua dúvida é quanto custa cpa 10, precisa saber que a prova para Associados tem uma taxa de inscrição de R$ 272,00 e R$ 327,00 para não associados. 

Por fim, essa taxa pode ser paga via cartão de crédito ou boleto bancário. 

Apenas após a confirmação de pagamento o agendamento da prova será realizado e você saberá onde fazer cpa 10.

5 Dicas para ser aprovado na certificação CPA 10

Agora que você já sabe tudo sobre o Exame de Certificação CPA 10, está na hora de começar a se preparar para ser aprovado na prova. E para te ajudar nesse processo, o Aprova Concursos preparou 5 dias que são fundamentais para quem quer ser aprovado de primeira. Confira: 

Leia todo o edital 

Este documento se encontra no site da ANBIMA. A recomendação é que ele seja lido antes de efetuar a inscrição para o Exame. É no edital que você vai encontrar todas as informações sobre a prova, desde a inscrição até a divulgação dos resultados. Então, antes de mais nada: leia o edital do Exame de Certificação CPA 10. 

Saiba gerenciar seu tempo de estudo 

Essa dica é essencial para quem está se preparando. Nessa etapa, é importante, de fato, que você reserve um tempo na sua agenda para se dedicar apenas a sua preparação. Então, deixe as redes sociais e distrações de lado por um tempo e foque apenas nos conteúdos e questões do Exame de Certificação.

Também é importante ter um espaço organizado, silencioso e sem interrupções, para que esse tempo dedicado à preparação seja bem aproveitado. 

Gerencie o tempo de estudo com disciplina

No ato da inscrição, o candidato pode escolher a data da prova. Então, se você ainda não começou a estudar, escolha uma data que te proporcione a oportunidade de estudar todos os conteúdos do Exame. E se você já iniciou a preparação, pode escolher o dia da prova com mais tranquilidade. Mas lembre-se, o dia de véspera da prova é para que você relaxe para fazer a prova tranquilamente ou faça pequenas revisões. 

Faça um curso preparatório

Sabemos que todo conteúdo da prova é voltado à atuação na área financeira e tudo o que será cobrado na prova está no site da ANBIMA, mas se preparar, de fato, em um curso cpa 10 online pode ser determinante para a sua aprovação. Além disso, no curso você ter acesso a dicas e conteúdos sobre  como tirar cpa 10. 

Estude com questões 

Depois de fazer o curso preparatório cpa 10 você precisa se preparar de forma prática para o dia da prova. Por isso, responder questões de provas já realizadas pode te ajudar a se sair bem. Então, você pode contar com o Aprova Questões, que possui perguntas específicas sobre essa certificação. 

Sem dúvidas, essa é a forma mais eficaz de se preparar. E para te ajudar nessa etapa, separamos algumas questões do Exame. Confira: 

Questão 1: 

Se determinado mercado é avaliado como líquido, então os títulos devem ser negociados em montantes:

  1. a) Elevados, mas com as negociações alternado significativamente seus preços.
  2. b) Elevados, sem que as negociações alterem significativamente seus preços.
  3. c) Reduzidos, mas com as negociações alterando significativamente seus preços.
  4. d) Reduzidos, sem que as alterações alterem significativamente seus preços.

Sabe a resposta? Então, clique aqui e confira! 

Questão 2: 

Segundo a lei de lavagem do dinheiro:

  1. a) Está sujeito às penalidades aqueles que pratica sonegação fiscal.
  2. b) Está sujeito às penalidades aquele que praticou crime antecedente mesmo se não fez uso do dinheiro.
  3. c) Está sujeito às penalidades aquele que praticou crime antecendente somente se fez uso do dinheiro.
  4. d) Está sujeito às penalidades aquele que fez ocultação ou dissimulação do dinheiro proveniente de crime antecedente.

Sabe qual a alternativa correta? Então, clique aqui e confira! 

Questão 3: 

Sobre os riscos sistêmico e específico:

  1. a) o primeiro refere-se aos riscos de um problema de sistema de um banco, e o segundo refere-se à dificuldade de venda de um ativo.
  2. b) o primeiro é o risco que atinge todos os ativos do mercado, e o segundo é específico do risco de crédito.
  3. c) o primeiro é o risco que atinge todos os ativos do mercado, e o segundo é inerente a um ativo isolado, conforme suas características.
  4. d) o primeiro é o risco que atinge todos os ativos do mercado, e o segundo é específico do risco de conjuntura.

Sabe a resposta? Então, clique aqui e confira! 

Questão 4:

No caso de um cliente novo, que deseja abrir uma conta corrente e apresenta somente a cópia dos seus documentos, o gerente deve:
  1. a) Proceder com a abertura da conta.
  2. b) Exigir os documentos originais e uma cópia autenticada para proceder com a abertura da conta.
  3. c) Exigir duas novas cópias, sendo uma autenticada, para proceder com a abertura da conta.
  4. d) Exigir os documentos originais para proceder com a abertura da conta.

Sabe qual a alternativa correta? Então, clique aqui e confira! 

Por fim, agora que você já conhece tudo sobre a certificação CPA 10, pode começar a sua preparação ou se inscrever para fazer a prova.

CONHEÇA OUTRAS CERTIFICAÇÕES

Para você que tem interesse em outras certificações, não somente na área de TI ou Gestão de Projetos, nós do Aprova Concursos separamos abaixo uma lista com conteúdos específicos e direcionados que incluem também como assunto as certificações bancárias. Não deixe de conferir!

CARREIRAS BANCÁRIAS

ÁREA DE TI E GESTÃO DE PROJETOS

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS