Unhappy - Happy

Só quem realmente se entrega de corpo e alma na preparação para um concurso público sabe que o estudo vira quase uma profissão. Mesmo que você tenha que seguir com outro trabalho, essa etapa toma muito tempo do seu dia. E na profissão de concurseiro todo dia é dia, toda hora é hora. Não há ponto para registrar entrada e saída, mas isso não significa que sejam menos horas nessa função, muito pelo contrário, e nem importa se é sábado ou domingo.

Mas essas mesmas pessoas também sabem que esse é o jeito certo de virar um funcionário público. E para te dar uma forcinha, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter a motivação e a disciplina nos estudos.

1. Defina metas menores – Antes de ser realizado, o sonho precisa se transforma em meta. Os objetivos precisam ser mensuráveis. Então, nada melhor que começar pensando pequeno para construir algo maior. Você pode definir, por exemplo, a meta de estudar 5 horas ao dia ou terminar de ver determinada matéria até uma data estabelecida. O importante é que esses objetivos precisam ser estabelecidos e revistos periodicamente, para se ajustar ao momento atual.

2. Hora do descanso – Nosso corpo e também a nossa mente precisam de um descanso, então não adianta querer estudar tudo sem parar. Deixe algum tempo no dia para descansar, faça alguma atividade física ou simplesmente fique um tempo no sofá da sala, mas não permaneça no seu ambiente de estudo. Assim quando voltar para as videoaulas e materiais de apoio você estará mais focado e renderá mais.

3. Crie recompensas – O estímulo para estudar pode vir de você mesmo. É possível estabelecer um “vale descanso” ou um “vale filme”. A ideia é simples, por exemplo, caso você consiga resolver as questões de matemática sem errar nenhuma, você pode se auto presentear com um vale.

4. Seja paciente – Tudo tem seu tempo, mesmo que ele não seja o mesmo que você deseja. Então é preciso esperar e não se desesperar a qualquer adversidade, porque sabemos que elas vão surgir.

5. Procure pessoas com o mesmo objetivo – Aqueles que estão no mesmo barco que você sabem dos pontos positivos e negativos dessa fase, então se aproxime deles. Um pode servir de apoio para o outro, criando uma amizade focada em um objetivo de vida.

Bons estudos e até a próxima semana!

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *