tempo-dica

Tempo, um bem tão precioso que tantas vezes nos escapa entre os dedos. Falamos que não temos tempo para isso ou para aquilo, mas estamos cada vez mais adicionando tarefas em nosso dia, e ele ainda continua contendo as mesmas 24 horas de mil anos atrás. Mas esse período diário pode se tornar pouco ou suficiente para seus estudos, só depende da sua organização.

Para ajudar a gerenciar as atividades da vida de concurseiro, separamos cinco dicas fundamentais para que você e esse tal de tempo comecem a se entender melhor. Vamos lá?

 

Organize a sua rotina!
Esse é o momento de pegar uma folha de papel e uma caneta e fazer uma tabelinha com os horários das suas principais atividades diárias, aquelas que consomem mais o seu tempo. Como por exemplo, trabalho no período das 8h às 17h, aqui é importante também contar com o deslocamento da volta para casa. Assim, é possível saber quanto tempo disponível você tem para os estudos.

E a partir disso, conseguir se programar para por exemplo: Estudar Língua Portuguesa – Das 21h às 22h. Defina sempre os horários de início e término. Criar uma rotina de estudos é importante para acostumar seu corpo e sua mente para aquela tarefa, do mesmo jeito que sabemos que perto das 12h é o horário do almoço.

 

Carregue os materiais de estudo com você!
Sabe aquele tempo no ônibus até chegar ao trabalho? Ou a espera na fila do banco ou no consultório médio? Esse tempo é valioso se você souber aproveitar. Por isso, carregue sempre suas anotações na bolsa, um fone de ouvido para conseguir acompanhar as videoaulas do Aprova Concursos ou até um aplicativo de gravador de voz no celular, assim você pode deixar recadinhos para si mesmo, como “estudar sobre o uso da crase”.

 

Mantenha seu ambiente de estudos organizado!
É difícil ser organizado em um local bagunçado. Então é importante que o seu espaço de estudos esteja sempre bem organizado. Assim você conseguirá encontrar aquele caderno de anotações ou o livro indicado pelo professor na videoaula de forma rápida, sem perder tempo. Um local com boa iluminação e ventilação adequada também pode te ajudar a render mais!

 

Não exagere!
Você não é uma máquina de estudos, então não se programe para estudar o dia todo sem nenhum descanso. Respeite seus limites e as necessidades do seu corpo. Para conseguir seguir as metas pré-estabelecidas em sua tabela de atividades, mencionada na primeira dica, é preciso parcimônia.

 

É preciso adequar o método!
Somos todos diferentes, então não há um padrão comum a todos. O importante é experimentar e se for preciso adaptar. Com qual matéria eu devo começar os estudos de hoje: Com a mais fácil ou a mais difícil? A mais extensa ou a mais curta? E a resposta é: Com qual você preferir. E se não der certo começar com a mais fácil, tenta inverter. Aos poucos você cria um jeito próprio e funcional de estudar.

 

Bom estudo, concurseiros!

Gostou das nossas dicas? Quer indicar algum tema para a próxima edição? Comenta e conta pra gente!

 

 

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *