concurso Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) teve seu edital publicado para cargos de nível superior. É importante ressaltar que a oferta é de 35 vagas com salário de R$ 8,3 mil. As inscrições seguem até o dia 15/06 e as provas serão realizadas em agosto.

Inegavelmente, é só aqui no Aprova Concursos que você encontra dicas e conteúdos fundamentais para aumentar suas chances de conquistar uma das vagas no concurso do Ministério da Justiça. Confira!

PREPARE-SE PARA O CONCURSO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 9080

CONHEÇA O EDITAL DO CONCURSO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Primeiramente, é através do edital que você fica por dentro dos requisitos exigidos para concorrer às vagas e conhece o estilo da banca que, no caso do concurso Ministério da Justiça, é o Instituto AOCP. Também fica por dentro dos conteúdos que serão cobrados na prova e vários outros detalhes que certamente serão muito úteis.

As contratações serão efetuadas por prazo determinado, nos termos da Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993 e não envolvem, em qualquer hipótese, a estabilidade prevista no argo 41 da Constuição Federal. As contratações obedecerão à ordem de classificação dos candidatos aprovados.

Portanto, para acessar o edital na íntegra basta clicar aqui.

SOBRE O CONCURSO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

A princípio, a oferta é de 35 (trinta e cinco) vagas para o quadro de profissionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com lotação exclusivamente na cidade de Brasília/DF. O período de inscrições já está aberto aberto e segue até 15 de junho de 2020 no site do Instituto AOCP. A taxa custa R$ 60 para todos os cargos.

A saber, o prazo de validade do edital é de 02 (dois) anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado, conforme o Decreto nº 9.739 de 28 de março de 2019.

VEJA OS CARGOS DO CONCURSO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Assim sendo, a oferta é de 35 vagas, distribuídas conforme a tabela abaixo:

Tabela de cargos do Concurso Ministério da Justiça

Tabela de cargos do Concurso Ministério da Justiça

REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES

Analista de Governança de Dados (Big Data)

Primeiramente, é necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior na área de informática/computação; e experiência profissional superior a cinco anos em funções de tecnologia da informação, ou, possuir título de mestrado ou doutorado na área.

Por outro lado também serão aceitos candidatos que possuírem graduação em qualquer área de formação com pós-graduação em informática/computação (mínimo de 360 horas), fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação; e experiência profissional superior a cinco anos em funções de tecnologia da informação, ou, possuir título de mestrado ou doutorado na área.

Por fim, entre as atribuições do cargo, o servidor deverá definir diretrizes estratégicas, propor projetos, coordenar, supervisionar, monitorar e avaliar a implementação do Projeto SINESP Big Data e Inteligência Arficial, no que concerne à implantação e monitoramento das políticas, normas, mecanismos de controle e procedimentos que permitam o gerenciamento de dados sob as perspectivas de compartilhamento, arquitetura, segurança, qualidade, operação e outros aspectos tecnológicos, bem como ao planejamento de contratações e fiscalização de contratos; seguindo os preceitos do PMBOK e DAMA-DMBOK e baseando-se nas diretrizes tecnológicas, políticas e métodos adotados pelo Ministério.

Cientista de Dados (Big Data)

Antes de tudo, os candidatos devem possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior na área de informática/computação; e experiência superior a cinco anos em funções de coordenação de projetos e/ou coordenação de projetos em  ambientes ou linguagem de software livre, ou, possuir tulo de mestrado ou doutorado na área.

Por outro lado também podem participar candidatos com graduação em qualquer área de formação com pós -graduação em informática/computação (mínimo de 360 horas), fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação; e experiência superior a cinco anos em funções de tecnologia da informação, ou, possuir título de mestrado ou doutorado na área.

Em resumo, nas atribuições do cargo o servidor deverá definir diretrizes estratégicas, propor projetos, coordenar, supervisionar, monitorar e avaliar a implementação do Projeto SINESP Big Data e Inteligência Artificial, no que concerne à realização de análises exploratórias de dados, automatização de processos de cálculo de indicadores, levantamento de requisitos, desenho e construção de painéis de BI e de modelos estatísticos, implantação e monitoramento de ambientes de bancos de dados para Big Data, implantação e monitoramento de processo de ETL de bases de dados, implantação de desenvolvimento de sistemas automatizados que usem inteligência analítica; atuação em projetos de machine learning, planejamento de contratações e fiscalização de contratos; seguindo os preceitos do PMBOK e DAMA-DMBOK e baseando-se nas diretrizes tecnológicas, políticas e métodos adotados pelo Ministério.

Engenheiro de Dados (Big Data)

Antes de mais nada, os interessados devem possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior na área de informática/computação; e experiência profissional superior a cinco anos em funções de tecnologia da informação, ou, possuir tulo de mestrado ou doutorado na área.

Por outro lado também podem participar candidatos que possuírem graduação em qualquer área de formação com pós-graduação em informática/computação (mínimo de 360 horas), fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação; e experiência profissional superior a cinco anos em funções de tecnologia da informação, ou, possuir tulo de mestrado ou doutorado na área.

Por fim, entre as atribuições o servidor deverá definir diretrizes estratégicas, propor projetos, coordenar, supervisionar, monitorar e avaliar a implementação do Projeto SINESP Big Data e Inteligência Artificial no que concerne à aquisição, avaliação e processamento de dados de várias fontes e sistemas em plataformas de Big Data, gerenciamento de dados end-to-end, definição de abordagem estratégica para o gerenciamento de dados.

E também manipulação e transformação de dados por meio de ETLs, pipelines, streamings, realtime ou não, implementação de sistemas distribuídos e escalonáveis dedicados ao processamento de Big Data, suporte à correção de bugs e análises de desempenho ao longo do pipeline de dados, colaboração com cientistas de dados para o mapeamento de campos de dados para hipóteses, organização e preparação de dados para uso em modelos analícos avançados, planejamento de contratações e fiscalização de contratos; seguindo os preceitos do PMBOK e DAMA-DMBOK e baseando-se nas diretrizes tecnológicas, políticas e métodos adotados pelo Ministério.

ETAPAS DO CONCURSO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Ao propósito, os candidatos serão avaliados com prova objetiva e avaliação de títulos, na data provável de 2 de agosto de 2020. Serão 60 questões divididas entre temas de língua portuguesa (10), inglês (5), raciocínio lógico (5) e conhecimentos específicos (40).

Dessa maneira, para os classificados haverá ainda sindicância da vida pregressa e investigação social. Todas as etapas do Processo Seletivo Simplificado serão realizadas na cidade de Brasília/DF.

PREPARAÇÃO PARA CONCURSO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Independente de qual dos cargos é o seu objetivo, para conquistar uma das futuras vagas, você precisa de um curso para concurso de qualidade. Esse concurso traz boas oportunidades e oferece salários e benefícios atrativos, portanto, ele é muito visado entre os concurseiros e a taxa de concorrência tende a ser bem alta.

PREPARE-SE PARA O CONCURSO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 9080

Como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos. Assim, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação. Cada curso para concurso é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nossos preparatórios!

E para te dar um gostinho do jeito Aprova de te preparar, separamos abaixo, uma videoaula sobre crase. Esse tema sempre aparece no conteúdo programático dos certames, e a disciplina de língua portuguesa é cobrada nas provas dos dois cargos. Então, é só dar o play no vídeo abaixo e aprender esse assunto de uma vez por todas com a professora Adriana Figueiredo.

RESPONDA QUESTÕES DE CONCURSOS ANTERIORES

Como já falamos anteriormente, você precisa conhecer mais sobre a banca pra poder resolver a prova com mais tranquilidade. Mas, não tem jeito melhor de conhecer uma organizadora, do que respondendo questões que já foram aplicadas por ela anteriormente. Para deixar o sua preparação ainda mais direcionada, separamos mais de 900 questões de concurso aplicadas pelo Instituto AOCP. Então, aproveite essa oportunidades para testar seus conhecimentos e simular o dia da sua prova, assim, você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos.

Teste seus conhecimentos com 910 questões anteriores da banca AOCP

Faça também as provas dos concursos anteriores, assim você ficará por dentro do histórico dos certames da banca AOCP e tem uma prévia do que pode aparecer no grande dia.

Faça provas anteriores da banca AOCP

O QUE É O MJSP?

O Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP é um órgão da administração pública federal direta, que tem dentre suas competências a defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais; a coordenação do Sistema Único de Segurança Pública; e a defesa da ordem econômica nacional e dos direitos do consumidor. O MJSP atua também no combate ao tráfico de drogas e crimes conexos, inclusive por meio da recuperação de ativos que financiem essas atividades criminosas ou dela resultem, bem como na prevenção e combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.A íntegra das competências regimentais do MJSP pode ser verificada na Lei nº 13.844, de 18 de junho de 2019, e no Decreto nº 9.662, de 1º de janeiro de 2019.

MÚSICAS QUE PODEM AJUDAR NOS ESTUDOS

Playlists musicais podem ser grandes aliadas na hora de se concentrar para estudar e também nos momentos em que você precisa movimentar o corpo no intervalo entre sessões de estudo. Pensando nisso, montamos algumas “Playlists do Aprova” para ajudar seja no aumento da motivação, sensação de bem estar, bom humor, criatividade, autoestima e combate ao estresse. Ouça:

SOBRE O CONCURSO MJSP

  • Banca: Instituto AOCP
  • Cargos: Analista, Cientista e Engenheiro 
  • Vagas: 35
  • Remuneração: R$ 8.300,00
  • Nível: superior
  • Inscrições: 11/05 a 15/06/20
  • Prova: 02/08/20

 

Outros concursos abertos no DF

E para te ajudar na escolha do seu próximo concurso público, para você que já mora no Distrito Federal ou pretende se mudar para lá, separamos todas as informações que você precisa saber sobre: concursos abertos df, concursos abertos df nível médio, concursos abertos df nível superior e ainda te explicamos como se preparar com um curso online para concurso! Clique aqui e confira.

VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG DO APROVA CONCURSOS

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

CURTA NO FACEBOOK A PÁGINA DO APROVA! SIGA TAMBÉM NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *