Vagas para funcionário público

Atualizado em 19/08/2020 às 10:33

Conheça as vagas para funcionário público em concursos

Acima de tudo, os concursos público ganham, a cada dia que passa, mais e mais adeptos. Seja devido as poucas oportunidades oferecidas em empresas privadas, seja por motivo de desemprego, ou ainda simplesmente pela possibilidade de mudar de vida graças aos atrativos salários e carga horária de esses cargos oferecem, por exemplo. Assim, dependendo do certame, as vagas para funcionário público são muitas.

Antes de mais nada, é importante saber que pessoas com todos os níveis de escolaridade podem participar de processos seletivos. Aliás, fazer concurso público é a forma mais democrática de conseguir um emprego, ou melhor, um emprego dos sonhos. Sobretudo, basta atender as exigências referentes a vaga, conquistar uma boa pontuação na prova e aguardar a convocação.

Milhares de vagas são oferecidas em concursos públicos

Milhares de vagas são oferecidas em concursos públicos

Portanto, seja sua formação a de nível fundamental, médio, técnico ou superior, certamente haverá uma oportunidade esperando por você. Mas, não deixe de se informar bastante a respeito da vaga para a qual irá concorrer. Nesse sentido, todos os detalhes que você precisa conhecer estarão inseridos no edital.

Antes de mais nada, leia o edital

Talvez você já saiba o quanto esse passo é fundamental na rotina de todos os concurseiros, mas acredite, há quem ainda considere o edital como um documento qualquer. Só que muito pelo contrário, ele é um dos seus principais aliados durante a caminhada, desde o momento da inscrição, passando pela preparação propriamente dita, e até após a realização da prova.

No edital você encontrará todo o cronograma de datas que devem ser respeitadas, tais como período de inscrições, prazo para pagamento da taxa, data de divulgação do local de prova, data da prova, entre outros. Nele também constam as regras que devem ser respeitadas, como tipo de caneta a ser usada, o que pode e não pode levar no dia da avaliação, enfim.

Da mesma forma, uma das informações mais importantes também está lá: o conteúdo programático. Ou seja, todas as disciplinas e respectivos assuntos que serão cobrados para o cargo que você irá concorrer estão especificados nesse tópico.

Como ler o edital de concurso

O edital é um dos seus principais aliados

O edital é seu aliado, tenha ele sempre por perto!

E claro, já que estamos falando de vagas para funcionário público, no edital estarão informados todos os dados referentes ao cargo para o qual você quer concorrer. Quantidade de vagas, nível de escolaridade exigido, entre outros requisitos, como a necessidade de possuir carteira de habilitação, experiência na função, etc.

Essas exigências devem sim ser atendidas, principalmente a que diz respeito ao nível de escolaridade, pois caso seja aprovado e no momento da apresentação de documentos você não comprove aquela escolaridade, não poderá assumir o cargo. Portanto, se você possui nível fundamental não adianta querer concorrer a uma oportunidade de nível médio. O mesmo vale para quem tem nível médio em relação a uma vaga de nível superior. Já o contrário é válido, ou seja, quem tem nível médio pode concorrer a uma oportunidade de nível fundamental.

Quais órgãos oferecem vagas para funcionário público?

Antes de mais nada é importante saber que as vagas para funcionário público são disponibilizadas em órgãos de âmbito nacional, estadual e municipal. Acima de tudo, este último é o que mais oferece oportunidades, tendo em vista a grande quantidade de prefeituras e câmaras que existem em todo território nacional.

Abaixo listaremos, de cada um dos três âmbitos, quais órgãos costumam oferecer uma maior quantidade de oportunidades:

Quais órgãos oferecem mais vagas

Âmbito Nacional

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Receita Federal; Banco Central (BACEN); Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento Penitenciário Nacional (Depen); Controladoria Geral da União (CGU); Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); Agências Reguladoras; Tribunais; Correios; entre outros.

Âmbito Estadual

Secretarias; Polícia Civil; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Ministérios Públicos; Procuradorias Gerais; Defensorias Públicas; Controladorias Gerais; Tribunais de Justiça, Regionais Eleitorais, Regionais do Trabalho, de Contas; Conselhos Regionais; Universidades Federais; Institutos Federais; Departamentos de Trânsito (DETRAN’s); Bancos; e vários outros.

Âmbito Municipal

Prefeituras; Câmaras; Institutos de Previdência; Fundações; Serviços Municipais de Água e Esgoto; Consórcios Intermunicipais; etc.

Como encontrar concursos públicos?

Ok, agora você já sabe quais são os órgãos municipais, estaduais e federais que mais costumam oferecer vagas para funcionário público, mas deve estar se perguntando como encontrá-los. Na realidade existem várias formas, mas as mais simples são diretamente no site do órgão ou, principalmente, aqui no blog de notícias do Aprova.

Blog de notícias sobre concursos públicos

No blog do Aprova você encontra todas as notícias sobre concursos públicos

Afirmamos que um blog de notícias sobre concursos é o melhor modo de encontrar concursos públicos, pois tão logo acontece a confirmação do certame, em poucos minutos a informação é publicada. E nela um compilado com todos os principais detalhes, como período de inscrição, cargos disponíveis e quantidade de vagas, etc.

Da mesma forma, em nosso blog é possível ainda ter uma lista completa de quais são os concursos com inscrições abertas ou editais publicados. Além disso, há também aqueles que estão autorizados ou previstos.

Então estejam os concursos abertos, com editais publicados, ou ainda autorizados ou concursos previstos, é sempre possível estar muito bem informado e escolher qual será aquele no qual buscará a vaga dos seus sonhos.

Quais os cargos com mais vagas para funcionário público?

Claro, os mais diversos cargos são oferecidos em concursos públicos, mas alguns deles tendem a estar presentes na grande maioria dos editais e com quantidades bastante significativas de vagas. Portanto, vamos agora elencar, por nível de escolaridade, quais são as funções que estão entre as mais ofertadas.

Quais as vagas para cada nível de escolaridade

Nível Fundamental

Agente Comunitário de Saúde; Agente de Combate a Endemias; Auxiliar de Administração; Auxiliar de Serviços Gerais; Cozinheiro (a); Gari; Inspetor de Alunos; Mecânico; Merendeira; Motorista; Operador de Máquinas; Recenseador; Servente; Telefonista; Vigia; Zelador.

Nível Médio

Agente (Censitário, Fiscalização, Saúde, Penitenciário); Almoxarife; Analista Bancário; Assistente (Administrativo, Contábil, Procuradoria, Previdenciário); Auxiliar de Enfermagem; Digitador; Eletricista; Escrivão de Polícia; Fiscal; Guarda Municipal; Oficial Legislativo; Técnico (Bancário, Judiciário, Legislativo).

Enfim, ainda nas vagas de nível médio podemos destacar aquelas que, além da escolaridade, exigem também curso técnico na área escolhida. Em suma, nesses casos a quantidade de oportunidades oferecidas também costuma ser bem generosa.

Nível Superior

Administrador; Agente de Polícia; Analista (Administrativo, Contábil, Jurídico, Sistemas, Tecnologia da Informação); Assistente Social; Auditor; Bibliotecário; Contador; Delegado; Enfermeiro (a); Engenheiro; Farmacêutico; Fiscal; Inspetor de Polícia; Investigador; Jornalista; Juiz; Médico; Odontólogo; Papiloscopista; Pedagogo; Perito; Pesquisador; Policial Rodoviário; Procurador; Professor; Psicólogo; Supervisor.

Como você pôde ver, praticamente todas as funções que se possa imaginar são oferecidas em concursos públicos. Isso porque citamos apenas algumas, caso contrário esta seria uma postagem quase interminável.

O importante é que, ao escolher o cargo para qual irá concorrer, além de certificar-se que possui os requisitos básicos exigidos, também tenha certeza que é de fato o que procura. Nos editais é possível encontrar as atribuições de cada uma das funções para saber se realmente seu perfil se enquadra.

O que estudar para conquista uma vaga?

Como dissemos anteriormente, ao falarmos sobre a importância da leitura do edital, é possível saber o que será cobrado, ou melhor, o que estudar para o seu concurso. Basta dar uma conferida no conteúdo programático. Algumas disciplinas e assuntos costumam ser comuns a todos os cargos (dentro do seu nível de escolaridade, é claro), mas não raro existem cargos onde assuntos específicos a ele podem cair na prova.

O que estudar para ser aprovado

No conteúdo programático você fica sabendo o que será cobrado na sua prova

Fazendo uma rápida pesquisa em diversos editais de concursos anteriores, é possível que resumamos para você quais costumam ser os temas mais cobrados. Confira abaixo!

Nível Fundamental

Língua Portuguesa

Leitura e interpretação de textos; Sinônimos e antônimos; Sentido e classe das palavras; Pontuação; Concordância verbal e nominal; Pronomes; Crase.

Matemática

Aritmética; Frações; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples; Equações de 1º grau; Grandezas e medidas; Noções de geometria; Raciocínio lógico;

Informática

Sistemas operacionais; Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Softwares de apresentação; Segurança; Conhecimentos de internet.

Nível Médio

Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos; Tipos e gêneros textuais; Coerência e coesão textual; Formação e significado das palavras; Ortografia e acentuação; Sinais de pontuação; Morfologia; Concordância verbal e nominal; Regência verbal; Sintaxe;

Matemática

Aritmética; Frações; Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC); Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples e composta; Equações de 1º e 2º graus; Grandezas e medidas; Geometria; Raciocínio lógico;

Informática

Sistemas operacionais; Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Softwares de apresentação; Segurança; Conhecimentos de internet.

Apesar de serem assuntos semelhantes aos que você viu no tópico de nível fundamental, não se engane, pois, a complexidade aqui será maior.

Conhecimentos Específicos

Aqui entra um daqueles casos onde vai depender do cargo para o qual se inscreveu. Entretanto, quando se trata de conhecimentos específicos para nível médio, na grande maioria das vezes trata-se de assuntos referentes ao próprio cargo.

Nível Superior

Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos; Tipos e gêneros textuais; Coerência e coesão textual; Formação e significação de palavras; Sinônimos e antônimos; Ortografia; Acentuação; Tipos de frases; Pontuação; Morfologia; Concordância verbal e nominal; Regência verbal; Sintaxe.

Eventualmente, há ainda a grande probabilidade de ser necessário fazer uma prova discursiva. Então, muita atenção também nisso, pois uma boa redação pode ser o diferencial entre sua aprovação ou reprovação.

Raciocínio Lógico

Estruturas lógicas; Lógica de argumentação; Lógica sentencial; Proposições simples e compostas; Tabelas; Equivalências; Leis de De Morgan; Operações com conjuntos; além de assuntos ligados a Noções de Matemática Finita, Estatística, Proporcionalidade e Funções;

Informática

Sistemas operacionais; Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Softwares de apresentação; Segurança; Conhecimentos de internet;

Mais uma vez salientamos que, apesar de serem assuntos iguais aos que você viu quando falamos de nível médio, a dificuldade é bem mais elevada.

Conhecimentos Específicos

Além de assuntos relacionados especificamente a função, eventualmente também podem ser cobrados outros como Noções de Direito, Noções de Administração, Matemática Financeira, Contabilidade e Gestão Pública.

Como estudar para concurso

Inegavelmente, agora que você já sabe tudo sobre a oferta de vagas para funcionário público e como encontrá-las, nada mais correto do que te mostrarmos como estudar para concursos. Seja para você que tem muito ou pouco tempo para dedicar, ou para você que vai se preparar sozinho, a resposta é uma só: vídeo aula para concurso.

Como estudar para concurso público

A melhor maneira de estudar para concursos é assistindo videoaulas

Isso mesmo! De fato o método mais rápido e eficaz de se preparar e ficar mais próximo da conquista da vaga é assistindo videoaulas. Apenas elas, em apenas 30 minutos mais ou menos, são capazes de sintetizar o que é mais importante para você, ou seja, aquilo que realmente vai cair na prova.

Mas, se você pensa que é possível ter o mesmo resultado lendo aquelas apostilas com centenas de páginas, esqueça! Ou seja, você irá apenas perder seu precioso tempo com uma grande quantidade de assuntos que passarão longe de serem cobrados.

Quer alguns exemplos de videoaulas? Então separamos algumas logo abaixo:

Vídeo Aula – Língua Portuguesa Para Concursos

Vídeo Aula – Matemática Para Concursos

Portanto, foque em um curso online para concurso! É nele que você encontrará as videoaulas que te deixarão na rota da aprovação, pois além de apresentarem apenas conteúdos que realmente importam, ainda estão em formato de plano de estudos. Assim sua única preocupação será dar o play e pronto, automaticamente estará estudando da maneira mais eficiente.

Em conclusão, esse preparatório te dará ainda acesso a uma grande plataforma de questões para praticar. Nunca esqueça que a prática leva à perfeição, principalmente quando se trata de preparação para concursos, resolver questões de provas anteriores é fundamental. Desta forma você testa os conhecimentos adquiridos durante as videoaulas e, além disso, ainda ganha mais segurança para marcar as alternativas corretas no grande dia.

Acima de tudo, esperamos que todas as informações e dicas que você viu no decorrer deste post possam ser muito úteis na sua busca por um cargo público. Esperamos ansiosamente poder compartilhar em breve sua história de sucesso em nosso Hall dos Aprovados, com a finalidade de servir de inspiração para outras pessoas.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS