Confira recomendações de especialistas para combater crises de ansiedade ao se preparar para concursos, ENEM, Exame de Ordem e Exame de Suficiência!

Meditação

Também chamada de mindfulness, mas neste caso não importa o nome da técnica, desde que você foque sua atenção em estímulos simples como: controlar a respiração, fazer um autocheckup do corpo ou prestar atenção nos sons ao redor. Tudo isso contribuirá para afastar pensamentos ansiosos.

Aceitação

Algumas abordagens no tratamento dos transtornos, nos últimos anos, concentram-se também em aceitar os sintomas e não sofrer apenas por estar sofrendo. Apesar de o estigma com a saúde mental estar diminuindo na sociedade, não deixe que ele atrapalhe na aceitação da condição e consequentemente na recuperação.

Acompanhamento psicológico

Sobretudo, é muito importante que você busque ajuda profissional, e entre as terapias que os especialistas costumam indicar para quem sofre de ansiedade, a cognitiva comportamental é a mais frequentemente recomendada. Ela é centrada em interromper comportamentos ansiosos, o que gera mais resultado.

Atividade física

Praticar exercícios físicos ajuda na liberação de substâncias que regulam o organismo e causam sensação de relaxamento. Por isso, os médicos recomendam uma atividade física como forma de fazer o próprio corpo produzir o “remédio” necessário para sentir prazer.

Playlist do Aprova para diminuir a ansiedade

Por fim, para ajudar os concurseiros na hora de se concentrar nos estudos, disponibilizamos no Spotify uma nova playlist do Aprova para diminuir a ansiedade. Ouça:

 

Com informações da Revista Galileu

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