O Orçamento 2020, também conhecido como LOA 2020 (Lei Orçamentária Anual) foi publicado no início da semana no Diário Oficial da União e prevê surpreendentemente 51.391 vagas em concursos públicos federais.  A princípio as oportunidades serão distribuídas entre os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público da União e Defensoria Pública da União.

Saiba mais sobre o Orçamento 2020

Inesperadamente, haverá aumento de 1.400% em relação à previsão de 3.369 servidores do Orçamento do ano passado. Assim sendo, do total de vagas previstas para este ano, 45.816 destinam-se ao provimento de postos existentes que ficaram vagos (por morte ou aposentadoria). Da mesma forma, o Orçamento 2020 prevê ainda a criação de 5.575 vagas.

Nesse sentido, o Poder Executivo concentra o número de vagas, com a previsão de provimento de 43.568 postos e a criação de 3.140 vagas nas esferas civil e militar. Já no Judiciário, estão previstos o preenchimento de 1.871 vagas existentes e a criação de 1.417 postos. E o Orçamento destina ainda espaço para o provimento de 147 postos e a criação de sete vagas.

A LOA 2020 prevê também a criação de 1.011 vagas e o provimento de 205 postos na Defensoria Pública da União. Para o Ministério Público da União e o Conselho Nacional do Ministério Público, o texto estipula o preenchimento de 25 vagas existentes.

Por conseqüência a maior parte dos provimentos será executada por meio da convocação de aprovados em concursos já realizados. A autorização para novos concursos depende do Ministério da Economia, que analisará se existem recursos para a contratação de servidores e verificará a necessidade de cada órgão. O Orçamento 2020 destina R$ 344,6 bilhões para despesas com pessoal.

A previsão de vagas para o serviço público federal foi alterada pelo Congresso Nacional durante a tramitação do Orçamento. O projeto original da Lei Orçamentária Anual estimava 32 mil provimentos e a criação de 2 mil vagas nos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e na Defensoria Pública da União.

Informações da Agência Brasil

Concursos Públicos 2020: saiba o que vem por aí!

Saiba o que vem por aí no mundo dos Concursos Públicos 2020, excelentes oportunidades deverão ser abertas em diversos certames neste ano.

Vale lembrar que quanto antes você iniciar seus estudos mais chances terá de conquistar uma vaga!

Aqui no Aprova, você estuda o que realmente cai na prova, com videoaulas atuais, específicas e essenciais e em formato de plano de estudos. Vá direto ao ponto com os nossos cursos, estude com economia máxima de tempo.

ESTUDE PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS 2020 

Para mais informações ligue 0800 606 8889

Clique aqui e leia mais sobre os concursos de 2020!

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Uma resposta para “Orçamento 2020 prevê 51,3 mil vagas em concursos federais”

  1. Laurindo Fernandes da Silva disse:

    Eu quero ficar por dentro dos novos concursos que estão chegando no mercado de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *