Como Final do ano chegando, e enfim, é hora de iniciar a preparação para as oportunidades de 2020. E mais do que se preparar intelectualmente, quem enfrenta as provas de concurso sabe então que trabalhar o lado emocional também pode surtir efeito positivo no seu desempenho.

Por isso, selecionamos abaixo 5 técnicas de relaxamento que, além de poderem ser utilizadas no dia a dia, também podem ajudar a aliviar a tensão pré-prova. Conheça:

Meditação

técnicas de relaxamento 1

Como resultado, proporciona um efeito calmante no corpo e na mente. Para praticar:

Sente-se de pernas cruzadas em um lugar calmo e tranquilo;
Feche os olhos e respire profunda e lentamente;
Afaste todos os pensamentos;
Concentre sua atenção em um objeto;
Permaneça em estado de relaxamento por 2 ou 3 minutos.

De fato, o exercício fica bem mais fácil com a prática!

Técnicas de relaxamento

Relaxamento Muscular

técnicas de relaxamento 2

Por meio de exercícios simples é possível relaxar e descansar. Experimente:

Deite-se de costas no chão ou cama, com um travesseiro sob os joelhos, e um travesseiro bem fino sob a cabeça. Relaxe nesta posição por alguns minutos;

Nos minutos seguintes, contraia e solte três vezes cada um dos principais grupos musculares, na seguinte ordem: panturrilhas, coxas, nádegas, abdome, peito, costas, mãos, braços, ombros, pescoço e rosto;

Dessa forma, contraia cada músculo por 3 segundos, depois relaxe lentamente a tensão;

Descanse por 5 minutos, desfrutando da sensação de relaxamento profundo;

Levante-se devagar.

 

Massagem no couro cabeludo

técnicas de relaxamento 3

Use esta técnica quando sentir uma ameaça de dor de cabeça.

Segure um punhado de cabelo junto ao couro cabeludo, apertando e soltando o punho diversas vezes;

Sem soltar o cabelo, repita o movimento para trás e para frente, sentindo a movimentação do couro cabeludo;

Repita por toda a cabeça e, principalmente, na região da dor.

 

Exercício de respiração

técnicas de relaxamento 4

Respirar profunda e lentamente proporciona uma maior quantidade de oxigênio, ou seja, diminui a ansiedade.

Deite-se de costas e leve as duas mãos para trás da cabeça, deixando os braços em direção ao chão;

Nesta posição, respire profundamente dez vezes;

Deite-se na cama e, com a cabeça apoiada, repita a sequência de respirações;

Repita esta técnica por três vezes.

 

Exercite  o pensamento positivo

técnicas de relaxamento 5

Você pode até não acreditar, mas pensar em coisas positivas possuem um efeito relaxante.

Concentre em coisas boas. Pode ser um cheiro gostoso, um livro inesquecível ou uma pessoa em especial;

Crie uma rotina de agradecimentos que ajude a identificar os aspectos positivos da sua vida;

Se algo deu errado, pense em encarar o assunto sob uma nova perspectiva e tente algo diferente;

Livre-se de pensamentos negativos que não contribuem para a sua evolução.

 

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Publicado em 16/12/2019

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