É difícil manter um ritmo alto de preparação para concurso e depois desacelerar para conseguir relaxar ou dormir. Por isso, hoje vamos te ensinar técnicas de meditação para estudar melhor, encontrar um equilíbrio entre o corpo e a mente. Com a meditação é possível reduzir estresse e ansiedade, assim você conseguirá se concentrar mais e, consequentemente, ter melhores resultados nos estudos. Então confira as três técnicas e escolha uma delas para seguir.

 

Meditação para estudar: Mindfulness

A Mindfulness é uma técnica em que você deve se voltar para o controle das ações do presente. Por isso também é conhecida como “atenção plena” ou “consciência plena”. Vivemos na era da informação, encontramos conteúdos e dados a todo o momento, mas não somos capazes de absorver tudo isso e acabamos nos tornando ansiosos. O mesmo acontece com o concurseiro que sempre tem muita matéria para estudar e compreender.

Essa técnica ajuda a lidar com o agora, aos poucos, você conseguirá estar prestando 100% da atenção no que está fazendo naquele momento, pois apenas o presente é o importante. Assim, você aprenderá a não dar tanta importância ao que virá e está fora do seu controle, ou seja, o futuro. E também deixará de lado as coisas que já passaram e você não tem como mudar, o passado.

Com poucos minutos diários de Mindfulness você já terá ótimos resultados. Vai perceber a diminuição da ansiedade e o aumento do equilíbrio emocional. Clique aqui e acesse um post do Catraca Livre com aplicativos para desenvolver a atenção plena.

 

Meditação Transcendental

Essa é a técnica mais simples, a que menos precisa de concentração e controle da mente, ela se caracteriza pelo “alerta em repouso”. Mas é preciso fazer um rápido curso pra conhecer as técnicas e obter o seu próprio mantra.

Com apenas 20 minutos diários, você conseguirá diminuir a pressão arterial. Além disso, a Meditação Transcendental melhora a criatividade e também reduz o estresse e a ansiedade. Essa técnica não está ligada a nenhuma religião.

 

Meditação para estudar: Zazen

Já a técnica Zazen tem origem budista e algumas regras. A sua principal característica é o não pensamento, então, sua mente não deve estar concentrada em nada. E para praticar o Zazen, você precisa de um local apropriado. A recomendação é que você esteja em um lugar que não seja nem muito claro, nem muito escuro, nem muito frio, nem muito quente. Separamos um vídeo para você entender mais sobre essa prática.

O mais importante nessa técnica é manter a mente livre de pensamentos, quanto mais conectado você estiver em você mesmo, melhor será o resultado. A prática deve ter entre 5 e 45 minutos, jamais deve se passar de 1 hora de meditação.

 

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Publicado em 09/12/2019

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