A série Dark da Netflix está na sua segunda temporada com uma legião de fãs. E essa é uma história para concurseiro, porque cobra muita atenção e concentração do telespectador, duas coisas que você sempre tem na hora de estudar. A história alemã é sobre o desaparecimento de crianças na cidade de Winden, mas não são simples desaparecimentos, eles envolvem viagem no tempo.

Assim, o enredo mostra que o passado, o presente e o futuro estão conectados de formas que você não conseguiria imaginar. E a atenção deve existir, principalmente, para reconhecer os personagens em diferentes momentos e idades da sua vida.

Mas não é só isso, a série Dark apesar de ser considerada ficção científica, traz elementos da vida real. Então, como a gente não perde a chance de trazer conhecimento para você, separamos três curiosidades e referências. Vamos conferir?

 

Série Dark: Triquetra

O símbolo triquetra aparece várias vezes na série para mostrar os anos bases da viagem no tempo: 1953, 1986 e 2019. Originalmente, esse símbolo é utilizado pela Wicca, que é uma classe de bruxas, mas também por diversas outras culturas pagãs. Normalmente as três pontas simbolizam vida, morte e renascimento, além de passado, presente e futuro.

Em latim triquætra, é similar a tríscele e pode ser traduzida como uma representação do infinito nas três dimensões ou a eternidade.

série dark

 

Teoria do Buraco de Minhoca

Você vai ouvir muito sobre buraco de minhoca na série, essa é uma teoria bem antiga. O físico Stephen Hawking, que teve sua história contata no filme “A Teoria de Tudo”, desenvolveu um modelo que é um dos mais utilizados na ficção, os buracos de minhoca seriam capazes de distorcer o espaço-tempo e fazer uma ponte para outra dimensão.

Mas o buraco de minhoca ainda é uma característica topológica hipotética, seria uma espécie de “atalho” através do espaço e do tempo. A ideia é que o buraco possui ao menos duas “bocas”, conectadas a um “tubo”. E se esse buraco é transponível, a matéria poderia viajar de um boca para outra através do tubo. Essa teoria costuma ser considerada válida pela relatividade geral.

Inspiração da máquina do tempo

O modelo que aparece na série Dark e é utilizada pelo personagem Noah também tem uma inspiração mais antiga. O design se parece com a cadeira do filme “A Máquina do Tempo” (2002), e ela, por sua vez, é inspirada no livro de H.G Wells, escrito em 1895. Wells é considerado um dos pais da ficção científica e foi um dos primeiros estudiosos a explorar o tema de viagem no tempo.

 

série dark

 

Extra: Referência a Nietzsche na série Dark

A principal inspiração da série é no filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o seu conceito de “Eterno Retorno”, que fala sobre a eterna repetição da vida: crianção e destruição, bem e mal.

 

Com informações de: Wix

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *