Simples ou composta, certamente a regra de três costuma quebrar muitos galhos na hora de resolver problemas matemáticos.

Mas, você sabe quando ela realmente deve ser aplicada?

Dessa forma, se você tem dúvidas sobre os conceitos e suas aplicações, este texto é para você.

Para começar, então vamos às definições do método, que faz parte do conteúdo de matemática básica, aprendido no Ensino Fundamental:

 

Regra simples

É utilizada para se descobrir um único valor a partir de outros três. Relacionam-se quatro valores, divididos em dois pares de mesma grandeza e unidade interdependentes e relacionadas.

 

Regra composta

Já a regra de três composta é utilizada em problemas com mais de duas grandezas, direta ou inversamente proporcionais.

 

Exercícios que abordam a regra de três

E para que você possa relembrar o aprendizado e testar seus conhecimentos, separamos abaixo o vídeo do professor Daniel Almeida, em que ele comenta sobre o tema e resolve questões.  Confira!

 

Matemática Básica

Precisando retomar alguns conteúdos e conceitos da matemática básica? Fique tranquilo! O Aprova tem um curso na medida certa para você.

O curso de Matemática Básica tem início imediato e conta com 32 videoaulas ministradas pelo professor Braian Azael. Por meio delas são abordados os conteúdos de operações básicas, frações, regra de três simples e composta, porcentagem, equações de 1º e 2º grau, conjuntos e muito mais.

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE NOVIDADES

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *