Gestão do tempo é um problema comum, sobretudo, na vida de muitos daqueles que querem ser aprovados em um concurso público.

Todavia, o dia tem 24 horas para todos e a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua aprovação pode estar na forma de como você faz a gestão do tempo.

Assim sendo, com base em um artigo do educador Tom Coelho, autor do livro “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional”, nós preparamos 3 passos que podem ajudar você a organizar seu dia a dia de forma mais eficiente. Vamos lá?

Gestão do tempo – 3 passos que vão mudar sua vida!

1 – Defina o que você está fazendo

Primeiramente, faça uma planilha descrevendo tudo o que você costuma fazer durante o dia e o tempo gasto com cada atividade.

É importante, nessa fase, não só incluir as horas que você passa no trabalho ou na faculdade, por exemplo, mas também o tempo que você usa para falar ao telefone, ler e-mails, fazer refeições, assistir TV ou para se atualizar nas redes sociais.

É fundamental que você seja honesto consigo mesmo.

2 – Defina o que precisa ou não ser feito

Agora que você já levantou suas atividades diárias, responda às seguintes perguntas:

  • – Quais coisas não precisam ser feitas?
  • – Que itens outras pessoas poderiam fazer?
  • – O que só eu posso fazer?
  • – O que eu deveria fazer que não estou fazendo?

 

O objetivo dessa fase é separar as atividades banais – aquelas que prejudicam sua rotina – daquelas que são fundamentais para que você conquiste o seu objetivo.

3 – Redefina suas prioridades

Uma vez que você identificou o que é ou não necessário na sua rotina, é hora de tomar uma decisão: você deve deixar de lado tudo aquilo que não é importante ou reduzir o tempo gasto em algumas das suas atividades.

Por exemplo: ao invés de olhar sua rede social a cada 30 minutos, deixe para fazer isso uma única vez ao dia. Separe 10 ou 15 minutos para se atualizar e conversar com os amigos – isso deve bastar.

Depois disto, você deverá fazer uma nova planilha, otimizando a forma como você usa o seu tempo.

É importante também classificar as ações como sendo urgentes, importantes ou rápidas. Assim, ficará mais claro identificar as prioridades.

Essa sua nova agenda deverá ser seguida à risca. Não se esqueça que o maior interessado e beneficiado com estas mudanças é você!

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