Com o intuito de te ajudar a se dar bem na segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio que acontece no domingo, 10 de novembro, separamos algumas dicas de memorização!

Dicas de memorização com especialista

A reta final é um dos momentos mais importantes na preparação dos alunos para as provas do ENEM. A repórter Vanessa Léda, da TV Brasil, conversou com um especialista na área. Ele deu dicas de memorização para aproveitar bem esses últimos dias de estudo. Assista:

Mais dicas de memorização para o ENEM

1. Organização

Com o propósito de conseguir estudar todo o conteúdo pedido para o ENEM, é preciso planejamento, tempo e organização!

Por isso, organize-se a partir da quantidade de conteúdo,  as que têm maior peso na nota e quais são as mais difíceis para você. É para essas disciplinas, que você deverá se dedicar um pouquinho mais.

Do mesmo modo, não esqueça de guardar um tempo para resolver exercícios, simulados e fazer revisões. Essas atividades são fundamentais para a memorização.

2. Saiba como estudar

Com toda a certeza, estudar também requer concentração, dedicação e disciplina. Pouco adianta, assistir a uma videoaula, se distraindo com  o celular, lendo as mensagens enviadas por amigos,  ou apenas passar os olhos pelos textos.

Em primeiro lugar, o ideal é encontrar um local adequado, e ficar  longe de coisas que possam roubar seu  o foco. Encontre uma maneira de manter a atenção –  interagir com o conteúdo, pode ser uma solução.

Nesse sentido, algumas pessoas costumam fazer anotações sobre aquilo que estão vendo, outras, fazem um resumo ao final de cada tópico visto. Experimente essas técnicas. Elas também são úteis para ajudar você a fixar melhor o conteúdo.

3. Compreenda a lógica

Segundo os especialistas a memorização eficaz só existe a partir do conhecimento. Então, não adianta sair decorando fórmulas ou macetes para resolver questões.

Se você não entendeu alguma coisa que viu, vá atrás de mais informações. Compreenda a lógica e aí sim, você estará preparado.

4. Cuide da saúde

O branco da memória também pode ser sinal de que algo no seu corpo não anda bem. De nada adianta estudar até a exaustão, é preciso cuidar da própria saúde.

Uma boa alimentação, boas noites de sono e períodos reservados para o lazer são essenciais para isso. Organize sua agenda, de forma que você tenha espaço para essas atividades.

Desempenho no Enem – Você vale mais que a prova!

A primeira prova do Enem 2019 aconteceu no último domingo (03/11), e cobrou os conteúdos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. E embora este tenha sido somente o primeiro dia de avaliação, já tem quem esteja se questionando quanto ao desempenho no Enem.

Mas não sofra por antecipação, valorize seu esforço e não faça comparações! Clique aqui e leia mais sobre o assunto!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA CONCURSOS E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta a página do Aprova no Facebook! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *