A primeira prova do Enem 2019 aconteceu ontem (03/11), e cobrou os conteúdos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. E embora este tenha sido somente o primeiro dia de avaliação, já tem quem esteja se questionando quanto ao desempenho no Enem.

Assim, se você se encaixa neste perfil e acredita que o seu desempenho no Enem não foi como esperava, estamos aqui para oferecer aquele apoio tão necessário.

Portanto, separamos abaixo alguns conselhos que podem ajudar a levantar o seu ânimo e focar no que realmente importa, o segundo dia de prova.

 

Não sofra por antecipação

Por ser uma prova longa, o Enem é cansativo. E partindo deste mesmo princípio, acreditamos que após uma exaustiva jornada de questões, é possível se equivocar quanto ao desempenho real.

Agora é hora de manter a calma e acreditar que o que pôde ser feito, foi feito. Não adianta sofrer por antecipação, uma vez que você ainda tem o segundo dia de provas pela frente e sabendo que a publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões só acontecerá no dia 13 de novembro.

 

Valorize o seu esforço

Você chegou até aqui. Estudou e se dedicou durante um ano inteirinho, dando o seu melhor em busca de uma boa nota.

Depois de tudo, se inscreveu para a prova, e participou dela, ao contrário de muitas outras pessoas que, seja por motivo de atraso, nervosismo, estresse, ou qualquer outro, se absteve no grande dia.

Por mais que pareça insignificante, você precisa se orgulhar do seu esforço.

 

Não faça comparações

Comparar o seu desempenho com os demais, quando você acredita não ter ido bem, é uma forma de se torturar e autossabotar.

Para chegar até aqui cada pessoa teve experiências diferentes e, provavelmente, um ritmo de estudos diferente também.

 

Se permita ficar triste

Sad Young And Restless GIF by CBS

Se nenhum dos conselhos acima adiantou, e você continua com a sensação te ter tomado bomba, se permita ficar triste. Não há nenhum problema nisso.

Porém, tenha em mente que este é um sentimento passageiro, já que o Enem não define quem você é. Como diz o título do texto, saiba que você vale mais que uma prova.

 

Bola pra frente

Depois de tudo e com a cabeça já em ordem, você deve começar a pensar e se programar para o segundo dia de prova do Enem 2019, em que serão avaliados os conceitos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.

Dependendo do curso pretendido, você ainda pode superar as expectativas e garantir a nota necessária para ingressar na faculdade.

Adote uma postura de confiança e enfrente a segunda etapa com toda disposição.

 

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA CONCURSOS E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta a página do Aprova no Facebook! Siga também nosso perfil no Instagram

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *