Se você está focado no Exame de Ordem já sabe que precisa passar por duas etapas para ser considerado aprovado e receber a sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. Então, hoje vamos falar sobre como é a 2ª fase da OAB, qual é a sua estrutura, o que você pode esperar e qual é a melhor maneira de se preparar. Então confira as dicas de quem entende de aprovação!

 

ESTUDE PARA O EXAME DE ORDEM COM O APROVA

Para mais informações ligue 0800 606 8889

 

Como é a 2ª fase da OAB?

Depois de passar pelas 80 questões na 1ª fase do Exame de Ordem e ter acertado no mínimo 40 delas. Chegou a hora de passar pela 2ª fase da OAB. Nesta etapa são cobradas quatro questões abertas, ou seja, sem opções de resposta para marcar “X”, além de uma peça prático-profissional. Na 2ª fase, o candidato resolve a prova com foco em apenas uma área, você pode optar por: Direito Administrativo, Direito Civil
Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito Trabalhista e Direito Tributário.

A escolha da área é realizada já no ato da inscrição. Há pontos positivos e negativos de ter que dedicar seus estudos a uma única matéria. O ponto positivo é que como a escolha foi sua, então você optou por uma disciplina que tem mais facilidade ou mais conhecimento. O ponto negativo é que você precisa fazer um estudo mais aprofundado.

Cada questão, das quatro que serão aplicadas, vale 1,25 pontos e a peça profissional vale 5 pontos, somando assim 10 pontos. Para ser considerado aprovado, o estudante precisa alcançar no mínimo 6 pontos. Mas atenção, para isso, você não pode zerar a peça. O professor Antonio Kozikoski aconselha ler a prova inteira, fazer o rascunho das ideias da peça e retornar para responder as questões. Pois assim, você pode lembrar de novos pontos que podem entrar na peça.

Qual o tempo de duração da 2ª fase do Exame de Ordem?

O aluno tem 5 horas para responder as quatro questões e produzir a peça. Caso não consiga terminar nesse período de tempo, é necessário entregar a prova do jeito que está no momento. O futuro advogado tem direito a uma folha para cada pergunta e outras cinco folhas para a peça prático-profissional. Ainda há folhas de rascunho. Mas atenção, se você for fazer a peça inteira em rascunho, é bem provável que não consiga passar a limpo. Então, o ideal é que faça apenas um esqueleto no rascunho. Cada folha possui 30 linhas disponíveis para a sua escrita. Caso a resposta ultrapasse esse limite, o conteúdo que estiver fora dessas 30 linhas será desconsiderado no momento da correção.

Na 2ª fase da OAB, o candidato pode contar com a consulta ao Vade Mecum, desde que não haja comentários ou anotações. Porém, é aceitável fazer remissões simples entre artigos e usar clipes ou marcadores para destacar as páginas mais importantes do seu material. Então, é importante que você conheça muito bem a sua edição do Vade Mecum, para que a consulta possa te auxiliar ao invés de te atrapalhar.

Preparação para o Exame de Ordem

O Exame de Ordem está a cada edição com um nível maior de dificuldade. Então, você não pode contar apenas com o conhecimento aprendido em sala de aula, precisa fazer um estudo consciente. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a banca responsável pelo exame e não cobra mais pegadinhas, mas sim assuntos interdisciplinares. Então, a ideia é que você não encare como questões, mas sim consultas de clientes. Afinal, o Exame de Ordem serve para te deixar mais bem preparado para o futuro como advogado ou advogada.

 

ESTUDE PARA O EXAME DE ORDEM COM O APROVA

Para mais informações ligue 0800 606 8889

 

No Aprova, você estuda com videoaulas e conta com explicações diretas ao ponto. Ter ao seu lado a experiência de professores que não conhecem apenas de Direito, mas sabem muito de OAB e de FGV é essencial para ser aprovado. Você também tem acesso ao Aprova Questões e pode testar seus conhecimentos com perguntas anteriores e conhecer o estilo de cobrança. Comece agora mesmo a sua preparação!

 

Veja mais notícias e dicas no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES

  Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *