O processo de formação de palavras é um assunto muito cobrado em concursos públicos. Ele faz parte da matéria de Língua Portuguesa. Para te dar uma ajuda no aprendizado, trouxemos uma aula especial com a professora Carolina Santana. E fica de olho até o final do post, porque separamos algumas questões para você testar seus conhecimentos sobre o assunto. Está preparado para aprender sobre processo de formação de palavras?

 

Processo de formação de palavras

A professora Carolina Santana explica que há palavras que são formadas a partir de derivação e composição. E quando há uma palavra derivada, ela precisa ter partido de outra que seja primitiva. Até aí, tá tranquilo, né? Dá uma olhada nos exemplos:

Terra – Terraço, terraplanagem, aterrar

Então, as novas palavras são criadas a partir de afixos. E esses afixos podem ser prefixos, quando é colocado antes, ou prefixo, quando é adicionado depois.

Derivação prefixal (ou prefixação)

Quando é acrescentado um prefixo à palavra primitiva, provocando alteração de sentido.

Leal – Desleal
Feliz – Infeliz
Fazer – Desfazer

Derivação sufixal (ou sufixação)

A derivação sufixal acontece quando há o acréscimo de um sufixo a uma palavra primitiva.

Terra – Terraço
Pedra – Pedraria
Feliz – Felizmente

Derivação prefixal e sufixal

Ainda há palavras que podem sofrer derivação prefixal e sufixal ao mesmo tempo. É quando é acrescentado um prefixo e um sufixo ao radical de forma simultânea.

Desigualdade
Infelizmente
Desvalorização

Então, vale lembrar que nesses três exemplos dados anteriormente, temos nada menos que doze palavras. Se você não conseguiu visualizar todas elas, é só conferir na colinha abaixo:

igual, feliz, valor
desigual, infeliz, desvalor
igualdade, felizmente, valorização
desigualdade, infelizmente, desvalorização

 

PREPARE-SE PARA CONCURSOS COM O APROVA

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

 

Saiba mais sobre processo de formação de palavras

Mas não acabou por aqui não, você ainda vai aprender muito mais sobre o assunto. No vídeo abaixo, você vai observar, por exemplo, como substantivos podem ser criados a partir de verbos e vice-versa. Então, não espere mais nenhum minuto, comece a aprender agora mesmo!

 

Responda questões sobre o tema

Já que você aprendeu tudo sobre o processo de formação de palavras, chegou a hora de colocar em prática. Para isso, separamos quinze questões sobre o assunto, para você fixar o conhecimento. Assim, você aprende com os próprios erros e acertos, simula o grande dia e fica mais perto de alcançar a tão sonhada aprovação. Então, não esqueça de verificar o seu desempenho!

 

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *