Antes de tudo, a rotina de quem deseja ser um servidor público não deve ser voltada exclusivamente para a preparação teórica. A importância do bem-estar ao estudar para concursos deve sempre ser levada em conta.

É fundamental que você tenha no seu dia a dia um tempo, ainda que pequeno, para relaxar e praticar exercícios físicos.

De acordo com um estudo recente da Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, 1.400 adultos e concluiu que aqueles que se dedicavam mais ao lazer e à prática de esportes apresentavam menor circunferência abdominal; pressão arterial mais baixa e menores taxas de cortisol no sangue (hormônio relacionado estresse).

Portanto, uma boa saúde física e mental é essencial, sobretudo para você têm um dia a dia cheio. É importante buscar o equilíbrio. Confira dicas de como isso pode ser feito:

Dicas sobre a importância do bem-estar ao estudar para concursos

Diversão

Em sua rotina, inclua atividades que tragam prazer: separe uns minutinhos para assistir um filme ou série na Netflix; interaja com seus amigos nas redes sociais ou busque um hobby qualquer que te agrade.

E, uma vez por semana reserve um tempo um pouco maior para estar com a família, ir ao cinema, ir ao teatro, visitar museus ou ir a uma festa.

Amizades

Inegavelmente, grande fonte de segurança, apoio, carinho e diversão, as amizades podem te ajudar a superar períodos difíceis e te manter motivado na sua caminhada para conquistar uma vaga no serviço público.

Mesmo que você utilize as redes sociais para interagir com seus amigos, sempre que puder, procure estar fisicamente próximo deles. Este contato é extremamente prazeroso e te ajudará no seu bem-estar geral.

Alegria

Nunca confunda seriedade com mau humor ou sofrimento. Você deve estudar com afinco, mas não encare a sua preparação como um fardo.

Primeiramente, assumindo uma postura alegre diante dos seus objetivos tudo ficará mais fácil. Aprender é muito bom – e a expectativa de saber que você pode realizar um sonho é ainda melhor!

Atividade Física

Igualmente, além de treinar sua mente, você também deve dar atenção ao seu corpo. Manter ambos saudáveis ajudará na fluidez dos seus estudos de forma mais eficiente. Inclua exercícios físicos na sua rotina e você não irá se arrepender!

Aliás, se você não gosta de academia, não se preocupe, caminhar ou correr regularmente em seu próprio bairro já contribui muito para o seu bem-estar.

Pausas

Após certo tempo focado em uma atividade, o cérebro precisa descansar. Caso contrário, seu rendimento pode ser comprometido.

Programe algumas pausas no seu dia e também durante os seus estudos. Você vai notar que após um breve momento de relaxamento, sua capacidade de concentração voltará com mais força!

Gostou das nossas dicas? Se você ainda não adotou, agora é hora de rever seus hábitos e melhorar sua rotina.

Certamente isso trará mais disposição na sua preparação e fará com que sua caminhada fique mais tranquila até a conquista de uma vaga como servidor público.

Afinal, quem sabe no próximo dia 28 de outubro – dia do servidor público, você já terá realizado seu sonho e estará desfrutando de um merecido descanso!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA CONCURSOS E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta a página do Aprova no Facebook! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Uma resposta para “A importância do bem-estar ao estudar para concursos”

  1. Catia Nobre disse:

    Ótimas dicas !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *