ENEM 2022: tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio

Atualizado em 18/10/2022 às 14:57

Falta menos de um mês para as provas da edição 2022 do ENEM! Portanto, se você pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, preparamos um texto especial com tudo o que você precisa saber para conquistar uma boa nota! E ainda, saiba como será a prova a partir de 2024, quando começa a transição para o novo modelo do ENEM.

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para você se dar bem na prova do ENEM. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para você garantir uma boa nota. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Prepare-se para o ENEM

Para mais informações ligue 0800 727 6282

Table of Contents

ENEM 2022

De acordo com o edital publicado, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022, versão impressa e digital, deverão acontecer nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. Serão 180 questões sobre conteúdos referentes às disciplinas do ensino médio, divididas em quatro grandes grupos:

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • Ciências Humanas e suas tecnologias

A prova será realizada em dois domingos seguidos, sendo:

1º dia do ENEM 2022 – 13/11/22

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões):
    • Língua Portuguesa;
    • Literatura;
    • Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol;
    • Artes;
    • Educação Física;
    • Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões):
    • História;
    • Geografia;
    • Filosofia;
    • Sociologia.
  • Redação

2º dia do ENEM 2022 – 20/11/22

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões):
    • Química;
    • Física;
    • Biologia.
  • Matemática e suas tecnologias (45 questões):
    • Matemática.

Ao todo, de acordo com informações da Agência Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que 3.396.632 pessoas estão inscritas para as provas deste ano.

E ainda, no ENEM 2022 as mulheres são maioria entre os inscritos, representam 61,3% do total, no exame impresso, e 54,1%, no Enem Digital. Já em relação à faixa etária, a maior parte dos que farão a prova impressa é formada por pessoas de 18 anos (27,8%). Em seguida, está o grupo de participantes com 21 a 30 (22,1%), que, no caso do Enem Digital, corresponde à maioria (33%). Inscritos com 18 anos são 23,4% dos que realizarão o exame em computador.

Novidades no ENEM 2022

Algumas pequenas mudanças foram anunciadas para a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

A primeira delas diz respeito a aplicação das provas que, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão compostas exclusivamente por itens inéditos. Isso porque, durante a atual gestão do Inep, realizou-se pré-teste de itens, visando tornar o Banco Nacional de Itens (BNI) mais qualificado.

A outra novidade para quem vai prestar a prova se refere a aceitação dos documentos de identificação no dia da prova.

Para este ano, o Inep incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

E para finalizar, a outra inovação é com relação ao tratamento por nome social. O participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho. Já aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante.

Como se inscrever no ENEM 2022?

As inscrições deveriam ser feitas na página do participante (https://enem.inep.gov.br/), entre os dias 10 e 21 de maio, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 85 (a ser efetuado até 27 de maio).

Era necessário informar:

  • endereço de e-mail, telefone celular ou fixo;
  • solicitar atendimento especial (caso necessário);
  • selecionar a cidade onde irá fazer as provas;
  • escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol);
  • criar uma senha, que será solicitada sempre que você acessar o sistema.

Depois de terminado o processo de inscrição, será gerada de uma Guia de Recolhimento da União (GRU) que nada mais é do que o boleto da taxa de inscrição que pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios dentro do vencimento.

Fique atento pois o número de inscrição e a senha cadastrada serão necessárias para acompanhar o andamento do seu processo. Somente com eles será possível consultar o Cartão de Confirmação para saber o local do exame, a data e o horário em que a prova será aplicada.

Neste cartão também deverá estar registrado se o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social (caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas).

Posteriormente, com esse número de inscrição você acessar os resultados e fazer inscrição nos programas do Ministério da Educação (Prouni, Sisu e Fies).

Como obter isenção no ENEM 2022?

Fique sabendo que era possível ter direito a gratuidade na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, mas o período de solicitação iniciou e terminou antes mesmo do período de inscrições. A saber, o prazo de solicitação se encerrou às 23h59 de 29 de abril.

Tem direito à isenção no Enem 2022 quem:

  • vai concluir o ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
  • cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada;
  • tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.820);
  • ou participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda.

Geralmente, os participantes que solicitaram isenção no ano anterior, mas por algum motivo não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar nova isenção para o ano atual devem fazer a justificativa de ausência.

Porém, é preciso ficar atento pois a aprovação da justificativa de ausência no Enem anterior e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem atual não significa que a inscrição foi realizada. Portanto, os participantes devem acessar o Sistema Enem e se inscrever para a edição corrente do exame.

Correção do ENEM 2022

Os critérios de correção deverão continuar sendo de 0 a 200 pontos para cada área do conhecimento totalizando 1.000 pontos nas questões objetivas. E a prova de redação também valerá 1.000 pontos.

Revisão ENEM 2022

Para adiantar sua preparação, você pode começar assistindo a playlist de revisão que montamos para o ENEM 2021. Muitos assuntos são recorrentes em todos os anos da prova, então essas videoaulas podem ajudar você a adiantar seus estudos para se dar bem no exame. Assista:

Redação ENEM 2022

A professora Cleuza Cecato gravou um vídeo com tudo o que você precisa saber sobre redação do ENEM. Confira as dicas para alcançar uma ótima nota no Exame Nacional do Ensino Médio 2022.

Separamos mais um vídeo com a professora Cleuza para te ajudar a ter respertório e até mesmo inspiração para produzir a redação do Exame Nacional do Ensino Médio.

Stranger Things e redação ENEM 2022

Aposto que você não estava esperando encontrar um vídeo que mistura Stranger Things com redação ENEM 2022. Mas a professora Cleuza Cecato veio te mostrar que é possível juntar ficção com realidade e ainda adicionar pensadores contemporâneos.

Confira também os últimos temas de redação, de provas aplicadas de 2012 a 2021 no ENEM:

Novo ENEM a partir de 2024

O Ministério da Educação (MEC) anunciou no dia 17/03/22 quais serão as mudanças aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2024. O novo formato do Enem irá suprir as necessidades criadas pelo novo Ensino Médio, que começou a ser aplicado neste ano e deverá estar completamente implementado até 2024.

Projetada a partir de dois eixos, a atual grade do Ensino Médio divide-se em formação geral básica, com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática (que todos os alunos terão em comum) e Itinerários Formativos, onde os estudantes escolhem conforme suas aptidões e pretensões para o futuro.

Dessa maneira, com base nessa grade curricular, o Ministério da Educação definiu como funcionará o novo modelo da prova do enem. As avaliações continuarão ocorrendo em dois dias, sendo que no primeiro, os estudantes serão submetido a questões referentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já no segundo dia, será possível escolher entre quatro opções de blocos curriculares – que combinam duas áreas acadêmicas – de acordo com o curso superior que os estudantes desejam cursar.

Primeira prova do ENEM 2024

Essa etapa será interdisciplinar e contextualizada, ou seja, não haverá distinção por componentes escolares, com ênfase às áreas de português e matemática.

Também é nessa etapa que acontecerá a redação. Mas, diferente do modelo atual, a avaliação da Língua Inglesa será integrada às questões da área de Linguagens.

Segunda prova do ENEM 2024

Nessa etapa as questões serão referente aos Itinerários Formativos, o que permitirá aos candidatos escolher entre quatro blocos, no momento da inscrição:

  • Bloco I – Linguagens e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Bloco II – Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Bloco III – Matemática e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Bloco IV – Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Formato das questões do ENEM 2024

Atualmente, a prova do Enem possui apenas questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada. No novo modelo a partir de 2024, outros formatos poderão ser utilizados, inclusive no formato dissertativo.

De acordo com o MEC, caberá ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) montar as questões e decidir quais formatos serão utilizados.

E no caso da redação e de eventuais itens dissertativos, o MEC sugere que estes representem 25% da pontuação.

Outra novidade que deve ser implementada em 2024 é um sistema de bonificação para os estudantes que cursaram ensino técnico. Neste caso, o bônus será definido a partir da aderência da formação técnica com o curso superior almejado.

O objetivo do novo Enem será promover a transição gradual para provas digitais e utilização de novas tecnologias, como plataformas adaptativas e novos processos de correção automatizada, com inteligências artificiais para correção de itens abertos e da redação. Mas é importante destacar que as provas físicas serão mantidas até que todos os participantes tenham garantido acesso à tecnologia.

Como estudar para o ENEM?

Para te ajudar na prova do ENEM, preparamos um material especial com base no edital e nas estatísticas de incidência de questões por disciplinas, você verá uma lista dos temas que tem mais chance de aparecer nas questões do ENEM.

Mas antes de você iniciar a leitura dos tópicos, sugerimos que assista a nossa playlist de super-revisão de véspera:

Fique sabendo que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio costumam ser bastante abrangentes nos assuntos cobrados, mas alguns conteúdos aparecem com maior frequência. Confira a seguir o que mais cai no ENEM:

Ciências Humanas

São 45 questões divididas entre as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Os assuntos mais cobrados são:

  • História
    • História Geral 29%
    • Brasil Império 24%
    • Brasil Colonial 18%
    • Brasil Republicano 18%
    • Era Vargas 10%
  • Geografia
    • Meio Ambiente 23%
    • Globalização e Desenvolvimento 20%
    • Agropecuária 18%
    • Clima 15%
    • Geografia do Brasil 12%
    • População 12%
  • Filosofia
    • Teoria do conhecimento 56%
    • Filosofia da ciência 15%
    • Ética 15%
    • Política 13%

O que mais cai no ENEM em ciências humanas

No ENEM a disciplina de Ciências Humanas abrange as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Entre os principais conteúdos a serem estudados, nossos professores destacaram a lista a seguir:

  • Idade Contemporânea
  • Geografia Agrária
  • Ética
  • Mundos do Trabalho
  • Cartografia
  • História do Brasil
  • Ideologia
  • Geopolítica
  • Idade Moderna
  • Meio Ambiente
  • Globalização
  • Democracia e Cidadania
  • Brasil Colônia
  • Natureza do Conhecimento
  • Cultura e Indústria Cultural

Pensando em ajudar na sua preparação, separamos algumas videoaulas com dicas de Ciências Humanas para o Enem, confira:

Geografia: política econômica brasileira

Nesta videoaula, o Prof. Marcus Souza fala sobre a política econômica brasileira tema bastante cobrado nas provas de Geografia do ENEM.

O professor discute ações do governo para conduzir e economia interna e externa do país, e como o tema reflete também nas condições sociais da população (geração de emprego, melhorias na renda, acesso ao consumo básico).

Ele destaca ainda os indicadores socioeconômicos de crescimento da economia: atividades produtivas, comércio internacional e acesso aos bens e serviços. Assista:

Geografia: questões resolvidas

O Professor Rivaldo Machado resolve uma questão de geografia aplicada no ENEM 2017, que necessita de habilidades para interpretação de dados e tabelas, confira:

E nesta outra videoaula, o Professor Rivaldo Machado resolve mais uma questão de geografia que envolve mapas e tabelas:

História: Segunda Guerra Mundial

Na videoaula sobre história para o ENEM, o Professor Pedro Alexandre fala sobre a Segunda Guerra Mundial, conflito que ocorreu entre os anos de 1939 a 1945 e foi uma continuação da Primeira Guerra Mundial. As rivalidades não foram resolvidas entre as nações e os efeitos levaram ao surgimento de mais violência e intolerância.

O professor comenta também sobre os choques de ideologias: consolidação do Estado comunista; ascensão do nazifascismo, Estados democráticos e disputa de mercados consumidores em um ritmo acelerado. Assista:

História: Guerra Fria

Já na segunda videoaula sobre história para o ENEM, o Professor Pedro Alexandre discute a nova estrutura mundial, fases da guerra fria, terceiro mundo, descolonização afro/asiática, era Gorbachev, fim da URSS, revolução chinesa. Assista:

História: questão resolvida

Confira também, com o Professor Pedro Luciano, a resolução de uma questão de história do ENEM sobre a Lei de Terras no Brasil:

Filosofia: questão resolvida

O Professor Leonardo Campoy resolve uma questão de filosofia, que cita um texto do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Assista:

Sociologia: questão resolvida

No segundo vídeo, o Professor Leonardo Campoy resolve uma questão de sociologia que aborda os níveis de desigualdade no Brasil, a partir da última década do século XX. Assista:

Ciências da Natureza

Mais 45 questões distribuídas entre temas de Biologia, Química e Física. Os assuntos mais cobrados são:

  • Biologia
    • Moléculas, células e tecidos 32%
    • Ecologia e ciências ambientais 28%
    • Identidade dos seres vivos 18%
    • Hereditariedade e diversidade da vida 14%
    • Origem e evolução da vida 8%
  • Química
    • Química orgânica  23%
    • Reações químicas 18%
    • Termoquímica 15%
    • Eletroquímica 13%
    • Intermoleculares (propriedades físicas de acordo com interações intermoleculares) 13%
    • Estequiometria 10%
    • Química ambiental 10%
  • Física
    • Oscilações, ondas, óptica e radiação 32%
    • Fenômenos elétricos e magnéticos 30%
    • O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas 14%
    • Temperatura, calor e fenômenos térmicos 13%
    • Energia, trabalho e potência 11%

Linguagens e Códigos

Também possui 45 questões sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Literatura. Entre os assuntos mais cobrados destacam-se:

  • Língua Portuguesa
    • Interpretação de textos 81%
    • Morfologia 10%
    • Figuras de linguagem 9%
  • Língua Inglesa ou Língua Espanhola
    • Interpretação de textos
  • Artes
    • Arte contemporânea 35%
    • Arte moderna 20%
    • Artes cênicas 15%
    • Cultura popular 10%
    • Folclore 10%
    • Música 10%
  • Literatura
    • Modernismo 50%
    • Romantismo 28%
    • Literatura contemporânea 22%

Matemática

Por fim, as últimas 45 perguntas são sobre a disciplina de Matemática e nos assuntos mais cobrados temos:

  • Razões e proporções 24%
  • Análise de gráficos e tabelas 21%
  • Geometria plana 19%
  • Porcentagem 18%
  • Geometria espacial 18%

Inglês ou Espanhol no Enem?

Essa dúvida é muito comum entre os candidatos que vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Já no ato da inscrição você precisa tomar essa decisão e escolher se vai realizar a Prova de Inglês ou Espanhol. Mas afinal, qual das duas línguas estrangeiras escolher?

Muitos estudantes acabam optando pela Língua Espanhola, pela proximidade com a língua portuguesa. Os dois idiomas possuem a mesma raiz linguística, o que dá a impressão de que são muito parecidos. Mas não se engane! Às vezes uma palavra em espanhol que se parece muito com uma em português pode ter um significado completamente diferente.

Já os alunos que optam pela Língua Inglesa, fazem a escolha por já ter mais familiaridade com a língua. Além disso, ela é uma das disciplinas estudadas durante o ensino fundamental e médio.

Um dado interessante sobre as provas do Enem é que, cerca de 60% dos candidatos escolhem Espanhol como língua estrangeira. Porém, os alunos que optam pelo Inglês apresentam um melhor desempenho na prova. A média de acertos de questões de Inglês é de 45% e a de Espanhol de apenas 34%.

Como se preparar para a prova de Língua Estrangeira?

A escolha de uma língua é muito importante para o resultado do aluno. Ao todo, são 5 questões de língua estrangeira das 45 questões totais da prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Ou seja, essa disciplina representa 11% da prova. Isso significa que ir bem nessa prova faz toda diferença na sua nota final.

Uma dica importante é você se familiarizar com a língua. Sempre que possível escute músicas, assista filmes e leia textos no idioma escolhido. Quanto mais você estiver habituado com as palavras e pronúncia, mais fácil será estudar os conteúdos específicos de cada uma para a prova.

Como fazer uma boa redação no ENEM?

Ao se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio você sabe o quanto é importante fazer uma boa redação pois a nota tem grande peso no final.

Primeiramente, é importante que você saiba que ela é corrigida por dois corretores de forma independente. Cada um deles atribui uma nota entre 0 e 200 para cada uma das cinco competências abaixo:

  • Uso correto do Português;
  • Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo;
  • Defender seu Ponto de Vista com argumentos;
  • Demonstrar capacidade de argumentação;
  • Elaborar a Proposta de Intervenção.

Não tem segredo para fazer uma boa redação, a melhor maneira é praticando. Busque temas cobrados em edições anteriores e escreva textos sobre eles, no mesmo formato que será exigido no dia do exame.

Como fazer uma redação nota 1000?

Nós sabemos que o sonho de 10 em cada 10 participantes do ENEM é tirar nota 1000 na Redação. A Prof.ª Cleuza Cecato mostra como alcançar esse objetivo ou chegar o mais próximo possível de alcançá-lo. Assista:

Como começar uma redação do ENEM?

Nesta videoaula, a Profª Cleuza Cecato fala sobre como e onde buscar inspiração e modelos para escrever uma boa redação. Assista:

Qual o tema da redação do ENEM?

A Prof.ª Cleuza Cecato preparou uma videoaula analisando temas cobrados em exames anteriores e dando exemplos de como construir um excelente texto. Confira:

Sabemos que ainda não é possível descobrir qual tema será cobrado na Redação do ENEM, mas você pode utilizar alguns deles para treinar. E é sobre isso que a Prof.ª Cleuza Cecato fala neste outro vídeo:

Como conquistar uma boa nota no ENEM?

Quem faz o Exame Nacional do Ensino Médio tem como principal objetivo conquistar uma boa nota. Além de muito foco e determinação, é necessário se preparar com um bom curso online, resolvendo provas e questões de edições anteriores para conhecer os assuntos recorrentes no exame.

É importante também treinar muito para a redação, e uma das coisas que pode te ajudar é acompanhar o noticiário diário seja pela televisão ou pela internet, até mesmo nas redes sociais. Você deve estar sempre atento ao que é notícia, tanto no Brasil como no mundo, isso ajudará na construção de argumentos para o seu texto.

Curso para o ENEM 2022

Assim sendo, se você busca uma preparação completa e específica para o ENEM 2022 nós temos a solução! Nossos cursos trazem o que realmente cai no exame de forma objetiva e com explicações direto ao ponto, com a duração necessária para você aprender sem enrolação!

Questões do ENEM 2022

Você precisa conhecer mais sobre o estilo das questões pra poder resolver a prova com mais tranquilidade. Assim sendo não tem jeito melhor do que responder questões de anos anteriores do ENEM. Então, aproveite essa oportunidades para testar seus conhecimentos e simular o dia da sua prova, assim, você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos.

Teste seus conhecimentos com questões do ENEM

Faça também as provas anteriores, assim você ficará por dentro do histórico do ENEM e tem uma prévia do que pode aparecer no grande dia.

Resolva as provas do ENEM

Como resolver questões do ENEM?

Veja também uma playlist especial com questões resolvidas do ENEM:

Simulados para o ENEM

Preparamos também diversos simulados para você testar seus conhecimentos para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio. No link abaixo você vai encontrar 5 opções de simulados grátis com:

  • 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias (espanhol)
  • 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias (inglês)
  • 45 questões de matemática e suas tecnologias
  • 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias
  • 45 questões ciências humanas e suas tecnologias

Teste seus conhecimentos com os Simulados do ENEM

Materiais gratuitos para o ENEM

A fim de ajudar na sua preparação, montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Em especial, para o ENEM, separamos abaixo os conteúdos de temas mais cobrados, edital verticalizado e checklist de estudos.

Nos temas mais cobrados, após uma minuciosa análise do edital e das estatísticas de incidência de questões, você ficará por dentro dos principais assuntos a serem cobrados em cada disciplina, como pode ser visto no exemplo abaixo:

temas_cobrados_ENEM

Já o edital verticalizado traz a relação das disciplinas cobradas no conteúdo programático e seus referidos assuntos, de forma ordenada:

edital_verticalizado_ENEM

E por fim, nosso checklist de estudos é um material exclusivo para você organizar as revisões ao longo da sua preparação para o ENEM. A tabela disponibilizada, com suas devidas orientações,  garantem o controle das revisões e sucesso no aprendizado.

checklist_ENEM

Exemplo de checklist – Matemática e suas tecnologias

 

Os conteúdos completos, de todas as disciplinas, estão disponíveis nos links abaixo.

ENEM – Temas mais cobrados

ENEM – Edital verticalizado

ENEM – Checklist de estudos

Cronograma de estudos para o ENEM

Assim sendo, veja uma prévia do cronograma para você se organizar melhor quando começar a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio. Confira:

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
07:00-08:00 Café da manhã Café da manhã Café da manhã Café da manhã Café da manhã Café da manhã
08:00-09:00 História Matemática Química História Matemática Leitura e redações exemplares
09:00-10:00 História Matemática Química História Matemática Faça uma redação
10:00-11:00 Física Interpretação de texto Filosofia Sociologia Língua Estrangeira
11:00-12:00 Física Interpretação de texto Filosofia Sociologia Língua Estrangeira
12:00-13:00 Almoço e descanso Almoço e descanso Almoço e descanso Almoço e descanso Almoço e descanso Almoço e descanso

Como somar a nota do ENEM?

Em primeiro lugar é importante destacar que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio são calculadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) de acordo com o sistema de avaliação conhecido como Teoria de Resposta ao Item – TRI.

Assim sendo, a TRI não avalia os alunos apenas em relação a quantidade de acertos nas provas, analisa também as características de cada item e o padrão de resposta de cada um. Em resumo, caso muitos candidatos acertem determinada questão, a pontuação dela será menor. Em contrapartida, quem acertar questões nas quais poucos foram bem, conseguirá uma pontuação maior.

Dessa maneira, ressaltamos que você deve tomar cuidado se acertar poucas questões dentre as consideradas difíceis, pois a tendência é que a TRI conclua que seus acertos foram “no chute”, atribuindo uma pontuação menor do que a originalmente calculada.

Por fim, nós sabemos que esse método é um pouco complexo, mas é exatamente por isso que se torna muito difícil o candidato saber como somar sua nota do ENEM, não há como descobrir quais questões o Inep classifica como difíceis ou fáceis. Porém, há algumas dicas importantes que podem tornar o seu processo de resolução da prova mais inteligente. Confira mais sobre a metodologia de correção das provas do ENEM e confira o vídeo abaixo com o professor Brian Azael.

Descubra como calcular sua nota no ENEM

Por outro lado, mesmo que para conhecer sua média final você tenha que aguardar o cálculo realizado pela TRI, existem formas de se chegar a uma pontuação aproximada na sua prova. Basta fazer uma média simples, somando as notas de cada uma das áreas do conhecimento e dividindo o resultado por 5.

Assim sendo, outra possibilidade é uma média por peso, mas é necessário que você saiba qual é o peso que a universidade que você tem interesse em entrar aplica para cada nota do ENEM. Com essa informação você então multiplica cada nota pelo peso que a universidade atribui.

Por exemplo, se a instituição de ensino superior que te interessa atribui peso 2 para a área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, então você terá que multiplicar a pontuação que obteve nessa área por dois.

Aprovada em três universidades com o ENEM

Luiza Prestes de Oliveira tem 20 anos e tinha o sonho de entrar para universidade e fazer o curso de Nutrição. E para isso ela precisava mandar muito bem no Exame Nacional do Ensino Médio. Algo que se tornou real quando ela começou a se preparar com o Aprova.

Com a nota conquistada, Luiza conseguiu duas bolsas integrais pelo ProUni: uma na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, e outra na Universidade Positivo, no Paraná. Além de uma bolsa através do Sisu para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ela conversou conosco e contou como foi a experiência de estudar com o Aprova no ENEM. Confira!

APROVA – Como foi estudar com o Aprova no ENEM?

LUIZA – “Eu achei o curso muito bom! A didática dos professores também é muito boa. Principalmente os da área de Humanas, como os de História, Literatura… Eu adorei o Prof. Guilherme Shibata, ele é muito bom! Gostei também da parte de Biologia, Química, enfim… Os professores são excelentes, adorei! Eles me ajudaram a conquistar duas bolsas de 100% no ProUni, e também no Sisu para a Federal de Minas Gerais. Foi tudo ótimo!”

APROVA – Você considera que as videoaulas do Aprova no ENEM foram importantes nas suas conquistas?

LUIZA – “Sim, as aulas abordam exatamente o que é pedido no Enem, ou seja, todas as disciplinas do Ensino Médio, e elas começam do zero, o que é muito legal! Começa do início mesmo e depois vai aumentando a dificuldade, e os professores sabem fazer isso de uma forma com a qual você consegue acompanhar, então eu achei bem legal! O curso com certeza foi essencial para as minhas conquistas!”

APROVA – E a relação com os professores?

LUIZA – “Eu senti que os professores são bem descontraídos, mas na medida certa, pois existem situações onde não dá para ser tão descontraído assim né? Fiquei surpresa com as aulas interdisciplinares, onde mais de um professor explicando um mesmo assunto. Nunca tinha visto isso em sala de aula. Achei incrível! Tem também as partes de slides que ajudam muito na didática.”

APROVA – Deixe um recado para quem assim como você tem o sonho de entrar na universidade e pretende usar a nota do ENEM para isso.

LUIZA – “Estudar sozinho é complicado e com o Aprova no Enem eu tive sempre o apoio dos professores, eles estão ali, te colocando para cima, dando incentivo para aqueles que estão há muito tempo sem estudar ou mesmo para quem ainda está cursando o Ensino Médio e quer entrar na Universidade para conseguir o diploma e posteriormente uma profissão. Eu achei muito bom, inclusive recomendei ao meu irmão que irá fazer ENEM esse ano, e ele já começou a estudar. Recomendo para todo mundo.”

Qual a diferença entre ENEM e vestibular?

Começando a esclarecer de uma forma resumida, entenda que ambos são processos seletivos para ingresso em cursos de graduação, mas com peculiaridades individuais.

Vale lembrar que a nota do ENEM pode ser usada em diversos processos seletivos, por isso, o estudante tem mais oportunidades disponíveis. Já o vestibular, normalmente, é específico para uma única universidade, podendo ser pública ou privada.

Tudo o que você precisa saber sobre o ENEM

A primeira coisa que você precisa entender é que apenas fazer a prova do ENEM não garante vaga automática em nenhuma instituição de ensino. Mas, ele é usado como critério de classificação em inúmeros processos seletivos, vamos te explicar tudo certinho nos tópicos abaixo. Outra informação que vale lembrar é que o ENEM não nasceu com esse propósito. No início, ele era responsável apenas por avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil.

Vaga em universidade pública via Sisu

O estudante que fez o ENEM recentemente e não zerou na redação, pode utilizar sua nota para concorrer a uma vaga em universidade pública. Isso acontece, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Todo o processo é feito on-line mesmo, mas só entram aqueles que tiveram as melhores notas. E a importância do ENEM é tão grande, que apenas com as provas desse processo você pode concorrer a vagas em cerca de 100 universidades pelo país. Então, fique de olho, as inscrições são abertas duas vezes ao ano, no início dos semestres letivos.

Vaga em universidade privada

Muitas instituições particulares já adotaram a nota do ENEM como processo seletivo também. Então, você não precisa fazer uma prova em cada faculdade que tenha interesse.

Bolsa de estudos via Prouni

Sejam elas integrais ou parciais, sua boa nota do ENEM também pode te levar até essa conquista. O processo seletivo que vale para selecionar esses candidatos é o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos precisam atender também os critérios de renda familiar e ter obtido uma pontuação mínima de 450 pontos no exame, além de não ter zerado na redação. Assim como o Sisu, o ProUni também abre inscrições duas vezes ao ano.

Financiamento estudantil (FIES)

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) do Governo Federal também utiliza sua nota no ENEM como critério. Funciona assim, o FIES paga uma porcentagem da sua mensalidade da faculdade e essa dívida só começa a ser paga por você, depois da formatura, com prazos mais longos e juros mais baixos. Para participar também é necessário ter conquistado pelo menos 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação, além de atender a critérios de renda familiar. E as inscrições para o FIES também ocorrem duas vezes ao ano.

Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular

Diferente do ENEM, quando você faz o vestibular já sabe em qual universidade está concorrendo a uma vaga. A seleção é mais específica, já que é possível saber, além da universidade, o curso, o campus e a modalidade que irá disputar a vaga (em caso de cotas). Mas, por outro lado, será uma prova para cada tentativa.

Algumas universidades públicas, como acontece com a Universidade de São Paulo (USP), reservam apenas uma pequena parte das vagas para ingresso pelo Sisu, o restante se dá pelo vestibular da universidade.

Também não há um padrão muito definido para as provas de vestibular. Há algumas de fase única e outras divididas em duas etapas eliminatórias. Cada uma segue um número de questões, tipo de redação e tempo total de prova. Então, se você está decidido por uma ou mais universidade que tem o vestibular como processo, resolva provas anteriores para ficar bem familiarizado com o estilo de cobrança.

Qual a diferença entre ENEM e vestibular?

Agora que você já sabe tudo sobre os dois processos seletivos, precisa escolher qual caminho seguir. Então vamos para algumas dicas, mas na dúvida, faça os dois! Assim, você aumenta suas chances de conquistar o objetivo dos seus sonhos. Até porque, os vestibulares nunca caem na mesma data das provas do ENEM.

Prefira o ENEM se:

  • Quer ter mais chances de conseguir uma vaga;
  • Não está focado apenas em uma faculdade específica;
  • Quer escolher entre vários cursos e poder mudar de ideia enquanto o processo ainda estiver aberto;
  • Quer participar de financiamentos ou conquistar bolsas de estudo.

Prefira o vestibular se:

  • Tem certeza de qual curso quer fazer;
  • Já sabe em qual instituição quer estudar;
  • A universidade do seu interesse não aceita a nota do ENEM.

ENEM ou EJA?

Em primeiro lugar você precisa saber que a sigla EJA significa Educação de Jovens e Adultos, e ele também é conhecido como supletivo. O EJA é uma modalidade de ensino voltada para aqueles que não conseguiram o diploma do Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada.

Ele pode ser ofertado nas modalidades presencial e de Educação a Distância (EAD) e pode participar desse tipo de formação qualquer pessoa que não tenha terminado os estudos na idade apropriada. Porém, há algumas diferenças entre cada categoria:

  • EJA Ensino Fundamental: é preciso ter, no mínimo, 15 anos.
  • EJA Ensino Médio: é preciso ter, no mínimo, 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental.

Dessa maneira, o EJA Ensino Fundamental serve para aqueles que precisam realizar a etapa referente ao período entre o 1º e 9º ano. As aulas levam uma média de dois anos e nessa fase, as matérias ensinadas são: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Inglês, História, Geografia, Ciências e Educação Física.

Por outro lado, o EJA Ensino Médio pode ser realizada em até 18 meses, sendo seis meses para cada ano. Para realizar o EJA Ensino Médio é preciso ter o certificado do Fundamental. As disciplinas dessa fase são: Sociologia, Filosofia, Biologia, Física, Química, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, História, Geografia, Educação Física e Matemática.

Existe ainda o Encceja, que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos que é uma prova gratuita realizada anualmente pelo governo federal para certificação. Nela, os candidatos são avaliados de acordo com a categoria escolhida durante a inscrição (Fundamental ou Médio).

Tanto aqueles que completarem os estudos com EJA como os que obtiveram o certificado de nível médio através do Encceja podem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como têm direito à isenção da taxa de inscrição. E depois, com o resultado do Enem em mãos, é possível se inscrever nos programas do governo (Sisu, Prouni e Fies), além de concorrer em outros processos seletivos e de vestibular com a nota do Enem.

Como conseguir o diploma do ensino médio com o ENEM?

Até 2014 muita gente costumava utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de obter o certificado de conclusão do ensino médio. No entanto, em uma reformulação implantada em 2017, o Enem deixou de oferecer esse benefício. Agora, quem tem mais de 18 anos e ainda não terminou o nível médio deve prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Fique sabendo ainda que o certificado do ensino médio obtido pelo Encceja é válido em todo o território nacional e pode ser usado para entrar na universidade, conseguir um emprego e participar de concursos públicos que exijam o ensino médio completo. Como já explicamos anteriormente, quem já conseguiu o certificado do nível médio pelo Encceja pode prestar o ENEM para futuramente usar a nota em:

  • Disputa por vaga em universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
  • Bolsas de estudos parciais e integrais pelo Programa Universidade para Todos (ProUni)
  • Financiamento do curso a juros baixos e prazo longo com ajuda do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
  • Ingresso em faculdades privadas com a nota do Enem

ENEM 2021

A última prova do Exame Nacional do Ensino Médio foi realizada nos dias 21/11/21 e 28/11/21 e contava com 90 questões de múltipla escolha em cada um dos dias, além da redação.

De acordo com informações do Portal G1 entre as questões havia trechos das músicas:

  • “Admirável Gado Novo”, de Zé ramalho;
  • “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha;
  • trecho da música “Sinhá”, de Chico Buarque;

Foram abordados os seguintes temas:

  • racismo;
  • erotização da mulher;
  • escravidão;
  • questão indígena;
  • população carcerária brasileira;
  • leitura crítica de notícias;
  • movimentos sociais;
  • charge do Henfil sobre emancipação feminina.

E ainda, a questão 157 da prova rosa foi anulada, a pergunta era sobre a Copa do Brasil e não possuía entre as opções uma resposta correta. O item apareceu na prova azul como questão 138, como 155 da prova cinza e 178 das provas amarela, laranja e verde.

Gabarito ENEM 2021

As informações dos gabaritos oficiais foram divulgadas em 01/12/21 e valem tanto para a versão impressa quanto para a digital das provas. Acesse o link abaixo para ver todas as informações:

Gabarito ENEM 2021

Análise da Redação do ENEM 2021

O tema da redação do Enem 2021 foi “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Acompanhe a análise da prova de redação do ENEM 2021 com o Professor Nelson Sartori. Assista:

Estude com o Aprova

Você ainda não possui nível superior? Então veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Pedagogia e Serviço Social são boas opções para quem está em dúvida e deseja conquistar uma carreira de sucesso.

E ainda, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos. É importante ressaltar que cada preparatório é específico para o concurso e o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso feito especialmente para a sua prova!

Dessa maneira você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação. Assim sendo, para você escolher a melhor vaga para ingressar no serviço público, acesse nosso blog você e veja a lista completa dos concursos abertos e editais publicados, assim como a lista dos concursos autorizados e previstos. Elas são atualizadas diariamente, com oportunidades em todo o Brasil!

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! Há previsão ainda, que mais de que milhares de vagas sejam abertas nos principais concursos em todo o Brasil.

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Deixe seu Comentário
2 Comentários
  • Giorgia disse:

    Tenho interesse no curso completo para o Enem . Se tiver especializado para Medicina me interessa

    • aprova_concursos disse:

      Oi, Giorgia!
      Tudo bem?
      O Aprova no ENEM te prepara para ter sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio 2020 como um todo, ou seja, te deixaremos no melhor caminho para conquistar uma excelente nota e, aí então, poder utilizá-la para ingressar na faculdade do seu interesse.
      Para conhecer tudo sobre o curso online e realizar sua compra, basta acessar https://www.aprovaconcursos.com.br/enem/ .
      Você vai ver que conosco, o ENEM é sem mistério!
      Obrigado por escolher o Aprova!
      Abraços!

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS