As técnicas de estudo para concurso podem na verdade, serem aplicadas a qualquer prova importante que você vá fazer na vida. Tá valendo: ENEM, CFC, OAB e vestibular. Então fique ligado nas dicas do Aprova e encurte seu caminho até a aprovação. E já vamos avisando, esqueça a decoreba, a base de aprendizado do estudante vai muito além. Acompanhe as cinco técnicas listadas abaixo!

Técnicas de estudo para concurso

1. Organização

Sabe aquela história de estudar dois dias antes da prova? Podia funcionar para os testes da escola, em que a decoreba estava fresca em sua mente. Mas quando você vai prestar um prova com um grau maior de dificuldade, com um montante grande de conteúdo, essa técnica não vai funcionar. Primeiro que você não vai conseguir ver todo o conteúdo a tempo e segundo que não vai conseguir guardar todas as informações. O ideal é que você se organize antes, dividindo o estudo em jornadas mais curtas, mas mantendo uma periodicidade. Então, não adianta estudar 12 horas em um dia e ficar outros três sem ver o conteúdo.

2. Novos lugares para estudar

É normal ver a cena de um estudante fechando a porta do quarto para estudar. Mas, pesquisas mostram que é melhor variar o lugar de estudos. Com essa prática, nosso cérebro é incentivado a fazer novas associações com relação ao mesmo material de estudo. Assim, você cria uma nova forma de fixar o conhecimento na memória.

3. Técnicas de estudo para concurso: Sem desespero

Provavelmente você terá muita matéria para estudar, então não precisa (e não deve) querer dar conta de tudo em um dia ou uma semana. Se quiser fazer tudo rápido, não estará pensando na qualidade e mais tarde vai perceber que não lembra de nada que foi estudado. Então, defina pequenas metas por dia e acompanhe a melhoria do seu desempenho.

4. Revisão noturna

A ideia não é passar horas estudando antes de dormir, mas ler um breve resumo do que estudou naquele dia pode ajudar na fixação. Estudos mostram que no período noturno, o cérebro reforça na memória os novos conhecimentos. E ler o resumo pela última vez antes de pegar no sono pode ajudar muito com esse ponto.

5. Resumos escritos à mão

Atualmente, com as novas tecnologias, escrevemos pouco à mão. Mas essa técnica é bem importante para fixar o conteúdo aprendido. Por isso, sempre escreva um resumo ao final do dia, lembre de trazer as informações mais importantes grifadas e os conceitos explicados com suas palavras. Temos certeza que você conseguirá arquivar mais conteúdo em sua mente!

 

Com informações de: Universia

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *