Um clássico de Francis Ford Coppola: Apocalypse Now

A trama de Apocalypse Now acontece durante a Guerra do Vietnã e acompanha o capitão Willard. Ele fará uma viagem perigosa para encontrar e matar o coronel Kurtz, um antigo oficial que enlouqueceu. Willard conta com a ajuda de um oficial da força aérea obcecado por surf e um fotógrafo maluco para chegar ao coração das trevas e cumprir sua missão.

Confira o trailer:

Apocalypse Now trata de uma das guerras mais longas e destrutivas da história da humanidade, a Guerra do Vietnã. O conflito ocorreu durante o contexto da Guerra Fria entre os anos de 1955 e 1975 e dividiu o Vietnã. Enquanto o norte era apoiado pela União Soviética, o sul foi financiado pelos Estados Unidos.

Em Apocalypse Now a trama explora o contexto desse período para expor algo mais complexo: a que ponto podemos chegar quando passamos por situações extremas, como uma guerra?

40 anos de Apocalypse Now: o set mais selvagem da história

Como pode uma rodagem planejada para 16 semanas acabar durando 15 meses? No caso de Apocalypse Now, a façanha é que (quase) todos os membros da equipe tenham conseguido terminar o trabalho vivos. Seu diretor, Francis Ford Coppola, acabou acompanhando seu protagonista, o capitão Willard, no mergulho à loucura: se a missão do soldado era caçar o coronel Kurtz, a de Coppola era concluir um filme que havia começado sem roteiro e sem final. Ele mesmo reconheceria ter contemplado o suicídio em três ocasiões ao longo dos quatro anos de produção, quando tudo o que podia dar errado deu errado. E tudo o que ninguém nem sequer havia pensado que pudesse ocorrer saiu ainda pior.

Clique aqui para a íntegra no El País. 

Questões Apocalypse Now – ENEM 2010 e 2012

O tema da Guera do Vietnã, apresentado no filme Apocalypse Now, já apareceu no Exame Nacional do Ensino Médio na prova de ciências humanas e suas tecnologias. Separamos duas questões, aplicadas nas edições de 2012 e 2010 do ENEM, confira:

Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como Quando penso em revolução quero fazer amor, se tomaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se

a) à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais.
b) à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado.
c) à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo.
d) à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais.
e) ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes.

Clique aqui para responder!

A foto revela um momento da Guerra do Vietnã (1965–1975), conflito militar cuja cobertura jornalística utilizou, em grande escala, a fotografia e a televisão. Um dos papéis exercidos pelos meios de comunicação na cobertura dessa guerra, evidenciado pela foto, foi

a) demonstrar as diferenças culturais existentes entre norte–americanos e vietnamitas.
b) defender a necessidade de intervenções armadas em países comunistas.
c) denunciar os abusos cometidos pela intervenção militar norte–americana.
d) divulgar valores que questionavam as ações do governo vietnamita.
e) revelar a superioridade militar dos Estados Unidos da América.

Clique aqui para responder!

Clique aqui e veja mais questões que envolvem Apocalypse Now e a Guerra do Vietnã.

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE NOVIDADES

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *