Confira uma lista de filmes para estudar Geografia para o Exame Nacional do Ensino Médio. Enriqueça seu aprendizado com uma das produções citadas e fique bem preparado para o ENEM 2019!

Filmes para estudar Geografia para o ENEM

Que horas ela volta? 

Val é uma mulher pernambucana que se mudou há muito tempo para São Paulo e trabalha como doméstica na casa de uma família rica de São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Até que um dia, Jéssica já adulta lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular e precisa de um lugar para ficar.

A partir deste filme é possível fazer uma análise sociológica do Brasil em suas relações de trabalho e o contexto da herança colonial. O fato de Val viver na residência do empregador e se envolver no cuidado do filho dos patrões, causa uma mistura com relações afetivas.

Volcano – a fúria

Filme de 1997, mostra o surgimento de um vulcão ativo no meio da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. O fato causa grande destruição e cria um rio de lava que atravessa as ruas, aniquilando tudo que surge no seu caminho.

Você poderá passar a enxergar o vulcanismo como um fenômeno natural, e não como uma tragédia. E ainda conhecer características de um edifício vulcânico, diferenças entre magma e lava, solo na região do vulcão e consequências para a população próxima.

A Onda

Em uma escola da Alemanha, um professor dá aulas sobre autocracia e para exemplificar melhor aos alunos, ele decide formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de “A Onda” ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Porém, em certo momento a situação foge de controle.

O filme demonstra como as pessoas reagem em determinados contextos e como suas atitudes podem ganhar novas proporções. Com a possibilidade do anonimato, os discursos de ódio ganham força e facilitam os ataques.

A Era do Gelo

Um mamute, um tigre de dente de sabre e uma preguiça-gigante são amigos em uma época muito distante dos dias atuais e vivem suas vidas em meio a muito gelo. Um dia, encontram um menino esquimó totalmente sozinho, longe de seus pais, e decidem que precisam ajudá-lo a achar a sua família. Enquanto isso, um esquilo pré-histórico segue na sua saga para manter sua amada noz protegida de outros predadores.

O filme se passa durante o último período glacial que teve seu pico há 25 mil anos e terminou 11 mil anos atrás, aproximadamente. Nessa época os dinossauros não existiam mais, e os únicos animais que sobreviveram sob a baixa temperatura eram os que tinham a pele coberta por pelos, como os rinocerontes, os primitivos antílopes e alguns mamutes.

O Senhor dos Anéis – A Sociedade Anel

Numa terra fantástica e única – a Terra-Média, um hobbit recebe de presente do tio um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Ele irá percorrer um caminho árduo para o cumprimento desta jornada, mas contará com a ajuda de outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago – as 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.

Em 2013 alguns cientistas tentaram simular o clima da Terra Média, e chegaram à conclusão de que seria leve e temperado muito similar com o encontrado no centro-oeste da Inglaterra. O flime inclusive foi tema de uma dissertação de mestrado em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Terremoto: A Falha de San Andreas

Após um terremoto de grande intensidade destruir a Califórnia, um piloto de helicóptero especializado em resgate inicia uma difícil jornada para encontrar a filha e a ex-esposa.

A Costa Oeste dos Estados Unidos, especialmente a Califórnia, é um dos lugares com a maior atividade sísmica do planeta. A falha de San Andreas é uma gigantesca rachadura de, aproximadamente, 1.300 quilômetros de extensão que marca os limites entre as duas maiores placas tectônicas do planeta: a norte-americana e a do Pacífico.

Sete Anos No Tibet

O filme conta a história real do alpinista austríaco Heinrich Harrer e sua tentativa para escalar o pico do Himalaia que é interrompida pela Segunda Guerra Mundial. Depois de muitas aventuras, ele acaba fazendo amizade com Dalai Lama.

Além de abordar temas de geopolítica, o filme mostra também lugares repletos de tundras e gelos – vegetação predominante devido ao clima da região da Cordilheira do Himalaia. Ali também está o ponto mais alto do mundo, o Everest, relevo que se formou em virtude do encontro de placas tectônicas.

O Dia Depois de Amanhã

A Terra sofre alterações climáticas que modificam a vida humana de forma drástica. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém um paleoclimatologista segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho ainda está vivo.

Com o filme é possível conhecer conceitos de correntes marítimas, clima, tornados, tempestades e ainda discutir sobre os efeitos que o aquecimento global pode causar no ambiente.

Lembra de mais algum filme com conteúdo de geografia? Conte para nós. Veja também mais duas listas de filmes para estudar Biologia e História.

Revisão Enem 2019 com videoaulas gratuitas

Além das dicas mencionadas acima, sobre como manter a motivação para o ENEM, disponibilizamos também videoaulas gratuitas de revisão.

Selecionamos os assuntos mais importantes de cada área do conhecimento para você revisar a matéria de forma eficiente. Clique aqui e inscreva-se gratuitamente!

Datas do ENEM 2019

O período de inscrições encerrou no dia 17 de maio e as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, de acordo com a distribuição de assuntos abaixo:

03/11/19
Linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação – Duração: 5h30

10/11/19
Ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias – Duração: 5h

Saiba tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio

O ENEM é utilizado como método para avaliar os conhecimentos dos alunos antes de ingressarem em uma instituição de ensino superior. Pode fazer o ENEM quem já concluiu o ensino médio ou está prestes a terminá-lo.

Além de avaliar o estudante, o Exame é utilizado como critério de seleção para quem quer ingressar em universidades públicas de todo o país, através do SISU, que é o Sistema de Seleção Unificada; e serve também para o estudante que deseja entrar em uma universidade particular concorrendo a uma bolsa do ProUni  (Programa Universidade Para Todos) ou então conseguir um financiamento por meio do FIES (Financiamento Estudantil).

Além disso, várias faculdades do Brasil já usam a nota da prova como critério de seleção complementando ou substituindo o vestibular.

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *