Quer descobrir como desenvolver a autoconfiança? Então, confira o post completo, anote as dicas do Aprova e aplique no seu dia-a-dia de estudos, temos certeza que você ficará motivado e terá melhores resultados.

O que é autoconfiança?

A autoconfiança é uma junção de autoeficácia, ou seja, a convicção de ser capaz de realizar uma tarefa específica, com a autoestima. A autoestima é semelhante, mas está relacionada a crença de que somos competente no que fazemos e merecemos a felicidade. A pessoa que tem a junção dessas duas características está disposta a assumir riscos para alcançar um determinado objetivo e ainda consegue ver o seu futuro de forma positiva.

 

Dicas de como desenvolver a autoconfiança

Acabe com os pensamentos negativos

Antes de combater o que te faz mal é preciso saber o que te faz mal. Os pensamentos negativos tendem a aparecer como: eu não posso, não consigo, vou falhar, não adianta nem tentar. Esses pensamentos são inúteis e não te deixam seguir em frente.

O segundo passo é transformar os pensamentos negativos em positivos. Para isso, você deve trocar as afirmações negativas por positivas. Você pode adotar: vou tentar, eu posso, vou conseguir. Essa transformação acontece aos poucos, mas tente se atentar sempre que um pensamento negativo surgir, assim, essa ação se tornará um hábito.

 

Como desenvolver a autoconfiança: Mantenha pessoas positivas por perto

Ter ao seu lado familiares e amigos que te apoiam na sua causa ou objetivo é de suma importância. Assim como, se afastar de pessoas que te fazem mal. Se você não conseguir se afastar 100%, ao menos limite o contato com elas e não de atenção as suas opiniões. Reserve mais tempo para quem te faz bem!

 

Saiba no que você é bom

Você pode, e deve, descobrir quais são seus maiores talentos e se sentir orgulhoso de todos eles. Encontre algo que goste e cultive esse talento, isso pode servir como um efeito terapêutico, afinal quem não gosta de se sentir realizado?

 

Como desenvolver a autoconfiança: Saiba receber elogios

Pessoas com baixo autoestima tendem a ter dificuldades para receber elogios, por não se acharem merecedoras deles. Então, não repita essa ação! Quando te fizerem um elogio, reaja de forma positiva, vale sorrir e dizer “obrigado”, não precisa nem se sentir envergonhado. Utilize isso para reforçar sua autoconfiança, temos certeza que vai funcionar!

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

 

Comente

2 respostas para “Como desenvolver a autoconfiança e ficar mais perto do seu objetivo”

  1. Maria de Fátima da Costa D. Rosa disse:

    Muito obrigada pelas dicas dadas.

  2. Boa tarde! Fiquei muito feliz com os posicionamentos dados, isso porquê um dos maiores problemas enfrentados pelas pessoas nos dias de hoje é sem dúvidas a falta de capacidades de acreditar nelas mesmas, de pensar positivo. As pessoas em sua maioria buscam sempre estratégias que possam produzir consequências positivas, mas quando estão em busca de realizar algo novo, ou seja, algo que ainda não tinham tentado, vemos claramente o quanto que isso traz inúmeras sensações de aflição e de preocupações, e, posteriormente fazendo com que essas pessoas comecem a produzir pensamentos negativos. Vemos então a clara relevância que tem o desenvolvimento da autoconfiança para que essas possam efetivar seus desejos e sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *