Confira uma lista de filmes para estudar Biologia para o Exame Nacional do Ensino Médio. Enriqueça seu aprendizado com uma das produções citadas e fique bem preparado para o ENEM 2019!

Filmes para estudar Biologia para o ENEM

Uma verdade inconveniente

Documentário de 2006 apresentado por Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, mostra fatos e dados sobre as condições climáticas e o aquecimento global, com o objetivo de alertar sobre seus efeitos e possíveis desdobramentos. Além de pontuar também a influência do homem nesses processos.

O filme abordas temas de ecologia, ajudando a compreender toda a problemática do aquecimento global e a nossa participação ativa nesse problema. Leva também a discussões sobre aspectos da sustentabilidade e de como enfrentar questões relacionadas as causas e consequências do nosso papel no equilíbrio ambiental.

Aniquilação

A bióloga, viúva e ex-militar Lena (Natalie Portman) sai em busca de respostas sobre o que realmente aconteceu com seu marido durante uma missão secreta. Ela entra em uma região misteriosa isolada pelo governo americano que está sendo afetada por fenômenos inexplicáveis que causam mutações genéticas em plantas e animais.

O filme está disponível na Netflix e aborda temas ligados a botânica e também parte para uma linha mais existencial mostrando a relação do homem, Deus e a evolução.

Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros / Jurassic World

Lançado em 1993 e disponível na Netflix, o filme mostra os paleontólogos Alan Grant (Sam Neill), Ellie Sattler (Laura Dern) e o matemático Ian Malcolm (Jeff Goldblum) em uma ilha habitada por dinossauros criados com DNA pré-histórico. Dono do local, o bilionário John Hammond (Richard Attenborough) garante que a instalação é segura, porém os visitantes se deparam com diversas situações de risco.

Já o segundo saiu em 2015 e mostra o Parque dos Dinossauros já aberto para visitação, onde o público tem a chance de ver de perto as mais diversas espécies. Porém, um desses animais (resultado de experiência genética) desenvolve inteligência e se torna uma ameaça para todos.

Em ambos os filmes são tratados temas que envolvem conceitos de paleontologia, genética, evolução e biologia molecular. Também permite a discussão do avanço de conceitos científicos.

Gattaca – Experiência Genética

Ficção científica lançada em 1997, trata de temas ligados à genética e bioética. Na trama parte da população é criada geneticamente em laboratórios. Escondendo sua verdadeira origem, Vincent Freeman (Ethan Hawke) consegue um lugar de destaque em uma corporação, mas um assassinato ameaça sua posição.

Com o filme você poderá ver conteúdos ligados às características das células reprodutoras humanas, doenças hereditárias, caracteres genéticos, conceitos de bioética relacionados a manipulação dos genes de células embrionárias e fecundação “in vitro”.

A Guerra do Fogo

Lançado em 1981, o filme se passa há 80.000 anos no período Paleolítico Médio, e acompanha a história de dois grupos de hominídeos. Um deles começa a dominar uma linguagem primitiva, enquanto o outro ainda vivia de forma mais rudimentar. O fogo é o elemento central da trama e a narrativa usa linguagem corporal para mostrar o intercâmbio entre as duas comunidades.

Com este filme você poderá aprender um pouco sobre conceitos de paleontologia e de evolução, passando pela relação entre linguagem e evolução tecnológica.

O Óleo de Lorenzo

Baseado em uma história rela, o drama lançado em 1992 conta a história de Lorenzo, um menino diagnosticado com uma doença rara que provoca degeneração no cérebro. Os pais do garoto passam a pesquisar uma possível cura, na esperança de descobrir algo para deter o avanço da doença.

No filme são abordados temas como bioquímica e genética, ao mostrar a evolução da doença adrenoleucodistrofia – problema genético raro ligado ao cromossomo X.

Splice – A Nova Espécie

Filme de ficção científica/terror lançado em 2009 acompanha a trajetória de dois cientistas especializados na combinação de DNA para criação de espécies híbridas de animais para um laboratório farmacêutico. A situação foge do controle quando, em segredo, um híbrido feito com DNA humano passa a impor sua existência no mundo.

No filme são discutidos temas como evolução, influência da genética, robótica, inteligência artificial, biologia sintética e nanotecnologia.

A Ilha

Drama lançado em 2005 mostra uma realidade em que a Terra passou por uma catástrofe ambiental e perdeu parte de sua população por conta de uma contaminação. Grupos de pessoas residem em instalações temporárias, totalmente controlada e sem liberdade, mas desejam habitar a ilha – o único lugar seguro do planeta.

O filme se passa num futuro próximo onde a clonagem humana é possível e permitida.  Você pode conhecer alguns conceitos de biotecnologia e genética e também questões morais e éticas quanto aos processos biológicos apresentados.

Osmose Jones

Desenho de 2001 acompanha a vida de Frank, um policial sedentário e que não se alimenta bem. Quando um vírus novo e letal entra no seu corpo, seus glóbulos brancos começam a perseguir para destruir essa ameaça.

O filme é uma viagem pelo sistema imunológico humano, abordando temas ligados a fisiologia, mostrando os papeis desempenhados pelo sistema digestório, imunológico e nervoso. Também são citados assuntos como higiene e hábitos alimentares adequados.

O Físico

Drama lançado em 2013, disponível na Netflix, é ambientado na Pérsia do século XI. Rob Cole (Tom Payne) é um jovem cristão que sonha ser médico e finge ser judeu para estudar em uma escola especializada.

O filme mostra de forma didática alguns passos importantes para se chegar a medicina que conhecemos hoje, como também dá algumas lições tanto para os que precisam prevenir doenças quanto para os que seguem barrando o avanço a ciência.

Celular

Lançado em 2016, o filme mostra um evento em que todos os telefones celulares do mundo sofrem a interferência de uma mesma pulsação, com consequências trágicas: as vítimas do acontecimento se tornam assassinas. No meio do caos, um artista que não foi afetado (estava com a bateria do telefone descarregada) tenta reencontrar o filho.

Adaptado de um livro de Stephen King o filme trata de uma epidemia, mostrando a irracionalidade dos infectados e o isolamento dos sobreviventes.

EpidEmia

Disponível na Netflix, a ficção científica de 1995 acompanha um médico do exército e sua equipe que lutam para salvar os habitantes de uma pequena cidade americana contra a propagação de um vírus mortal trazido da África por um macaco que foi levado de forma clandestina para os Estados Unidos.

O filme aborda temas como epidemia e bioquímica, falando sobre controle epidêmico e a necessidade de tomada de decisões, observando suas conseqüências.

Fim dos Tempos

Suspense lançado em 2008, acompanha a história de Elliot Moore (Mark Wahlberg), sua esposa e um amigo professor de matemárica que passam a testemunhar comportamentos estranhos em seres humanos nos Estados Unidos: sem motivo aparente diversas pessoas começam a se suicidar.

No filme são abordados temas como evolução, epidemias e ecologia. E ainda de um lado, temos o discurso da ciência e o viés politicamente correto da atualidade para tentar solucionar um fenômeno inexplicável.

Nas montanhas dos gorilas

Filme de 1988 conta a história real de uma antropóloga americana, Dian Fossey (Sigourney Weaver), que vai para a África estudar o comportamento dos gorilas. Então, ela descobre que esses primatas estão seriamente ameaçados pela caça ilegal.

Com este filme é possível conhecer um pouco da atividade dos pesquisadores de campo e os obstáculos que podem surgir no desenvolvimento de uma pesquisa na área da ciência biológica. E ainda, ajuda na reflexão sobre espécies ameaçadas de extinção e sua conservação.

A ilha das flores

Curta metragem de 1989 narra o percurso de um tomate estragado desde o momento de sua compra até seu destino em um lixão. Neste local os restos orgânicos servem de comida para um criador de porcos, que após alimentação dos animais, libera a entrada de pessoas extremamente pobres, para que estes procurem por restos de comida.

O filme realiza uma crítica ao consumismo e a geração desigual de renda na sociedade contemporânea.
Tem uma perspectiva social da sustentabilidade, questões socioambientais, como as diferenças entre o consumismo e o consumo responsável ou consciente.

Microcosmos: Fantástica Aventura da Natureza

Documentário lançado em 1996, levou 15 anos para ficar pronto, utiliza lentes que aumentam centenas e até milhares de vezes o tamanho de insetos, mostrando suas interações com a natureza.

O filme é interessante para conhecer as particularidades da biodiversidade no nosso planeta.

Lembra de mais algum filme com conteúdo de biologia? Conte para nós.

Revisão Enem 2019 com videoaulas gratuitas

Além das dicas mencionadas acima, sobre como manter a motivação para o ENEM, disponibilizamos também videoaulas gratuitas de revisão.

Selecionamos os assuntos mais importantes de cada área do conhecimento para você revisar a matéria de forma eficiente. Clique aqui e inscreva-se gratuitamente!

Datas do ENEM 2019

O período de inscrições encerrou no dia 17 de maio e as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, de acordo com a distribuição de assuntos abaixo:

  • 03 de novembro de 2019: Linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação – Duração: 5h30
  • 10 de novembro de 2019: Ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias – Duração: 5h

Saiba tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio

O ENEM é utilizado como método para avaliar os conhecimentos dos alunos antes de ingressarem em uma instituição de ensino superior. Pode fazer o ENEM quem já concluiu o ensino médio ou está prestes a terminá-lo.

Além de avaliar o estudante, o Exame é utilizado como critério de seleção para quem quer ingressar em universidades públicas de todo o país, através do SISU, que é o Sistema de Seleção Unificada; e serve também para o estudante que deseja entrar em uma universidade particular concorrendo a uma bolsa do ProUni  (Programa Universidade Para Todos) ou então conseguir um financiamento por meio do FIES (Financiamento Estudantil).

Além disso, várias faculdades do Brasil já usam a nota da prova como critério de seleção complementando ou substituindo o vestibular.

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

2 respostas para “Filmes para estudar Biologia para o ENEM 2019”

  1. carla disse:

    Gostaria de receber novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *