Não dá para ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio sem se preparar, por isso, confira nossas dicas de como manter a motivação para o ENEM.

Além de ter um momento dedicado para os estudos é preciso que você também tenha a tranquilidade necessária para realizar uma prova longa. Estabeleça metas claras e possíveis de serem cumpridas, sem deixar de ter vida social, praticar exercícios, se divertir.

Saiba como manter a motivação para o ENEM

Possui muito conteúdo para estudar e isso te deixa nervoso? Calma, você não está sozinho. Muitos candidatos também ficam assim quando o dia do Enem se aproxima. O que pode ajudar é organizar os estudos para otimizar seu tempo.

Estabeleça metas, mas sem exageros, lembre-se que nem sempre a quantidade de horas estudadas será é equivalente a melhora no desempenho. É preciso conciliar esse ritmo de preparação com uma boa quantidade de sono e uma alimentação saudável.

Organize sua rotina com um plano de estudos, definido quais serão os assuntos do dia e o tempo que irá se dedicar a cada um deles. O processo de aprendizado se torna mais fácil quando você traça objetivos. E ainda, isto auxilia o desenvolvimento do senso de disciplina que será importante no dia do exame.

Depois de estudar tudo o que tinha traçado no seu cronograma é hora de relaxar. Pratique exercícios físicos, assista filmes e séries, ouça música. Lembre-se, não se aprende cansado e você ficará ainda mais cansado se insistir demais.

Pense positivo, ficar desesperado e começar a pensar que não dará certo só irá atrapalhar seu desempenho. Não desista, acredite em seu potencial e persista que você acabará recompensado!

Revisão Enem 2019 com videoaulas gratuitas

Além das dicas mencionadas acima, sobre como manter a motivação para o ENEM, disponibilizamos também videoaulas gratuitas de revisão.

Selecionamos os assuntos mais importantes de cada área do conhecimento para você revisar a matéria de forma eficiente. Clique aqui e inscreva-se gratuitamente!

ENEM 2019: treine com o nosso simulado exclusivo

Separamos questões que mais têm chance de aparecer no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2019, são duas opções de língua estrangeira: inglês ou espanhol.

Cadastre-se nos links abaixo e turbine sua preparação para o ENEM 2019!

Simulado ENEM 2019 (inglês) clique aqui!

Simulado ENEM 2019 (espanhol) clique aqui!

Datas do ENEM 2019

O período de inscrições encerrou no dia 17 de maio e as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, de acordo com a distribuição de assuntos abaixo:

  • 03 de novembro de 2019: Linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação – Duração: 5h30
  • 10 de novembro de 2019: Ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias – Duração: 5h

Análise do Edital ENEM 2019

O Prof. Guilherme Shibata preparou um vídeo com uma análise com tudo que você precisa saber sobre o ENEM 2019. Assista:

Além de saber como manter a motivação para o ENEM, veja também as algumas novidades que teremos nesta edição do exame:

  • Lanches levados nos dias de provas serão revistados;
  • Novo sistema de inscrições;
  • Inclusão de foto opcional na inscrição;
  • Espaço para realizar contas no final do caderno de questões;
  • Espaço com linhas para rascunho da redação;
  • Candidatos surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão sinalizar se usam aparelho auditivo ou implante coclear no ato da inscrição.

Saiba tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio

O ENEM é utilizado como método para avaliar os conhecimentos dos alunos antes de ingressarem em uma instituição de ensino superior. Pode fazer o ENEM quem já concluiu o ensino médio ou está prestes a terminá-lo.

Além de avaliar o estudante, o Exame é utilizado como critério de seleção para quem quer ingressar em universidades públicas de todo o país, através do SISU, que é o Sistema de Seleção Unificada; e serve também para o estudante que deseja entrar em uma universidade particular concorrendo a uma bolsa do ProUni  (Programa Universidade Para Todos) ou então conseguir um financiamento por meio do FIES (Financiamento Estudantil).

Além disso, várias faculdades do Brasil já usam a nota da prova como critério de seleção complementando ou substituindo o vestibular.

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS 

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *