Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

O que estudar para concurso antes da publicação do edital?

Publicado em 12 de junho de 2019 por - Comentar

Antecipar sua preparação é um dos melhores jeitos de sair à frente dos concorrentes e conquistar uma vaga em um certame concorrido. Por isso, hoje vamos te falar sobre o que estudar para concurso público antes da publicação do edital. Confira todas as dicas de quem entende de aprovação e os conteúdos gratuitos deste post!

 

 O que estudar para concurso antes da publicação do edital?

 

O que estudar de Língua Portuguesa para concurso?

A disciplina de português aparece em quase 100% dos concursos públicos, então, nada de esperar pelo edital, antecipe sua preparação. Todos os conteúdos já foram vistos dentro de sala de aula, mas é importante revisar e fazer muitos exercícios para firmar o conhecimento.

Nessa disciplina, você pode, e deve, estudar morfologia que é o estudo da estrutura, formação e classificação das palavras. Assim como sintaxe que é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase. E, tão importante quanto os outros dois assuntos está a semântica que analisa o significado das palavras. Só nesses três temas, você já tem bastante conteúdo para ver.

E se você está pensando, mas como esses assuntos são cobrados? Separamos abaixo uma questão aplicada na prova do concurso do Instituto Federal do Espírito Santo. Vamos testar seus conhecimentos sobre Morfologia?

 

IF-ES 2019
Língua Portuguesa

Questão do IF-ES

Questão do IF-ES

 

Marque a alternativa em que a palavra negritada e sublinhada possui a mesma classificação morfológica que a palavra negritada e sublinhada no título do texto de referência “’Ifes é projeto de vida de muitos estudantes no Espírito Santo’, afirma Ministro da Educação”:

a) “[…] enxergam o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) como seu projeto de vida.” (linha 4).

b) “O ministro ainda defendeu a verticalização do ensino […]” (linha 7).

c) “[…] oferecendo também cursos superiores […]” (linhas 10-11).

d) “[…] mas temos algo a mais, que é a cultura da qualidade […]” (linhas 14-15).

e) “[…] a cultura da prestação de um bom serviço […]” (linha 15).

 

[Clique aqui para conferir a resposta!]

 

E como sempre, trouxemos conteúdo gratuito para encurtar seu caminho até a aprovação. A professora Carolina Santana fala sobre a significação das palavras, confira no vídeo abaixo!

 

 

E não acaba por aqui, a professora Carolina Santana também preparou uma videoaula especial sobre Figuras de Linguagem, vem ver!

 

 

E por último, para fechar essa disciplina, temos mais uma aula da professora Carolina, agora sobre processo de formação de palavras.

 

 

 

O que estudar de Raciocínio Lógico para concurso?

Raciocínio Lógico e Matemático aparece no conteúdo programático de editais com vagas tanto para nível médio quanto para nível superior. Então, nada mais justo do que anteciparmos nossa preparação para conhecer mais sobre essa disciplina.

Vamos para as dicas práticas sobre quais conteúdos estudar nessa matéria. Lógica Proporcional envolvendo sentenças abertas e fechadas, assim como proposições simbólicas são exemplos de conteúdos que cairão na sua prova. Outro tema que você pode apostar suas fichas é tabela verdade aplicada à resolução de problemas. E em terceiro lugar estão proposições simples, compostas e conectivos lógicos.

O Raciocínio Lógico muitas vezes é o vilão dos certames, devido a uma base defeituosa de ensino nas escolas. Então, antes de te desafiar a testar seus conhecimentos, vamos trazer explicações para você aprender de uma vez por todas!

O professor Braian Azael fala sobre Proposições simples, compostas e conectivos lógicos, assuntos cobrados com frequência nas provas de Raciocínio Lógico em concursos públicos. Confira a videoaula abaixo!

 

Continuando com o professor Braian, agora é hora de falar sobre tabela verdade!

 

 

Fechando as videoaulas de Raciocínio Lógico, chegou a hora de aprender sobre Lógica Proposicional: sentenças abertas e fechadas e proposições simbólicas.

 

 

Pronto, agora você já aprendeu, então vamos testar seus conhecimentos! Abaixo, separamos uma questão do concurso do CRP 11 sobre estruturas lógicas envolvendo tabela verdade.

 

CRP 11 – 2019
Raciocínio Lógico

Observe as premissas

P1: Se nado, não posso estudar.

P2: Nado ou passo em Matemática.

P3: Nadei.

_____________________________

Logo, passei em Matemática

 

Sobre a lógica da conclusão em negrito acima marque a alternativa correta:

a) Nada se pode afirmar sobre o estudo ou se a pessoa passou em Matemática;
b) A validade do argumento é verdadeira e a pessoa passou em Matemática;
c) O argumento não é válido o que representa um sofisma;
d) O argumento é válido o que representa um sofisma.

[Clique aqui para conferir a resposta!]

 

O que estudar de Informática para concurso?

Outra matéria que merece sua intenção no mundo dos concursos públicos é a Informática. Afinal, não basta utilizar o computador todos os dias, os editais pedem conteúdos específicos e técnicos que você só saberá com a ajuda de uma boa preparação. E é para isso que estamos aqui!

E o que estudar de informática para concurso? Os conhecidos Microsoft Word e Microsoft Excel estão entre os assuntos mais cobrados nas provas dos certames públicos, então vamos aprender um pouco mais sobre eles!

Começamos por uma sequência de duas videoaulas em que a professora Kátia Quadros vai te ensinar sobre Microsoft Word. Confira abaixo!

 

 

Seguimos com a professora Kátia para falar sobre Microsoft Excel, um dos programas mais temidos!

 

Agora, você já sabe, é hora de testar seus conhecimentos. Depois conte pra gente como foi o seu desempenho nas pquestões, é só deixar um comentário no post!

 

Câmara Municipal de Serrana – 2019
Informática – Excel

Tem-se a seguinte planilha, criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração original.

Prova da Câmara Municipal de Serrana

Prova da Câmara Municipal de Serrana

 

 

 

 

 

 

Assinale a alternativa que contém o resultado correto da função =CONT.SE(C2:C7;”SP”) a ser inserida na célula D8.

a) SP, SP
b) Ricardo, Rogério
c) São Paulo, São Paulo
d) 2
e) 160

[Clique aqui para conferir a resposta!]

 

Preparação para concurso público

Você já sabe que no Aprova seus estudos são sem enrolação. Então largue as apostilas, venha aprender com videoaulas de 30 minutos de duração e explicações diretas ao ponto. Assim, o seu caminho rumo à aprovação fica muito mais curto!

PREPARE-SE PARA CONCURSO PÚBLICO COM O APROVA

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *