As oportunidades serão em cargos de níveis médio e superior

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais pretende pode ter novo concurso público ainda em 2019 com oportunidades para os cargos de Técnico Judiciário, que exige nível médio, e Analista Judiciário, com exigência de nível superior. O Tribunal Superior Eleitoral, através da Portaria nº 1.091/2018, autorizou a disponibilização de nove vagas para o concurso TRE MG, sendo seis para Técnicos e três para Analistas.

Vale lembrar que o último certame do órgão, que ofereceu vagas de nível médio, tem validade apenas até o mês de outubro deste ano. Já o último a oferecer oportunidades para nível superior já está com o prazo expirado. Esses fatos aumentam a possibilidade de que o novo concurso seja anunciado nos próximos meses.

 

Atribuições dos cargos

Os aprovados para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa no TRE MG executarão atividades de nível intermediário relacionadas com as funções de recursos humanos, materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, controle interno, bem como as de desenvolvimento organizacional e suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais, além das descrições específicas constantes da resolução TSE nº 20.761/2000 e alterações.

O Analista Judiciário – Área Judiciária executa atividades de nível superior, de natureza técnica, realizadas privativamente por bacharéis em Direito, relacionadas ao processamento de feitos; apoio a julgamentos; análise e pesquisa de legislação, de doutrina e jurisprudência nos vários ramos do Direito; estudo e pesquisa do sistema judiciário brasileiro; organização e funcionamento dos ofícios judiciais bem como elaboração de laudos, de atos, de pareceres e de informações jurídicas; além das descrições específicas constantes da Resolução TSE nº. 20.761/2000 e alterações.

Já o Analista Judiciário – Área Administrativa irá executar atividades de nível superior, de natureza técnico/administrativa, relacionadas à gestão estratégica de pessoas; de processos; da informação; de projetos; do conhecimento; de recursos materiais e patrimoniais; orçamentários e financeiros; licitações e contratos; controle interno e auditoria; segurança de dignitários e de pessoas; de transporte; abrangendo também a elaboração de laudos, de pareceres e de informações, além das descrições específicas constantes da Resolução TSE nº 20.761/2000 e alterações.

 

Último concurso TRE MG – Nível Médio

O último concurso Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais com vagas de nível médio foi realizado em 2015 e foi organizado pela Consulplan. A oferta foi de 19 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva, divididas da seguinte forma:

  • Técnico Judiciário – Área: Administrativa (16)
  • Técnico Judiciário – Área: Administrativa – Especialidade: Contabilidade (01)
  • Técnico Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Edificações (02)
  • Técnico Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Programação de Sistemas (CR)

Inscreveram-se para o concurso 62.030 candidatos, com destaque para o cargo de Técnico Judiciário – Área: Administrativa, que teve 60.068 inscritos. A remuneração inicial na época era de R$ 5.007,82. Todos os candidatos passaram por provas objetivas, com 60 questões no total, além de prova discursiva contendo duas questões.

Para visualizar na íntegra o edital e demais documentos referentes ao concurso TRE MG 2015, basta clicar aqui.

Após as provas, o Aprova preparou diversas postagens com os comentários dos professores sobre as questões das seguintes disciplinas: Noções de Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Regimento Interno e Conhecimentos Específicos.

 

Último concurso TRE MG – Nível Superior

O último concurso do TRE MG com oferta de vagas para Analistas também foi organizado pela Consulplan e aconteceu em 2013. A oferta foi de um total de 46 vagas imediatas, distribuídas desta maneira:

  • Analista Judiciário – Área: Administrativa (03)
  • Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Análise de Sistemas (01)
  • Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Estatística (01)
  • Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Clínica Médica) (01)
  • Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Medicina do Trabalho) (01)
  • Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Psiquiatria) (01)
  • Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Odontologia (01)
  • Analista Judiciário – Área: Judiciária (37)

Inscreveram-se para o concurso 30.333 candidatos, com destaque para o cargo de Analista Judiciário – Área: Judiciária, que teve 20.706 inscritos. A remuneração inicial na época era de R$ 6.611,39. Todos os candidatos passaram por provas objetivas, com 60 questões no total, além de prova discursiva que consistia na elaboração de um texto com, no mínimo 25, e no máximo 30 linhas.

Veja o edital e demais documentos referentes ao concurso TRE MG 2013 clicando aqui.

 

Prepare-se para o concurso do TRE MG

Antecipar a preparação é fundamental para que o seu desempenho seja o mais eficaz quando o edital for publicado. E essa preparação, além de completa também deve ir direto ao ponto. Pensando nisso o Aprova produz cursos online que te deixarão no caminho mais curto para a aprovação. Neles as videoaulas além de estarem em formato de plano de estudo, também apresentam conteúdos que realmente serão cobrados na prova. Assim você ganha tempo. Só o Aprova faz isso!

 

ANTECIPE SUA PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DO TRE MG

Para mais informações ligue 0800 606 8889

 

Como você pôde ver, uma das disciplinas cobradas nos últimos concurso do TRE MG, e que certamente voltará a aparecer no edital do novo concurso, tanto para Técnico como também para Analista, é Língua Portuguesa. Então que tal assistir uma videoaula gratuita, especialmente gravada pela Prof.ª Carolina Santana? Com certeza as dicas que você verá a seguir serão muito úteis durante sua preparação e vários dos assuntos citados irão cair na prova. Confira!

 

Aprova Questões – a prática que te leva à perfeição! 

É extremamente importante praticar com questões e provas anteriores, assim você reforça o conteúdo estudado, testa seus conhecimentos e avalia quais assuntos merecem maior atenção. Desta forma, quando chegar o grande dia da prova, você estará preparado para responder com convicção e sem nervosismo.

Comprando qualquer curso online disponível no site do Aprova, você terá à disposição o “Aprova Questões”, uma plataforma com milhares de questões para praticar, inclusive contendo resoluções em vídeo. Especificamente do TRE MG são 460 questões e várias provas anteriores.

 

Sobre o concurso TRE MG

  • Banca: a definir
  • Cargos: Técnico Judiciário e Analista Judiciário
  • Vagas: 09
  • Remuneração: a definir
  • Níveis: Médio e Superior
  • Situação: AUTORIZADO

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *