Hoje não viemos falar de preparação, mas sim de inspiração. Que tal uma listinha com dicas de filmes para concurseiros? Afinal, a gente sabe que na caminhada rumo a aprovação, as vezes pode bater uma desmotivação. Então vamos sacudir a poeira, deixar as videoaulas de lado por um tempinho e dar o play em um filme. Depois voltamos para os estudos com a mente mais aberta para absorver os conteúdos.

Confira as cinco dicas de filmes do Aprova:

 

Filmes para concurseiros: Sociedade dos Poetas Mortos

O filme “Sociedade dos Poetas Mortos” é um clássico, e só por isso já deve ser assistido. Agora, se você é concurseiro, está no caminho de estudos para alcançar o objetivo de se tornar um funcionário público, precisa ainda mais assistir esse longa. Na história, o professor de literatura John Keating (Robin Williams) abala o ensino tradicional do colégio Welton Academy em 1950. Esse choque se dá porque o professor não quer dar uma aula moldada, quer ensinar os alunos a pensarem sozinhos e também usufruírem da vida. Notou alguma semelhança? Na hora de se preparar para concurso é preciso estudar de forma consciente, não para decorar conceitos e fórmulas, mas para entender. E após a aprovação será muito mais fácil curtir a vida!

Assistindo ao filme, fica claro também que não é fácil confrontar a cultura dominante. Ou seja, é mais fácil permanecer estagnado do que mudar, mas não significa que esta seja a melhor alternativa. Levando a moral da história para a sua vida, há pessoas que não vão entender por que você dedica tantas horas diárias ao estudo para concurso público, mas o importante é que você saiba que fazer diferente te leva a um resultado diferenciado. E a melhor forma de adquirir um novo aprendizado é por meio da discussão e reflexão. Uma das frases citadas no filme, traduzem muito bem este conceito: “O aluno precisa estar aberto a novas ideias e fórmulas para se organizar e manter a disciplina”.

 

 

Filmes para concurseiros: Karatê Kid

“Quando sentir que a vida está fora de foco, volte ao básico. Respire!”

É com essa frase do grande mestre Miyagi que começamos a falar do longa “Karatê Kid”. Óbvio que estamos falando de um dos filmes mais queridos e populares da história. Mais precisamente do primeiro da série, que teve como subtítulo “A Hora da Verdade”, e conta a saga de um jovem que, devido a transferência de sua mãe, precisa mudar de cidade. Mas quem disse que é fácil sair de onde ama, deixando para trás grandes amigos, e se ambientar em um lugar ainda desconhecido?

Mas o que podemos tirar de ensinamento deste filme para a vida de quem está se preparando para fazer concursos públicos, ENEM, ou qualquer outro tipo de exame? É simples! Não ter medo de tentar! Num primeiro momento tudo pode parecer mais complicado do que de fato é, mas não se deixe vencer pelo receio. Foque, treine muito, e quando você menos esperar vai perceber que é capaz de vencer qualquer desafio. Confie em você!

 

 

Filmes para concurseiros: Nós Somos os Campeões

O terceiro filme da nossa dica cultural deixou muitas crianças (e adultos também) grudados em frente à tv ao ser exibido na Sessão da Tarde e no Cinema em Casa. Trata-se de “Nós Somos os Campeões”, clássico lançado em 1992 que fez enorme sucesso por aliar comédia e esporte.

Na história, Gordon Bombay (Emilio Estevez) é um ex-prodígio do hóquei no gelo que vive atormentado pelo passado, quando perdeu um pênalti decisivo na partida final da Liga Infantil, fato que o fez desistir de uma possível carreira de sucesso. Já adulto e tendo se tornado um talentoso advogado, certo dia é preso por cometer infrações de trânsito. Para não ser levado à cadeia, aceita prestar serviços comunitários a um distrito carente.

Em “Nós Somos os Campeões” aprendemos que toda dificuldade e até mesmo falta de aptidão podem ser superados. Com muito treino, foco e dedicação é possível alcançar o sucesso no esporte e nos concursos públicos.

 

 

 

Filmes para concurseiros: Extraordinário

“Um sonho é como um desenho em sua mente que vai ganhando vida”

Baseado no best-seller da escritora norte-americana R. J. Palacio, “Extraordinário” conta a história de Auggie Pullman, menino que nasceu com uma deformação facial de origem genética. Após passar por 27 cirurgias plásticas e, por causa de sua baixa auto-estima, vive durante os 10 anos de sua vida praticamente sem sair de casa, até que seus pais resolvem matriculá-lo em uma escola.

É o momento onde Auggie precisará encontrar a coragem que nunca teve para enfrentar o mundo, mais especificamente o Ensino Fundamental. O garoto sabe que, infelizmente, não conseguirá passar ileso pelos olhares de estranheza, o bullying e o isolamento. Mas em todo lugar, por mais duro que possa parecer, sempre será possível encontrar pessoas de bom coração, amigos.

“Extraordinário” mostra que não importa se você tem e qual é a sua dificuldade, é necessário passar por cima dela e mostrar ser capaz. Mantenha-se firme, persevere, não desista! O início do caminho pode ser complicado, algumas vezes até mais difícil do que acreditamos que somos capazes de suportar, mas no fim a probabilidade de que tudo acabe bem é muito grande. Agarre-se nisso!

 

 

Filmes para concurseiros: Nasce uma Estrela

O filme conta a história de Ally, personagem de Lady Gaga, uma jovem aspirante a cantora insegura e sem autoconfiança que, ao conhecer Jackson, interpretado por Bradley Cooper, recebe todo o encorajamento e incentivo necessário para alcançar a fama. Além do roteiro entusiasmante, o longa também aborda as relações humanas de forma bastante sensível, demonstrando com emoção a sequência de erros e acertos na vida dos personagens.

O romance dramático é o quarto remake de uma boa história. A primeira foi em 1937, na versão menos conhecida, estrelada por Janet Gaynor. Em 1954, foi a vez de Judy Garland como protagonista da trama. Barbra Streisand e Kris Kristofferson formaram a dupla principal da versão de 1977.

 

 

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *