Guilherme Shibata e Cleuza Cecato discutem sobre cansaço excessivo, você já ouviu falar de fadiga crônica? Confira no programa desta semana como equilibrar estudos, descanso e cuidar de sua saúde integral.

A saúde completa do indivíduo (em seus aspectos físico e mental) tornou-se mais evidente no século XXI, mas ainda pode ser motivo de muito preconceito. Alguns males como a depressão passaram a ser levados mais a sério e entraram para o rol de doenças a ser tratadas e prevenidas.

E ainda, uma das descobertas mais recentes, feita por pesquisadores de Stanford e da Columbia University, está relacionada à fadiga crônica e seu diagnóstico.

Saiba mais sobre os perigos do cansaço excessivo na edição 129 do Aprova Atualidades. Assista:

Cansaço excessivo – Aprova Atualidades 129

Cansaço excessivo

.

Síndrome da fadiga crônica

— Ando muito cansado, doutor. De manhã, para levantar da cama é o maior sacrifício. Mal chego no trabalho, já quero voltar para casa.

Cansaço é uma das cinco queixas mais frequentes dos que procuram os clínicos gerais. Nessas ocasiões, cabe ao médico encontrar uma causa que justifique a falta de disposição. As mais comuns costumam ser:

  • Doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca, arritmias, etc.);
  • Doenças autoimunes (lúpus, polimiosite, etc.);
  • Doenças pulmonares (enfisema, quadros infecciosos, etc.);
  • Doenças endócrinas (hipotireoidismo, diabetes, etc.);
  • Doenças musculares e neurológicas;
  • Apneia do sono e narcolepsia;
  • Abuso de álcool e outras drogas;
  • Obesidade;
  • Depressão e outros distúrbios psiquiátricos;
  • Infecções;
  • Tumores malignos.

Dá para diagnosticar a síndrome da fadiga crônica no sangue?

O cansaço intenso e prolongado pode ser uma doença por si só: é a síndrome da fadiga crônica. O desafio, no entanto, é diagnosticá-la corretamente, até porque aquela sensação de exaustão inexplicável sinaliza diversos problemas, de depressão a hipotireoidismo. Daí porque seria tão bom termos um exame capaz de detectar a encrenca, que afetaria até 24 milhões de pessoas no mundo.

A fadiga crônica não é uma doença psicológica

Quando Sara Medrano descrevia seus sintomas aos médicos, frequentemente acabava sendo encaminhada a um psiquiatra. Sofria um esgotamento contínuo, cuja origem parecia impossível de identificar. “Diziam-me que era algo psicossomático”, relembra Medrano, que atualmente é tesoureira da Afinsyfacro, uma associação espanhola que reúne pacientes de fibromialgia e fadiga crônica. “Tive a sorte de que acabei caindo no consultório da mesma pessoa várias vezes, e ela me disse que não podiam me ajudar do ponto de vista psiquiátrico e me deu uma carta para que a mostrasse quando quisessem me encaminhar outra vez para a psiquiatria”, continua. Posteriormente, recebeu um diagnóstico em uma clínica de Barcelona, com base em uma prova de esforço repetida em dias diferentes e complementada com testes neurocognitivos. Como tratamento, não conta com muito mais do que tramadol e paracetamol para a dor.

Dica de filme: O Operário

A última vez em que Trevor Reznik (Christian Bale) dormiu foi há um ano, sendo que desde então o cansaço vem destruindo progressivamente sua saúde física e mental. Ele trabalha numa fábrica operando maquinário pesado, e faz de tudo para manter seu emprego. Envergonhado por causa de seu problema, Trevor isola-se cada vez mais, tornando-se paranóico. Depois de se envolver em um acidente no trabalho em que um homem perde um braço, Trevor começa a crer que seus colegas estão conspirando para demiti-lo. Ele precisará lutar não apenas para se manter no cargo, mas também para manter a sanidade.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades sobre cansaço excessivo

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *