Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Buraco negro é o tema do Aprova Atualidades 126

Publicado em 23 de abril de 2019 por - Comentar

Nesta semana, os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato comentam sobre a primeira imagem de um buraco negro obtida e divulgada.

Essa (inicialmente) simples imagem, além de comprovar a teoria geral de Albert Einstein, pode trazer desenvolvimento tecnológico e científico, da mesma maneira que, há 50 anos, a chegada do homem à Lua desencadeou esse tipo de desenvolvimento.

Saiba mais sobre buraco negro na edição 126 do Aprova Atualidades. Assista:

Aprova Atualidades 126 – Buraco negro

O que realmente é possível ver na imagem do buraco negro?

No último dia 10, foi revelada pela Fundação Nacional de Ciências (National Science Foundation, em inglês) a primeira imagem já feita de um buraco negro. O retrato marca a comunidade científica: foi a primeira vez que astrônomos conseguiram captar precisamente a imagem do buraco, um fenômeno invisível — no qual a força da gravidade é tamanha que suga tudo ao seu redor — e até então conhecido apenas em ilustrações.

Katie Bouman: conheça a responsável pela primeira imagem de um buraco negro

O acontecimento, muito comentado em todo mundo, é resultado do trabalho do projeto Event Horizon Telescope e, também, de uma cientista: Katie Bouman. Ela foi responsável por criar um algoritmo capaz de entender milhares de dados astronômicos e, com a ajuda de sua equipe, decifrar o que eles chamam de “invisível”.

O que é um buraco negro, e porque a 1ª imagem comprova teoria de Einstein

Nesta semana, astrônomos revelaram a primeira imagem real de um buraco negro. A “fotografia” foi tirada a partir de oito telescópios alinhados simultaneamente ao redor do mundo, levou 10 dias para ser montada e custou mais de 40 milhões de euros. Tudo isso para mostrar o misterioso objeto de 40 bilhões de quilômetros de diâmetro localizado a 55 milhões de anos-luz da Terra, na galáxia Messier 87.

Como a imagem do Buraco Negro transforma a Ciência?

“Já a ideia de buraco negro como conhecemos atualmente surgiu mais de 130 anos depois. Em 1916, meses após Einstein publicar a Teoria da Relatividade Geral, o astrônomo alemão Karl Schwarzschild descobriu uma possível solução para as equações de Einstein. Essa solução encontrada por Schwarzschild permitiu que se chegasse, utilizando métodos matemáticos formais, à ideia de uma região a partir da qual não se poderia escapar”.

Filme: Estrelas Além do Tempo

1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

Série “Cosmos” é renovada e ganha segunda temporada em 2019

Fãs de ciência e astronomia acabam de ganhar um motivo para comemorar: a série Cosmos, apresentada pela famoso e renomado físico Neil deGrasse Tyson, vai continuar em uma segunda temporada.

Cosmos foi ao ar pela primeira vez em 2014 sob o comando de Neil deGrasse Tyson, mas a produção se trata de uma regravação da versão oficial de 1980 apresentada pelo astrofísico Carl Sagan, já falecido. Na época, Cosmos passou a ser considerada, nos Estados Unidos, a série mais bem-sucedida de todos os tempos.

Livro: Uma breve história do tempo

Uma das mentes mais geniais do mundo moderno, Stephen Hawking guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar? Com ilustrações criativas e texto bem-humorado, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica das centenas de milhões de galáxias do universo. Para o iniciado, é uma bela representação de conceitos complexos; para o leigo, é um vislumbre dos segredos mais profundos da criação.

Livro: O universo numa casca de noz

Após o enorme sucesso de Uma breve história do tempo, a Intrínseca traz a luxuosa reedição de O universo numa casca de noz, na qual Stephen Hawking se vale de ilustrações, fotos e esquemas detalhados para mostrar grandes descobertas no campo da física teórica. Tudo isso, é claro, com sua conhecida clareza, elucidando temas complexos por meio de conceitos e ideias do dia a dia, como inflação, cartas de baralho e linhas ferroviárias, e permeado com seu peculiar senso de humor.

A história do eclipse de Sobral (CE) que comprovou a Teoria da Relatividade

No dia 29 de maio de 1919, o céu amanheceu nublado sobre a cidade cearense de Sobral, distante 240 quilômetros da capital Fortaleza. Tivesse o Sol permanecido encoberto, todo o esforço da comitiva de astrônomos teria sido em vão. Perderiam o eclipse total e a chance de provar, pela primeira vez, se as ideias revolucionárias de Albert Einstein eram corretas.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *