Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Políticas Públicas na edição 125 do Aprova Atualidades

Publicado em 16 de abril de 2019 por - Comentar

Com a chegada da Páscoa, no final desta semana, os professores falam do tema que motivou muitas reflexões no período da Quaresma (entre o Carnaval e a Páscoa): Políticas Públicas e o que a existência ou ausência delas significa para a população, principalmente os mais vulneráveis.

As reflexões estão relacionadas a algumas questões: você sabe o que é uma política pública? Como fazer com que a tecnologia trabalhe em favor da criação e da gestão das políticas públicas necessárias a diversos segmentos da sociedade?

Saiba mais sobre Políticas Públicas na edição 125 do Aprova Atualidades. Assista:

Aprova Atualidades 125 – Políticas Públicas

CNBB anuncia vencedor do concurso do cartaz da CF 2019

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta sexta-feira, 6, o vencedor do concurso do cartaz da Campanha da Fraternidade 2019, o religioso paulino, padre Erivaldo Dantas.

“O cartaz visa ser a imagem que norteará o desejo da Igreja do Brasil de ajudar a sociedade a refletir sobre importância das políticas públicas, como meio de assegurar as condições mais elementares para construção e manutenção da sociedade, de modo que as pessoas possam viver dignamente nas suas várias realidades”, explica padre Dantas.

políticas públicas

.

O que são as políticas públicas?

Políticas públicas são ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

São medidas e programas criados pelos governos dedicados a garantir o bem estar da população.

Além desses direitos, outros que não estejam na lei podem vir a ser garantidos através de uma política pública. Isso pode acontecer com direitos que, com o passar do tempo, sejam identificados como uma necessidade da sociedade.

Aplicativo permite ao cidadão sugerir políticas públicas em sua cidade ou estado

Lançado em 2018 na abertura do 3º Fórum Nacional das Transferências Voluntárias, em Brasília, o aplicativo busca estimular a participação da sociedade na fiscalização dos recursos repassados pelo Governo Federal aos estados e municípios.

Por meio do aplicativo Siconv Cidadão – disponível nas lojas da Google Play e Apple Store – o usuário poderá também indicar a necessidade de políticas públicas em seu município, como construção de escolas, postos de saúde, áreas de lazer, entre outras.

Em 1915, Lima Barreto já cobrava prefeitura do Rio por enchentes: ‘Que vergonha!’

RIO — Qualquer morador do Rio sabe que as enchentes na cidade, como a que deixou seis mortos nesta semana , não são novidade. Mas um texto de Lima Barreto, relembrado nas redes sociais pelo professor e escritor Luis Antonio Simas, mostra que o problema é ainda mais antigo do que muitos poderiam imaginar.

Em 1915, Lima Barreto publicou no “Correio da Noite” um texto já alertando que “Cidade cercada de montanhas e entre montanhas, que recebe violentamente grandes precipitações atmosféricas, o seu principal defeito a vencer era esse acidente das inundações.” Leia abaixo a íntegra, em versão publicada no volume 3 do box “Lima Barreto: obra reunida” (Nova Fronteira, 2018).

Eu, Daniel Blake

Após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake (Dave Johns) busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo governo, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie (Hayley Squires), a mãe solteira de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade e também não possui condições financeiras para se manter. Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la.

O Impacto da corrupção sobre as políticas públicas

A obra coletiva em questão enfoca o tema “O Impacto da Corrupção sobre as Políticas Públicas.” As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público. São também definidas como todas as ações de governo, divididas em atividades diretas de produção de serviços pelo próprio Estado e em atividades de regulação de outros agentes econômicos. (LUCHESE, 2004, p. 1).

Dentre as condutas ilícitas, a corrupção é a que mais degrada a sociedade, afeta o desenvolvimento do país, comprometendo a qualidade de vida das pessoas e o próprio desenvolvimento das nações. A visão plural dos autores, constante dos artigos que compõem esta obra, e que reflete a força criativa de suas ideias, recomenda, por si só, a leitura do livro como referência temática no âmbito da corrupção e das políticas públicas no Brasil.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *